Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

outubro 2013


Após um interregno de três semanas, devido a compromissos da Seleção Nacional, o Campeonato Nacional de Séniores Feminino da 1ª Divisão retoma com a realização da 6ª jornada.

A turma de São Bartolomeu - Juv. Mar, que se encontra na última posição, só com derrotas, recebe a equipa "europeia" do Colégio João de Barros, no próximo sábado, 2 de Novembro, pelas 19h00, no seu pavilhão.
Este será mais um desafio muito difícil de superar, pois encontrará pela frente jogadoras internacionais - ainda há poucos dias representaram a Seleção Nacional - e uma equipa que representa Portugal nas competições europeias de clubes e que nos únicos três jogos que já realizou para o campeonato venceu-os. Por tudo isso é considerada uma das equipas mais fortes do andebol feminino nacional.

Nas restantes categorias, a equipa de infantis da Juv. Mar recebe a AD Godim às 16h00 de sábado, num jogo a contar para Campeonato Regional da AA Braga, enquanto que no domingo, às 15h00, as Juvenis recebem a equipa do Maiastars, no Pavilhão de Mar.

Destaque ainda para o 3º Torneio de Minis "Pitas 2013", que se realiza no domingo de manhã, no Pavilhão de Mar.

Cartaz dos jogos deste fim-de-semana da Juv.Mar.

A Associação RIO NEIVA continua a promover várias iniciativas com o objectivo de angariar fundos que possibilitam o "renascimento" da secção de canoagem daquela instituição, cujas instalações sofreram um incêndio no passado mês de Setembro.

Desta vez, organiza-se na sexta-feira, 1 de Novembro, o "Halloween Solidário" - uma sessão de contos de terror, alusivos ao Halloween que sempre se comemora na passagem do dia 31 de Outubro para 1 de Novembro.
A iniciativa realiza-se na Biblioteca da Associação RIO NEIVA, a partir das 21h30. Haverá lembranças para quem vier mascarado.
Os preços solidários são de 2,00€ para adultos, 1,00€ para crianças até aos 12 anos e grátis para menores de 3 anos.


Compareça e contribua para esta causa!

Arranca no próximo domingo, dia 3 de Novembro, no Centro Desportivo de Fão, a época 2013/2014 do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, uma competição promovida e organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Esposende e empresa municipal Esposende 2000.

Ao longo de aproximadamente 8 meses, cerca de 700 crianças, entre os 3 e os 13 anos, dão os primeiros passos na prática desportiva, na modalidade de futebol.
Nesta época, o Campeonato vai contar com a participação de 38 equipas, de nove associações desportivas do concelho, sendo disputado nos escalões de Petizes (nascidos até 2007, inclusive), Traquinas (nascidos em 2006 e 2005), Benjamins (nascidos em 2004 e 2003) e Infantis (nascidos em 2002 e 2001).
Os jogos decorrerão quinzenalmente, até Junho de 2014, em sistema de jornadas concentradas, em vários recintos desportivos do concelho.

À semelhança das edições anteriores, a arbitragem será assegurada por jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos que, paralelamente, iniciam a sua formação ao nível da arbitragem.

Esta competição insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo (PEDDE) do Município de Esposende e visa promover a prática desportiva das crianças e jovens do concelho, promovendo, simultaneamente, uma proximidade entre os pais e as associações desportivas.

Ao longo dos últimos anos, o Campeonato Concelho de Futebol Infantil tem contribuído para um significativo aumento do número de praticantes nos escalões mais baixos de formação.

Com o intuito de promover uma maior aproximação entre os pais e as associações desportivas, a Autarquia irá organizar, no dia 16 de Março de 2014, um Torneio de Pais, direccionado exclusivamente para os pais que têm crianças a participar no Campeonato Concelhio.

Que seja uma grande festa!

Os principais destaques dos resultados obtidos pelas equipas jovens do nosso concelho vão para o regresso às vitórias dos juniores do FC Marinhas e a continuação nessa senda do CF Fão, no mesmo escalão.
De realçar ainda os resultado de alguns dérbis concelhios, nas diferentes categorias.

JUNIORES

JUNIORES - DIVISÃO DE HONRA | 5ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
16h30 - Vilaverdense FC 1 x AD ESPOSENDE 0
Domingo, 27 de Outubro
15h00 - FC MARINHAS 4 x CCD Desportivo de Ronfe 2
15h00 - CF FÃO 2 x Palmeiras FC 1

JUNIORES - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
15h00 - UD VILA CHÃ 3 x GD Louro 5
Domingo, 27 de Outubro 
15h00 - CSJ BELINHO 1 x FORJÃES SC 3
 
JUVENIS

JUVENIS - DIVISÃO DE HONRA | 5ª jornada | Sábado, 26 de Outubro | 15h00
Moreirense FC 4 x FC MARINHAS 0

JUVENIS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada | Sábado, 26 de Outubro | 15h00
CF FÃO 5 x GD Porto D'Ave 1
 
JUVENIS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
15h00 - CSJ BELINHO 1AD ESPOSENDE 2
Domingo, 20 de Outubro
10h30 - GD Lagense 0 x FORJÃES SC 1

INICIADOS

INICIADOS - DIVISÃO DE HONRA | 5ª jornada | Domingo, 26 de Outubro | 18h00
FC MARINHAS 1 x GD Ribeirão 1

INICIADOS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada | Domingo, 26 de Outubro | 16h00
FC MARINHAS 2 x ND "Os Andorinhas" 0

INICIADOS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 10h00
CF "Os Ceramistas" 2 x DR ESTRELAS FARO 5
AD ESPOSENDE 0 x GANDRA FC 1
ARC Águias Álvelos 3 x CF FÃO 1

INFANTIS - Futebol 11

INFANTIS - FUTEBOL 11 - SÉRIE A | 1ª jornada | Domingo, 27 de Outubro
11h00 - GD Ribeirão 1 x FC MARINHAS 0

INFANTIS - Futebol 7

INFANTIS - FUTEBOL 7 - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 26 de Outubro
11h00 - DR ESTRELAS FARO 3 x M.A.R.C.A. 7
14h30 - GANDRA FC 4 x CF FÃO 1
AD ESPOSENDE x FORJÃES SC » Adiado 


INFANTIS - FUTEBOL 7 - SÉRIE B | 1ª jornada
FC MARINHAS x FC Ferreirense » Adiado

BENJAMINS - Futebol 7

BENJAMINS - FUTEBOL 7 - SÉRIE A | 1ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
15h45 - GANDRA FC 0 x CF FÃO 5

BENJAMINS - FUTEBOL 7 - SÉRIE B | 1ª jornada
FC MARINHAS x AFC Martim » Adiado

O fim de semana do futebol sénior colocou as duas equipas do concelho nas duas últimas posições do principal campeonato distrital, onde o Futebol Clube Marinhas averbou nova derrota e a Associação Desportiva de Esposende trouxe um ponto na bagagem. No segundo escalão, sortes distintas para o Forjães Sport Clube e a União Desportiva de Vila Chã, com uma derrota e uma vitória, respectivamente.


No campeonato do Pró-Nacional, realizou-se este domingo a 10ª jornada, com as duas equipas concelhias a fazerem os seus jogos nos estádios dos adversários.

O Futebol Clube Marinhas visitou o Dumiense FC, num jogo que colocou frente a frente os 16º e 15º classificados, respectivamente. O FC Marinhas, vindo de uma série de quatro jogos consecutivos sem ganhar (um empate e três derrotas, duas delas seguidas) e a precisar de pontos para sair do momento dificil que atravessa, acabou por não conseguir os seus objectivos, já que sofreu nova derrota, pese embora o adversário não ter sido superior. Os marinhenses permitiram que o adversário ganhasse vantagem no marcador logo aos 5 minutos, na conversão de uma grande penalidade, considerada inexistente pelos azuis e brancos. Ainda assim o FC Marinhas conseguiu repor a igualdade no jogo antes do intervalo. No início da segunda parte a equipa da casa fez o seu segundo golo e o resultado final de 2-1, com um auto-golo de um defesa marinhense. A expulsão do avançado Carioca, por acumulação de amarelos, condicionou em grande medida o desenrolar da partida, pois surgiu num momento do jogo particularmente importante.
No rescaldo dos acontecimentos, Jó Faria delegou no capitão de equipa os comentários sobre as incidências do jogo. Salgado considerou o resultado enganador, sem deixar de referir o sentimento de "perseguição" que o conjunto marinhense sente no que se refere à actuação das equipas de arbitragem ao longo dos jogos já disputados, pois uma vez mais houve uma decisão muito controversa em prejuízo do FC Marinhas, quando o árbitro assinalou a grande penalidade da qual surgiria o primeiro golo da partida.

A Associação Desportiva de Esposende, que partiu para esta jornada como lanterna vermelha, foi ao terreno do terceiro classificado, o GD Travassós conquistar um precioso ponto. Após uma primeira parte globalmente mal jogada o marcador espelhava isso mesmo com um nulo. Na segunda parte a AD Esposende surgiu transfigurada, tendo tido duas boas oportunidades para se adiantar no marcador. Porém, na sua melhor fase, a equipa esposendense viu-se reduzida a 10 unidades, após a expulsão do avançado Ruben, por acumulação de amarelos. Como um mal nunca vem só, logo de seguida a equipa da casa marca, num lance em que o guarda-redes esposendense tem responsabilidades diretas. Contudo, a AD Esposende não baixou os braços e foi à procura do golo do empate, o que acabou por acontecer já muito próximo do minuto 90, por intermédio de Manó.
No final do jogo o treinador esposendense, Tiago Losa, não deixou de sublinhar o sentimento de missão cumprida, ressalvando a sua convicção de que se o jogo continuase 11 contra 11 a sua equipa tinha argumentos suficientes para alcançar a vitória neste jogo. Teceu mesmo algumas críticas à equipa de arbitragem, sentindo que "a equipa de arbitragem foi tendenciosa, muito devido a estarmos na última posição, sendo mais fácil decidir em prejuízo da equipa que se encontra nessa situação". Quanto ao percurso global no campeonato mostrou-se sereno e confiante de que o trabalho realizado vai permitir atingir o objectivo principal da época - a manutenção.

Com estes resultados, a AD Esposende e o FC Marinhas ocupam as duas últimas posições da classificação geral, 17º e 18º, respectivamente, ambos com 4 pontos. Os dois clubes estão já a seis pontos da primeira posição de salvação, o 14º lugar, ocupado pelo Porto D'Ave, embora o FC Marinhas tenha um jogo a menos em comparação com essa equipa.


Na Divisão de Honra - Série A, jogou-se a 7ª jornada, com sabores diferentes para as duas equipas concelhias que disputam esta competição.

O Forjães SC não consegue sair da recente maré de resultados negativos. Perdeu pela terceira vez consecutiva, depois de uma entrada a fullgas no campeonato, com quatro vitórias em outros tantos jogos.
Já se previa um jogo difícil, perante um adversário com os mesmos pontos e ainda invicto no campeonato.
Os forjanenses apresentaram a habitual qualidade de jogo, que, no entanto e uma vez mais, não foi suficiente para vencer este jogo, assim como os anteriores. O golo da vitória da equipa da casa surgiu aos 70 minutos.
No fim do jogo, o treinador do Forjães SC, Zé Miguel, assumiu a responsabilidade por mais esta derrota, apontando o dedo à finalização, frisando a qualidade de jogo apresentada pela equipa "a equipa tem jogado bem, criado oportunidades mas tem falhado na finalização", disse.

O único resultado 100% positivo deste fim de semana foi conseguido pela UD Vila Chã, deslocando-se ao terreno do ARC Águias Álvelos e vencendo por 1-3. O jogo opunha o 12º classificado, com 4 pontos - a equipa da casa - ao 10º classificado, com 5 pontos - a UD Vila Chã. O jogo ficou marcado pela lesão grave de um jogador da equipa do UD Vila Chã. Ao intervalo o resultado já era favorável à equipa vilachota, que vencia por 1-2, depois de dar a volta ao resultado. Na segunda parte houve mais um golo a favor do UD Vila Chã, golo esse que teve o impacto de sentenciar a partida quanto ao seu vencedor. Foi um jogo equilibrado, sem uma supremacia evidente de nenhuma das partes.
O treinador Aníbal Ferreira vincou o enorme querer da sua jovem equipa e sublinhou a importância do resultado alcançado, pois a margem em relação à linha de água aumenta, o que dá mais segurança e confiança para abordar as partidas que se seguem.

Após sete jornadas, o Forjães SC está numa fase descendente, ocupando agora a 6ª posição, com 12 pontos, enquanto a UD Vila Chã mantém-se na mesma posição (10ª) com que partiu para esta jornada, agora com 8 pontos.

PRÓ-NACIONAL | 10ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 15h00
Dumiense FC 2 x FC MARINHAS 1
GD Travassos 1 x AD ESPOSENDE 1

DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 7ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 15h00
SC Cabreiros 1 x FORJÃES SC 0
ARC Águias Álvelos 1 x UD VILA CHÃ 3

Paulo Gonçalves depois de conquistar no sábado, 19 de Outubro, o título de Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno, em motos, regressou no dia seguinte a Portugal. À chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro - Porto, algumas centenas de familiares, amigos e apoiantes reservaram-lhe uma recepção eufórica, à qual se seguiu uma caravana até Esposende, onde a festa continuou.

Tal conquista, assim como a cobertura à chegada do piloto esposendense ao aeroporto, despoletou  o natural interesse da generalidade dos órgãos de comunicação social do país. Pena foi, particularmente os jornais desportivos, não terem feito a devida e merecida manchete na 1ª página.

Para além disso, nos dias seguintes, o piloto esposendense iniciou um autêntico périplo pelo país, nomeadamente entre Porto e Lisboa, tudo para responder às várias solicitações dos mais variados meios de comunicação social do nosso país - televisões generalistas, televisões temáticas, jornais, rádios,...
Na manhã da quinta-feira passada, 24 de Outubro, "tirou um tempinho"  para receber a justa homenagem do Município de Esposende. Da parte da tarde regressou à azafama dos últimos dias no que à atenção aos media diz respeito, onde testemunhou na primeira pessoa todas as vivências relacionadas com o seu percurso no motociclismo e, mais concretamente, sobre a forma como o título foi conquistado, para além, claro, de divulgar a imagem da sua actual equipa, a Honda HRC - Speedbrain.

O próprio Paulo Gonçalves refere e agradece a importância desta visibilidade que lhe têm proporcionado, dizendo: "Tem sido fantástica toda esta atenção e agradeço muito aos diferentes orgãos de comunicação social que me têm acompanhado. Estamos a crescer, obrigado a todos!"

Paulo Gonçalves na RTP Informação, a exemplo de outros media.

Município de Esposende homenageou atleta Paulo Gonçalves, Campeão do Mundo Todo o Terreno em Motociclismo

O atleta Paulo Gonçalves, Campeão do Mundo Todo o Terreno em Motociclismo, foi homenageado esta manhã pela Câmara Municipal de Esposende, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho, tal como sucedera, no passado mês de Setembro, com o atleta João Ribeiro, que então se sagrou Campeão do Mundo de Canoagem em K2 500 metros.


O Presidente da Câmara Municipal assinalou que “o Município não podia ficar de fora num momento destes”, lembrando que o trabalho do atleta esposendense já havia sido reconhecido pela Autarquia com a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo, em 2003. O título conquistado no passado sábado no Rali de Marrocos, foi, segundo Benjamim Pereira, o corolário de uma carreira recheada de vitórias e sucessos.

Benjamim Pereira não poupou nos elogios ao Campeão do Mundo em Motociclismo, enaltecendo a sua “humildade enorme”, a sua disponibilidade e também o fair play nos desafios desportivos, como sucedeu no Dakar 2012. “És um campeão do carácter”, afirmou o Autarca, elogiando também a “capacidade de sofrimento” e a tenacidade do atleta. “Os campeões não surgem de forma espontânea, para se atingir este nível é preciso muito trabalho, muita dedicação, muita capacidade física e mental”, referiu, acrescentando que Paulo Gonçalves “é um exemplo para os jovens deste concelho” e um orgulho para o Município e para todos os esposendenses, quer como atleta quer como pessoa, fazendo também referência ao recente Campeão do Mundo em Canoagem, João Ribeiro, também ele do concelho de Esposende, que esteve presente na homenagem ao Paulo Gonçalves.

A conquista de Paulo Gonçalves deve servir também como exemplo para o país, considerou o Presidente da Autarquia, na medida em que “prova que conseguimos fazer muito com muito pouco apoio”. Benjamim Pereira frisou que o motociclista esposendense sempre “teve que lutar por tudo” e deixou a garantia de que o Município estará sempre ao seu lado para o apoiar, não só nas vitórias, mas também nos momentos menos bons. “Contamos contigo para nos ajudares a promover este concelho, que é um concelho de campeões”, afirmou.


Ainda a saborear o gosto da vitória e já em contagem decrescente para o regresso ao trabalho, Paulo Gonçalves manifestou a sua satisfação pelo título de Campeão do Mundo, um prémio merecido e muito desejado, como confessou o atleta. Agradeceu a calorosa recepção na chegada ao aeroporto, no domingo passado, dizendo que “foi o premiar de todo o trabalho que eu tinha feito, senti que valeu a pena”. Assumiu que “este é um momento feliz da minha carreira” e reconheceu que agora tem “uma responsabilidade grande” e que “as pessoas estarão ainda mais atentas” à sua prestação, nomeadamente no próximo Dakar. Prometeu, contudo, “continuar a trabalhar” e disse que espera “dar mais uma alegria a este concelho que bem merece e que muito me tem apoiado”.

Assumindo “um orgulho imenso de pertencer a este concelho”, Paulo Gonçalves agradeceu a homenagem e o apoio do Município e deixou uma palavra de reconhecimento ao anterior Presidente João Cepa e à sua equipa, por todo o apoio prestado.


Em representação da Federação Portuguesa de Motociclismo, Rui Castro felicitou Paulo Gonçalves pela conquista do título de campeão mundial, afirmando que “a Federação está contentíssima pelo feito” do atleta, “multi campeão de várias modalidades e o piloto nacional com o maior número de títulos em Portugal”. Rui Castro expressou votos de sucesso para o próximo ano e referiu que “uma vitória no Dakar seria a cereja no topo do bolo”.



O Serviço de comunicação e Imagem da CME.

No próximo fim de semana, 26 e 27 de Outubro, as quatro equipas séniores do nosso concelho têm os seus compromissos fora de portas.
Em relação ao futebol jovem, o principal destaque vai para o início dos campeonatos distritais dos escalões de Infantis (futebol de 11 e 7) e Benjamins (futebol de 7), onde estarão presentes muitas equipas do nosso concelho.
De realçar ainda alguns dérbis concelhios, nas diferentes categorias.


No campeonato do Pró-Nacional, realiza-se a 10ª jornada, com as duas equipas concelhias a fazerem os seus jogos nos estádios dos adversários.
O Futebol Clube Marinhas, 16º classificado (4 pontos, em 7 jogos), visita a equipa posicionada imediatamente acima, o Dumiense FC, 15º classificado (6 pontos, em 8 jogos). É pois uma excelente oportunidade para os marinhenses "sacudirem" a pressão derivada da série de quatro jogos sem vencer e das duas derrotas seguidas. O seu adversário quebrou, na última jornada, uma série negativa de cinco derrotas consecutivas, ao vencer o jogo diante do Porto D'Ave, por uma bola a zero, na casa deste.

A Associação Desportiva de Esposende, 18º e último classificado (3 pontos, em 8 jogos), terá uma deslocação dificílima a Fafe para defrontar o GD Travassós, 3º classificado (14 pontos, em 9 jogos). A equipa esposendense perdeu sete dos oito jogos que realizou, ganhando apenas o jogo relativo à 6ª jornada, diante do FC Marinhas. Daí até ao presente acumulou três derrotas. Por seu lado, o Travassós tem apenas uma derrota, sofrida na 7ª jornada, registando depois disso duas vitórias, uma delas ao FC Marinhas, precisamente na última vez que jogou em casa, na 8ª jornada.
Os dois jogos realizam-se no domingo, com início às 15h00.

A Divisão de Honra - Série A, entra na 7ª jornada, com o Forjães Sport Clube e a União Desportiva de Vila Chã a jogarem na condição de visitantes.
O Forjães SC, 5º classificado, com 12 pontos, perdeu os dois jogos anteriores e logo diante das duas equipas com quem partilhava a liderança do campeonato, até então. Na deslocação ao terreno SC Cabreiros, 6º classificado (12 pontos), a equipa forjanense quererá regressar aos bons resultados, tendo pela frente uma equipa que conta com os mesmos pontos, fruto de três vitórias e três empates, estando por isso invicta.
A UD Vila Chã, 10ª classificada com 5 pontos, fará uma curta viagem ao campo do ARC Águias Álvelos (12º classificado, com 4 pontos). A equipa de Vila-Chã regressou às derrotas no último jogo, depois de nas duas jornadas anteriores ter amealhado um empate e uma vitória, pelo que quererá, neste jogo, conquistar pontos. O seu adversário obteve a sua primeira vitória na jornada anterior, acabando com uma série de quatro derrotas consecutivas.
Os dois jogos realizam-se no domingo, com início às 15h00.

PRÓ-NACIONAL | 10ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 15h00
Dumiense FC x FC MARINHAS » Dume - Braga
GD Travassos x AD ESPOSENDE » Travassos - Fafe

DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 7ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 15h00
SC Cabreiros x FORJÃES SC » Cabreiros - Braga
ARC Águias Álvelos x UD VILA CHÃ » Álvelos - Barcelos


JUNIORES

Na Divisão de Honra de Juniores, o FC Marinhas e o CF Fão jogam em casa, enquanto a AD Esposende joga fora, em jogos a contar para a 5ª jornada.
O FC Marinhas (3º lugar com 9 pontos), depois da goleada sofrida na jornada anterior (5-0 com o Moreirense FC), procurará demonstrar aos seus seguidores que esse resultado foi um mero acaso, tendo pela frente um adversário que se encontra na 7ª posição, com 7 pontos, o CCD Desportivo de Ronfe.
O CF Fão (4º lugar com 9 pontos), depois de vencer o dérbi concelhio na última jornada, vai à procura da quarta vitória seguida na competição, recebendo o Palmeiras FC que está posicionado na parte inferior da tabela classificativa, no 13º lugar, mas vem moralizado pela primeira vitória conquistada na jornada passada.
A AD Esposende (14º lugar com 1 ponto), vai a Vila Verde jogar contra o actual 5º classificado, o Vilaverdense FC, com 9 pontos. A equipa esposendense vem de duas derrotas seguidas e tem uma missão difícil perante um adversário muito motivado pela série de três jogos a ganhar que apresenta.

Na 4ª jornada da 1ª Divisão - Série A, há um dérbi concelhio. As três equipas do concelho estão nas três últimas posições, ainda à procura de conquistar os primeiros pontos.
CSJ Belinho e Forjães SC medem forças, sendo certo que uma delas, ou ambas, somará os primeiros pontos na competição.
Já a UD Vila Chã, também à procura do mesmo objectivo, recebe o GD Louro, 7º classificado, com 6 pontos e a um da liderança, tendo perdido no jogo anterior.

JUNIORES - DIVISÃO DE HONRA | 5ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
16h30 - Vilaverdense FC x AD ESPOSENDE » Vila Verde
Domingo, 27 de Outubro
15h00 - FC MARINHAS x CCD Desportivo de Ronfe » Parque Desportivo de Marinhas
15h00 - CF FÃO x Palmeiras FC » Complexo Desportivo de Fão

JUNIORES - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
15h00 - UD VILA CHÃ x GD Louro » Estádio de Vila Chã
Domingo, 27 de Outubro 
15h00 - CSJ BELINHO x FORJÃES SC » Campo de Jogos de Belinho
 
JUVENIS

O FC Marinhas a disputar a Divisão de Honra de Juvenis, vem de três jogos consecutivos a perder, depois de ter vencido o jogo inaugural (13º classificado, com 3 pontos). Na 5ª jornada desloca-se ao terreno do 1º classificado, o Moreirense FC, que conta por vitórias os quatro jogos já realizados.

Na 1ª Divisão - Série A, joga-se a 4ª jornada e o CF Fão (8º classificado, com 4 pontos), procura regressar às vitórias, diante do GD Porto D'Ave, que se encontra na última posição, com zero pontos, tendo um jogo a menos.

Ainda em Juvenis mas na 2ª Divisão - Série A, também se joga a 4ª jornada, na qual há um dérbi concelhio.
CSJ Belinho (7º classificado, com 4 pontos e um jogo a menos) e AD Esposende (líder da competição só com vitórias), encontram-se em Belinho, com ambas as equipas a procurarem quebrar a invencibilidade do opositor.
O Forjães SC, 11º e antepenúltimo classificado, desloca-se à casa do GD Lagense (último classificado), com o intuito de amealhar os primeiros pontos na competição.

JUVENIS - DIVISÃO DE HONRA | 5ª jornada | Sábado, 26 de Outubro | 15h00
Moreirense FC x FC MARINHAS » Moreira de Cónegos

JUVENIS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada | Sábado, 26 de Outubro | 15h00
CF FÃO x GD Porto D'Ave » Complexo Desportivo de Fão
 
JUVENIS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
15h00 - CSJ BELINHOAD ESPOSENDE » Campo de Jogos de Belinho
Domingo, 20 de Outubro
10h30 - GD Lagense x FORJÃES SC » Lage - Calendário - Vila Nova de Famalicão

INICIADOS

Na Divisão de Honra de Iniciados, o FC Marinhas saiu derrotado dos dois últimos jogos, perdendo o "comboio" dos lugares cimeiros e encontrando-se na 9ª posição. No próximo jogo, respeitante à 5ª jornada, a jovem equipa marinhense tem uma difícil recepção ao GD Ribeirão, um dos líderes da classificação geral, só com vitórias, não deixando de ser um desafio e uma boa oportunidade para encurtar distâncias em relação às equipas da frente.

Na 1ª Divisão, a equipa mais jovem de iniciados do FC Marinhas, após três jornadas, ainda não venceu, registando um empate na 1ª jornada e nas duas jornadas seguintes teve igual número de derrotas, estando por isso na 11ª posição. Para a 4ª jornada cabe-lhes receber o ND "Os Andorinhas", equipa que está uma posição acima, tendo igualmente um ponto conquistado.

Na 2ª Divisão, à 4ª jornada o 4º dérbi concelhio.
AD Esposende e Gandra FC esgrimem argumentos, vindos de resultados opostos na última jornada. A equipa esposendense (5ª classificada, com 4 pontos) perdeu o dérbi com o CF Fão, enquanto que o Gandra FC (8º classificado, com 3 pontos) conquistou a sua primeira vitória, depois de ter perdido os dois dérbis concelhios em que havia participado antes.
O CF Fão, líder isolado, só com vitórias nos três jogos já realizados, vai ao campo do ARC Águias Álvelos, que também se encontra 100% vitorioso, tendo um jogo a menos e, por isso, está classificado em 4º lugar, com 6 pontos.
O DR Estrelas Faro, depois de perder os primeiros pontos com o empate caseiro na última jornada, está na 2ª posição, com 7 pontos. Nesta jornada vai ao terreno do CF "Os Ceramistas" em busca do retorno às vitórias, perante um adversário que ainda não somou pontos, nem marcou qualquer golo, estando no último lugar.
Já o Forjães SC, penúltimo classificado, folga nesta jornada, por motivos de desistência de uma equipa.

INICIADOS - DIVISÃO DE HONRA | 5ª jornada | Domingo, 26 de Outubro | 18h00
FC MARINHAS x GD Ribeirão » Parque Desportivo de Marinhas

INICIADOS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada | Domingo, 26 de Outubro | 16h00
FC MARINHAS x ND "Os Andorinhas" » Parque Desportivo de Marinhas

INICIADOS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 4ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 10h00
CF "Os Ceramistas" x DR ESTRELAS FARO » Galegos São Martinho - Barcelos
AD ESPOSENDE x GANDRA FC » Campo de Jogos de Gemeses
ARC Águias Álvelos x CF FÃO » Álvelos - Barcelos

INFANTIS - Futebol 11

O campeonato distrital de Infantis - Futebol 11 tem o seu início neste fim de semana.
Na época passada dois clubes do concelho fizeram-se representar com as suas equipas - FC Marinhas e CF Fão. Nas épocas anteriores o FC Marinhas havia sido o único representante do concelho nesta competição.
Esta época, o CF Fão já não se faz representar novamente, cabendo ao FC Marinhas e à estreante AD Esposende esses louros.

O FC Marinhas inicia a competição com um jogo fora, diante do GD Ribeirão, enquanto que a estreia absoluta da AD Esposende tem de ser adiada para a próxima jornada.

INFANTIS - FUTEBOL 11 - SÉRIE A | 1ª jornada | Domingo, 27 de Outubro
11h00 - GD Ribeirão x FC MARINHAS » Ribeirão - Vila Nova de Famalicão

INFANTIS - Futebol 7

No mesmo escalão de Infantis, mas na vertente de Futebol 7, os campeonatos também vão iniciar este fim de semana, tendo seis equipas concelhias na Série A - FC Marinhas, AD Esposende, CF Fão, Forjães SC, Gandra FC e DR Estrelas Faro, e mais uma na Série B - FC Marinhas.

Na Série A, apenas três equipas jogam já neste fim de semana, com as restantes três a terem que aguardar pela sua estreia.
O DR Estrelas Faro inicia a defesa do título conquistado na época passada com a recepção à equipa do M.A.R.C.A.
O Gandra FC e o CF Fão assinalam o 1º dérbi concelhio deste campeonato, onde muitos outros se seguirão.
O FC Marinhas, AD Esposende e Forjães SC folgam esta jornada.

Na Série B, o FC Marinhas viu o seu jogo adiado, para data a indicar.

INFANTIS - FUTEBOL 7 - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 26 de Outubro
11h00 - DR ESTRELAS FARO x M.A.R.C.A. » Campo de Jogos de Palmeira de Faro
14h30 - GANDRA FC x CF FÃO » Campo de Jogos de Gandra

INFANTIS - FUTEBOL 7 - SÉRIE B | 1ª jornada
FC MARINHAS x FC Ferreirense » Adiado

BENJAMINS - Futebol 7

No escalão de Benjamins, os campeonatos também vão iniciar este fim de semana, tendo cinco equipas concelhias na Série A - FC Marinhas, AD Esposende, CF Fão, Forjães SC e Gandra FC e mais duas na Série B - FC Marinhas e AD Esposende.
Na jornada inaugural da Série A há lugar para um dérbi concelhio: o Gandra FC x CF Fão. O FC Marinhas, AD Esposende e Forjães SC folgam nesta jornada.

Na Série B, o FC Marinhas também viu o seu jogo ser adiado, enquanto que a AD Esposende folga.

BENJAMINS - FUTEBOL 7 - SÉRIE A | 1ª jornada
Sábado, 26 de Outubro
15h45 - GANDRA FC x CF FÃO » Campo de Jogos de Gandra

BENJAMINS - FUTEBOL 7 - SÉRIE B | 1ª jornada
FC MARINHAS x AFC Martim » Adiado

À semelhança do que havia acontecido com João Ribeiro, a Câmara Municipal de Esposende vai homenagear o "nosso" mais recente Campeão do Mundo.

A cerimónia de homenagem está prevista já para o próximo dia 24 de Outubro, quinta-feira, pelas 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, convida os interessados a participarem neste justo reconhecimento a um atleta que sempre fez questão de afirmar as suas raízes e origens.

Vai decorrer, no próximo dia 27 de Outubro, uma Caminhada, denominada “Margens do Neiva”.
Esta actividade pretende dar a conhecer a riqueza patrimonial da Vila de Forjães, Esposende, desenvolvendo-se através de um itinerário rico ao nível arquitectónico, religioso, arqueológico, cultural, etnográfico e natural. Trata-se de um percurso pedestre, circular e de Pequena Rota, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres do concelho de Esposende.
O percurso inicia-se às 9h00, junto ao Centro Cultural de Forjães, estando a concentração dos participantes marcada para as 8h30.

Trata-se de mais uma iniciativa da Esposende 2000, empresa municipal, e está englobada no programa de actividades "Esposende em Movimento", tendo ainda o apoio da Junta de Freguesia de Forjães.
 

Informações | Inscrições:
www.cm-esposende.pt/ecoemotions

O EsposenDEsportivo acompanhou passo a passo os seis dias do decisivo e inesquecível Rali de Marrocos.
Paulo Gonçalves, nosso conterrâneo, festejou no final não só a vitória no Rali como o título de Campeão do Mundo de TT, em motos. Como o próprio humildemente referiu, foi dura a luta com o seu principal adversário, o espanhol e campeoníssimo Marc Coma, numa disputa que mais parecia o "jogo do gato e do rato", o que veio enfatizar e engrandecer ainda mais tal feito.

Como forma de se estabelcer uma cronologia, etapa a etapa do Rali de Marrocos, onde são evidentes os avanços e recuos dos envolvidos, deixamos aqui uma lista de reprodução dos vídeos sintomáticos de toda a envolvência em redor de Paulo Gonçalves e demais participantes.
Os vídeos estão organizados dos mais recentes para os menos recentes. Delicie-se!
(Em actualização)

Lista de Reprodução:

Na continuação das iniciativas promovidas com o propósito de angariar fundos para fazer "renascer das cinzas" a secção de canoagem da Associação RIO NEIVA, cujas instalações sofreram um devastador incêndio no passado mês de Setembro, no próximo fim-de-semana, 26 e 27 de Outubro, haverá mais duas acções de solidariedade.

A primeira, no sábado, às 14h00, denomina-se de "DESCIDA DO RIO - UNIDOS POR UMA CAUSA" e é organizada e promovida pelo Clube Náutico de Ponte de Lima e terá lugar naquela vila. É um gesto muito digno desta coletividade, prevalecendo do ditado de que "Juntos, somos mais fortes!". O valor da inscrição reverte, na totalidade, para a Associação RIO NEIVA.



A segunda, no domingo, às 16h00, no Parque Radical, em frente às Piscinas Municipais de Esposende "Foz do Cávado", consiste numa "MEGA AULA DE ZUMBA", onde estarão presentes vários instrutores desta modalidade de dança, muito em voga na actualidade.
A participação tem o preço solidário de três euros. Vai ser uma tarde ZUMBÁSTICA!



Entretanto, a Associação RIO NEIVA emitiu uma nota de agradecimento às pessoas que marcaram presença no jantar do fim-de-semana, alargando os agradecimentos a todas as pessoas que se têm solidariezado e colaborado por e com esta causa.

NOTA DE AGRADECIMENTO:

Outras actividades se seguirão e oportunamente serão divulgadas.

A prova de BTT Urbano de São Martinho em Fão, organizada pela União de Freguesias de Fão e Apúlia,  vai para a sua 4ª edição e este ano realiza-se este no dia 16 de novembro. A prova está homologada pela Associação de Ciclismo do Minho na categoria de Provas Abertas.

Esta prova para além de dar a conhecer ruas e largos menos conhecidos, pretende também convidar todos os amantes do BTT a visitarem a vila fangueira e a conhecer as suas histórias, usos, costumes e iguarias típicas. Trata-se de um percurso que para além de obrigar os ciclistas a subir e descer nas ruas de Fão também o leva a percorrer parte do leito do rio Cávado. De certeza que será uma gratificante e diferente experiência para os que participarem.

A organização tem reservados uma agradável diversidade de prémios, que passam pela atribuição de prémios aos 5 primeiros classificados, prémio coletivo às 3 melhores equipas, ao e à btt'tista de Fão que se classificar em melhor posição e ao recordista da prova, no caso de se bater o melhor registo das edições anteriores.
No final da prova os atletas e amigos confraternizarão num Magusto .

A prova conta ainda com a colaboração e apoios da Cooperativa Cultural de Fão, Escola Profissional de Esposende, Propedal e Câmara Municipal de Esposende.

As inscrições podem ser feitas nos edifícios da União de Freguesias de Fão e Apúlia, ou através do preenchimento do formulário online (clicar aqui para seguir para o formulário). Pode obter mais informações no site www.jf-fao.pt e consultar o regulamento da prova aqui.

PARTICIPA!

Este domingo, houve mais um desportista esposendense a sagrar-se Campeão.
Trata-se de Rúben Nunes, natural de Vila do Conde mas residente em Esposende, que se tornou CAMPEÃO REGIONAL de XCO - BTT, ao vencer a Taça do Minho na categoria de Elites pelo terceiro ano consecutivo.
O Rúben representa actualmente a equipa ASC/BravusCuras/Bikezone, tendo envergado no passado a camisola da Propedal - Esposende.

Eis a opinião do prórpio Ruben Nunes depois de confirmar a renovação do título em Vila Frescainha - Barcelos, na última prova do Regional do Minho XCO 2013:
" Estava à partida com os mesmos pontos que o 2º classificado, adivinhava-se uma corrida renhida, e nada podia falhar...
A pista era nova, bem desenhada, durinha e bastante pesada devido à lama.
Arranquei bem e durante as 6 voltas evitei erros e tentei ser o mais rápido possível, não foi tarefa fácil porque o José Dias deu luta, mas a meio da corrida consegui isolar-me levando de vencida esta corrida e assim revalido o titulo.
Foram 14 provas, onde entre sorte e alguns azares foi o Campeonato mais disputado.
A Minha Equipa ASC/Bike Zone também se sagrou Campeã.
Agradeço o apoio dado por todos em todas as corridas, a todo staff da nossa grande equipa, ao meu companheiro Mário Costa e à minha menina Li.
Este titulo só foi possível graças ao excelentes patrocinadores que confiam em mim:
ASC/Bike Zone - Dream Team - Campeões Nacionais e Regionais
Focus Bikes - TECNOCYCLE LDA
Maxitreino
Fisiomar - Saúde Integrada
Clínica de Nutrição Dr. Tiago Almeida
GoldNutrition Portugal
NBpulseiras
".

O EsposenDEsportista endereça ao Rúben os PARABÉNS por mais esta conquista!

Os principais destaques de todos os jogos que envolveram equipas jovens do nosso concelho (foram dezasseis jogos), vão para a goleada sofrida pelo FC Marinhas na deslocação a Moreira de Cónegos e para a vitória do CF Fão no dérbi concelhio com a AD Esposende. Ambos os jogos contaram para o Campeonato da Divisão de Honra de Juniores.

JUNIORES

Na Divisão de Honra de Juniores, o FC Marinhas não foi capaz de suster o ímpeto da equipa do Moreirense FC, saíndo derrotado por uns pesados e surpreendentes 5-0, principalmente se tivermos em consideração que o conjunto marinhense era o anterior líder do campeonato e a única equipa que havia vencido os três primeiros jogos.
Na mesma divisão, o dérbi concelhio que opunha a AD Esposende e o CF Fão, realizado em Gemeses, terminou com a vitória do CF Fão por 1-3. O jogo foi para intervalo com um nulo e os golos só apareceram no segundo tempo, onde a turma fangueira conseguiu materializar em golos a supremacia que evidenciou ao longo dos 90 minutos.
Com estes resultados, cumpridas quatro jornadas, o Moreirense assumiu a liderança ainda que partilhada com o Caçadores das Taipas, ambos com 10 pontos. O FC Marinhas vem logo a seguir, acompanhado pelo CF Fão e mais duas equipas, todos com 9 pontos. A AD Esposende encontra-se no 14 e ante-penúltimo lugar, num total de 16 equipas, com um ponto.

Na divisão inferior - 1ª Divisão - Série A -, as três equipas do concelho continuam a somar derrotas em todos os jogos disputados, ocupando as três últimas posições (13º, 14º e 15º), após a 3ª jornada.
O Forjães SC foi à casa do GDR "Os Estrelas" VFSP perder pela margem minima (1-0).
A UD Vila Chã, visitou a AD Carreira para participar num jogo verdadeiramente "louco", pois ao todo houve nove golos (5-4), calhando à equipa da casa os três pontos.
Já o CSJ Belinho perdeu, em pleno Campo de Jogos de Belinho, com o M.A.R.C.A. por 1-3.

JUNIORES - DIVISÃO DE HONRA | 4ª jornada | Sábado, 19 de Outubro
16h00 - AD ESPOSENDE 1 x CF FÃO 3
18h30 - Moreirense FC 5 x FC MARINHAS 0

JUNIORES - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 3ª jornada
Sábado, 12 de Outubro
15h00 - GDR "Os Estrelas" VFSP 1 x FORJÃES SC 0
16h00 - AD Carreira 5 x UD VILA CHÃ 4
Domingo, 20 de Outubro | 16h00
CSJ BELINHO 1 x M.A.R.C.A. 3


JUVENIS

Em Juvenis, o FC Marinhas, única equipa do concelho envolvida na Divisão de Honra, recebeu o Brito SC e perdeu por 2-3, não conseguindo regressar às vitórias e averbando a terceira derrota consecutiva, em quatro jogos, depois de vencer na jornada inaugural.
Assim sendo, o FC Marinhas ocupa o 13º lugar, entre 16 equipas.

Na 1ª Divisão - Série A, o CF Fão, o único clube concelhio nesta competição, parece querer comportar-se com alguma intermitência, pois em três jogos já registou os três resultados possíveis - derrota (1ª jornada); vitória (2ª jornada) e agora o empate (3ª jornada).
Neste jogo, diante do CF "Os Ceramistas", que ainda não tinha conquistado qualquer ponto, a equipa fangueira não foi além de um empate a uma bola.
A referida inconstância vale ao CF Fão o 8º lugar na geral, entre 14 equipas, com 4 pontos.

Ainda em Juvenis mas na 2ª Divisão - Série A, a AD Esposende continua a conhecer somente o sabor da vitória, isto depois de ter recebido e goleado por 6-1 a equipa do ADC Telhado.
Continuando na mesma divisão, o Forjães SC sofreu nova derrota, agora por 2-1 na visita ao Ruivanense AC.
Por sua vez o CSJ Belinho foi ao terreno do CRP Delães vencer por 0-2 e juntar três pontos ao ponto conquistado no unico jogo anteriormente disputado.
Entre treze equipas, a AD Esposende é líder isolada, enquanto que o CSJ Belinho ocupa a 5ª posição, com 4 pontos e menos um jogo, e o Forjães SC é 11º classificado, só com derrotas.

JUVENIS - DIVISÃO DE HONRA | 4ª jornada | Sábado, 19 de Outubro | 16h00
FC MARINHAS 2 x Brito SC 3

JUVENIS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 3ª jornada | Sábado, 19 de Outubro | 16h00
CF "Os Ceramistas" 1 x CF FÃO 1
 
JUVENIS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 3ª jornada
Sábado, 19 de Outubro | 16h00
CRP Delães 0 x CSJ BELINHO 2
Domingo, 20 de Outubro
10h00 - AD ESPOSENDE 6 x ADC Telhado 1
10h00 - Ruivanense AC 2 x FORJÃES SC 1


INICIADOS

Em Iniciados, o FC Marinhas, única equipa do concelho envolvida na Divisão de Honra, sofreu nova derrota, a segunda consecutiva, na visita ao GDR "Os Sandinenses" por 2-1, depois de ter iniciado a competição com duas vitórias nas duas primeiras jornadas.
A conjuntura dos resultados fizeram com que a equipa marinhense baixasse à 9ª posição, entre 16 equipas.

Na 1ª Divisão, a equipa mais jovem de iniciados do FC Marinhas, continua apenas com um ponto, fruto do empate conquistado na 1ª jornada. Na 3ª jornada voltou a perder (4-2), na deslocação ao campo do CD Maximinense, que havia perdido os dois jogos anteriores.
Assim, o FC Marinhas "B" ocupa a  11ª posição, num total de 14 equipas.

O 3º dérbi concelhio da 2ª Divisão - Série A de Iniciados, que opunha o CF Fão e AD Esposende, conheceu o mesmo vencedor do desafio do escalão de Juniores, embora por números ligeiramente diferentes. O CF Fão superiorizou-se por 2-1, mantendo-se na cabeça da classificação geral, agora de forma isolada e só com vitórias. Já a AD Esposende baixou para a 5ª posição, com 4 pontos.
O DR Estrelas Faro recebeu o AFC Martim e empatou a duas bolas. Com este resultado a equipa de Palmeira de Faro deixou de ser um dos líderes da prova, estando agora em 2º lugar, com 7 pontos.
O Gandra FC, derrotado nos dois jogos anteriores nos dérbis com o CF Fão e DR Estrelas Faro, alcançou a primeira vitória no campeonato, vencendo por 5-0 o CF "Os Ceramistas", o que lhe vale a subida ao 8º lugar.
Por último, o Forjães SC, foi ao terreno do FC Roriz empatar a duas bolas, num jogo que opunha os dois últimos classificados e com scores perfeitamente idênticos em pontos, golos marcados e golos sofridos. Com o ponto conquistado a equipa forjanense passou a ocupar a 11ª posição, entre 14 equipas.

INICIADOS - DIVISÃO DE HONRA | 4ª jornada | Domingo, 20 de Outubro | 10h00
GDR "Os Sandinenses" 2 x FC MARINHAS 1

INICIADOS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 3ª jornada | Domingo, 20 de Outubro | 11h00
CD Maximinense 4 x FC MARINHAS 2

INICIADOS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 3ª jornada | Sábado, 19 de Outubro
15h00 - DR ESTRELAS FARO 2 x AFC Martim 2
16h00 - CF FÃO 2 x AD ESPOSENDE 1
Domingo, 20 de Outubro | 10h00
GANDRA FC 5 x CF "Os Ceramistas" 0
FC Roriz 2 x FORJÃES SC 2

As quatro equipas do concelho conheceram o mesmo desfecho nos seus jogos - a derrota, sendo que FC Marinhas, Forjães SC e UD Vila Chã jogaram em casa e a AD Esposende fora de portas.

PRÓ-NACIONAL | 9ª jornada | Domingo, 20 de Outubro | 16h00
FC MARINHAS 1 x Vieira SC 2
CD Celoricense 3 x AD ESPOSENDE 1

DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 6ª jornada | Domingo, 20 de Outubro | 16h00
FORJÃES SC 1 x GD Prado 2
UD VILA CHÃ 0 x S. Paio D'Arcos FC 1



Na Divisão do Pró-Nacional disputou-se a 9ª jornada, com o FC Marinhas a receber o Vieira SC e a AD Esposende a visitar a equipa do CD Celoricense.

O Futebol Clube Marinhas, vindo de uma série de três jogos consecutivos sem ganhar, precisava de inverter a situação em que se encontra(va), pelo que este jogo revestia-se de especial importância.
Acabou por perder por 1-2. Ao intervalo, após 45 minutos muito apáticos dos marinhenses, o Vieira vencia por 0-1, com um golo marcado nos minutos iniciais.
Na 2ª parte, quando faltavam cerca de 15 minutos para o término do jogo, deu-se o caso do jogo. Num lance em que o avançado do Vieira surge cara-a-cara com o guarda-redes Zé Luís, o primeiro tenta desviar a bola para a baliza e o segundo responde com uma boa intervenção que o árbitro da partida transformou, erradamente, em situação passível de grande penalidade. Na conversão acontece o 0-2. Volvidos alguns minutos o FC Marinhas, em inferioridade numérica, ainda conseguiu reduzir por intermédio de Jerónimo, mas a descrença já se havia apoderado dos jogadores, o que a juntar-se ao anti-jogo do adversário, não permitiu que se chegasse ao empate.
Este resultado vem tirar ainda mais ânimo às hostes marinhenses, sendo necessário darem a volta por cima ao actual momento o mais rápido possível.
No final do jogo o treinador do FC Marinhas, Jó Faria, sem deixar de referir o mau jogo da sua equipa e o estado de desânimo dos seus jogadores, disse que não compreende a decisão do árbitro de assinalar a grande penalidade que deu origem ao segundo golo do adversário, tanto mais que o jogo se vinha desenrolando com aparente normalidade. Já quanto à expulsão do central Luís Amorim, referiu que poderá ter havido "palavras menos próprias" ditas pelo seu jogador ao árbitro. Quando abordado sobre a necessidade de se encontrar uma solução para a situação dificil da equipa, Jó Faria acrescentou que há muito trabalho a fazer e muitas dificuldades a contornar, sendo uma delas a possível saída de um jogador do sector do meio-campo, por motivos profissionais, sem especificar quem, o que delibitaria ainda mais o sector intermediário, que no dizer do treinador tem sido o principal motivo dos problemas da equipa.

A Associação Desportiva de Esposende, a jogar pela oitava vez consecutiva na condição de visitante, não conquistou pontos na deslocação a Celorico de Bastos, desfecho igual ao dos dois jogos anteriores.
A equipa esposendense ainda conseguiu bater-se de igual para igual durante a primeira parte, tendo ido para o intervalo empatada a uma bola. O Celoricense foi a primeira equipa a marcar, à entrada dos últimos cinco minutos do primeiro tempo, mas três minutos depois a igualdade estava restabelecida com o golo do empate marcado pelo esposendense Rúben.
Na 2ª parte, a AD Esposende não entrou bem e foi penalizada com o segundo golo celoricense aos 52 minutos. Este golo foi muito sentido pelos esposendenses, pois nunca mais conseguiram, verdadeiramente, inquietar a equipa da casa que chegaria ao 3º e último golo da partida aos 82 minutos, através da conversão de uma grande penalidade, que suscitou algumas dúvidas. A causa do castigo máximo terá sido uma mão do central Serra, acabando por ver o segundo amarelo e consequentemente ser expulso.
No fim do jogo o técnico Tiago Losa assumiu a responsabilidade por esta derrota.

Com estes resultados FC Marinhas e AD Esposende encontram-se em zona de descida, no 16º lugar (4 pontos em 7 jogos) e no 18º e último lugar (3 pontos em 8 jogos), respectivamente.


Na Divisão de Honra jogou-se a 6ª jornada, com o Forjães SC a receber, em casa emprestada, o GD Prado e a UD Vila Chã a jogar, também em casa, com o S. Paio D'Arcos FC.

O Forjães SC vinha de uma derrota na jornada anterior e queria regressar às vitórias, diante de mais um dos líderes e, quiçá, a equipa teoricamente mais forte desta competição.
Na 1ª parte, os forjanenses exerceram um forte ascendente sobre a equipa adversária, sem conseguirem materializar em golos essa superioridade.
Na 2ª parte, o Prado entrou mais atrevido e colocou novas dificuldades à "equipa da casa" e viria a ganhar vantagem no marcador, à passagem do minuto 60. O Forjães SC, com o orgulho ferido, reagiu de imediato e após algumas situações de perigo conseguiu chegar à igualdade aos 70 minutos, através da conversão de uma grande penalidade. Na sequência do lance que deu origem à marcação da grande penalidade um jogador do Prado recebeu ordem de expulsão. Motivados pelo golo e pela vantagem numérica, os forjanenses foram à procura da vitória e estiveram perto do golo por mais que uma vez. Porém, totalmente contra o rumo dos acontecimentos, o Prado marcou num livre direto superiormente batido, aos 84 minutos. Este golo foi fatal nas aspirações dos forjanenses que nunca mais conseguiram recompor-se de tão rude golpe.
No fim do jogo, o treinador do Forjães SC, Zé Miguel, sublinhou que, à semelhança do jogo anterior, nada tem a apontar aos seus jogadores, pois eles bateram-se sempre pela conquista de outro resultado e acrescentou a "injustiça" deste resultado face à superioridade evidenciada pela sua equipa, principalmente no primeiro tempo.

O UD Vila Chã, quebrou um mini-ciclo de dois jogos sem perder, na receção ao S. Paio D'Arcos FC.
A equipa de Aníbal Ferreira  perdeu por 0-1 e o técnico considerou que a derrota se deveu a um erro básico do Vila Chã.

O Forjães SC é agora o 5º classificado, com 12 pontos, sendo ultrapassado pelas equipas do Águias da Graça e do S. Paio D'Arcos. O UD Vila Chã mantém-se no 10º lugar com 5 pontos.

Cerca de 300 pessoas receberam na noite deste domingo o novo campeão do mundo de motos todo-o-terreno. Paulo Gonçalves aterrou no aeroporto do Porto com a medalha de ouro e a bandeira de Portugal.  

O piloto de Esposende encontrou à chegada ao Porto familiares, amigos e fãs que lhe quiseram saudar pela recente conquista. Visivelmente cansado e, sobretudo, emocionado, foi levado em ombros por aqueles que sempre o apoiaram e acreditaram nas suas capacidades, seguindo-se uma caravana até Esposende, onde a comemoração prossegueria.

Duelo com Marc Coma travado até aos últimos quilómetros

Quanto às incidências da luta pelo título mundial, Paulo Gonçalves sublinhou que não foi fácil ganhar a Marc Coma. «Foi um título muito difícil, disputado até ao último segundo, no último dia, na última corrida, depois de percorrer quatro continentes. Havia apenas quatro pontos de diferença para o Marc Coma e foi uma tremenda luta, imprópria para cardíacos. Cometi alguns erros na última etapa, pensei que tinha perdido, mas o Marc Coma também cometeu alguns e acabei por ser feliz», disse, assumindo que o surgimento dos erros era «muito fácil de acontecer, tamanha foi a pressão, sobretudo na última etapa».
Daquele que foi «um dos dias mais duros da carreira» do mais titulado piloto português de motos guarda a memória de «uma etapa sempre a fundo, ao ataque, e onde foi muito complicado controlar os nervos». Tática que valeu a vitória em Marrocos e um título que «foi construído com regularidade ao longo de toda a época, onde a confiança ganha e a evolução da navegação reforçam ambições para o futuro».

Apoio muito importante

Paulo Gonçalves agradeceu o apoio que recebeu durante e no fim do Rali:
«É uma vitória de todos os que acreditaram em mim e me apoiaram. Sozinho não conseguiria ganhar e durante toda a semana, durante toda a prova, o medo maior era falhar o título e desiludir todos os que acreditaram em mim. Tinha medo de os desiludir, mas felizmente consegui vencer e gostaria de agradecer a todos», acrescentou.


Próximo desafio - Dakar: «Podemos sonhar com a vitória no Dakar»

Emocionado com a receção e com a moldura humana, Gonçalves prometeu «continuar a trabalhar, se não mais, pelo menos tanto como até aqui» para cumprir o sonho de vencer a prova maior do TT mundial. «Agora, uma semana para descansar, mas não para relaxar porque o Dakar está aí à porta.»

O piloto da Honda acredita numa boa prestação na máxima prova do todo-o-terreno.
"Vencer o Dakar? Há essa vontade. Se possível, vencer, pelo menos como equipa", começou por dizer.
Objetivo que não é uma miragem já que «à rapidez para ganhar etapas» o esposendense adicionou «regularidade e melhorias na navegação», assumindo, lado a lado com os «amigos» Hélder Rodrigues e Rúben Faria, a candidatura ao triunfo. Afinal, sublinha, «Portugal é pequeno apenas na dimensão, porque em termos de matéria humana estamos ao nível dos maiores países do Mundo. Penso que os portugueses - pelo que eu, o Ruben Faria e o Hélder Rodrigues já mostrámos - podem perfeitamente sonhar com uma vitória no Dakar».

Por isso era importante que «além das mensagens de parabéns - que é sempre bom receber -, os políticos tratassem de garantir os meios para os atletas poderem trabalhar mais e melhor em prol de Portugal».

Momentos da chegada:

Primeiras declarações de Paulo Gonçalves após se sagrar Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno:
"Hoje é um dia de grandes emoções! Sou campeão do mundo! Este foi um campeonato disputado até ao ultimo minuto e esta vitória deve-se ao empenho e dedicação de toda uma equipa que trabalhou para conseguir este resultado! Obrigado a toda a equipa HRC Speedbrain! Obrigado a todos vocês que acreditaram e me apoiaram! O título é nosso!"

Potugal tem mais um Campeão do Mundo e é de Esposende.

Paulo Gonçalves foi mesmo "Speddy" ao vencer o Rali de Marrocos e por conseguinte o Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno 2013, em motos.

O piloto de Esposende partiu para este rali a escassos 3 pontos do espanhol Marc Coma, pelo que tinha de suplantar o seu opositor e ficar num dos três primeiros lugares.

Vencedor de duas das seis especiais deste rali, Paulo Gonçalves ainda assim sofreu sempre forte pressão de Marc Coma, como se constata pelos escassos 20 segundos de margem com que partiu para esta última especial do Rali de Marrocos e que lhe valia a 2ª posição na classificação geral.

Na sexta e última etapa do Rali de Marrocos, onde tudo se decidia, Speedy foi o quinto a partir, podendo dessa forma gerir o andamento. E foi precisamente isso que aconteceu!

No 1º ponto intermédio (km 78) Paulo Gonçalves fez o terceiro melhor registo, a 47 segundos do melhor tempo e perdendo 13 segundos em relação a Marc Coma.
Numa classificação virtual havia 7 segundos a separar os dois motociclistas, o que ainda dava o título ao piloto de Esposende.


Ao segundo ponto intermédio (km 156), o piloto de Esposende foi mesmo o mais rápido a cumprir a distância em 1 hora, 42 minutos e 53 segundos. Por seu lado, Marc Coma demorou mais 2 minutos e 40 segundos.
Desta forma, na classificação virtual Paulo Gonçalves era já o virtual líder do Rali de Marrocos e do Campeonato do Mundo, já que tinha uma vantagem total de precisamente 3 minutos sobre Marc Coma.
 

Nos restantes 90 quilómetros Paulo Gonçalves permitiu a ultrapassagem de outros pilotos, que não contavam para as contas finais do rali, mas mantinha vigilância sobre o seu direto adversário à conquista do título mundial. Paulo Gonçalves tinha partido 4 minutos depois de Marc Coma e terminou a especial logo depois do espanhol (30 segundos a separá-los), o que equivale dizer que o piloto de Esposende ganhou nesta etapa 3 minutos e 30 segundos nessa luta direta, o que a juntar-se aos 20 segundos que já trazia perfaz 3 minutos e 50 segundos.

Ao fim de 246 km totalmente cronometrados, Paulo Gonçalves conseguiu recuperar a diferença de 4 minutos e 36 segundos sobre Joan Barreda, seu companheiro de equipa, que à entrada para a etapa de hoje liderava a classificação geral do rali.

O piloto de Esposende foi mesmo o vencedor do rali, o que por si só lhe garante mais um título na sua carreira - o mais importante de todos.
 



Parabéns Paulo Speedy Gonçalves!
CAMPEÃO DO MUNDO DE TODO-O-TERRENO, em motos.

(Em actualização...)
Rally Marrocos... a decisão será entre estes dois senhores. Em quem apostam?

Siga este sábado de manhã a última e decisiva etapa do Rali de Marrocos, que vai decidir o título de Campeão do Mundo de TT, em motos. Na luta está o esposendense Paulo Gonçalves, que parte com 20 segundos de vantagem sobre o espanhol Marc Coma. No mundial, o espanhol detém uma margem de 3 pontos sobre Speedy.

Acontecimentos da 6ª etapa:
Paulo Gonçalves partiu para a 6ª e última etapa do Rali de Marrocos na 2ª posição e com 20 segundos de vantagem sobre Marc Coma, o concorrente direto ao título mundial de TT, em motos.
No 1º ponto intermédio (km 78) Paulo Gonçalves fez o terceiro melho
r registo, a 47 segundos do melhor tempo e perdendo 13 segundos em relação a Marc Coma.
Numa classificação virtual há 7 segundos a separar os dois motociclistas, o que dá o título ao piloto de Esposende.


Está quase!
Paulo Gonçalves e Marc Coma já passaram pelo segundo ponto intermédio (km 156).
O piloto de Esposende foi mesmo o piloto mais rápido ao cumprir a distância em 1 hora, 42 minutos e 53 segundos. Por seu lado, Marc Coma demorou mais 2 minutos
e 40 segundos.
Desta forma, na classificação virtual Paulo Gonçalves é o virtual líder do Rali de Marrocos e do Campeonato do Mundo, já que tem agora uma vantagem total de precisamente 3 minutos sobre Marc Coma.
Faltam 90 km para o final da especial e, provavelmente, para a consagração de Paulo Gonçalves. Esperamos que assim seja!


Temos CAMPEÃO DO MUNDO!
Paulo Gonçalves acaba de terminar a última especial do Rali de Marrocos, ficando a 4 minutos e 56 segundos do vencedor da especial.
Mas o que realmente conta é a vantagem sobre Marc Coma e essa foi de 3 minutos e 30 segundos o q
ue a juntar-se aos 20 segundos que já trazia perfaz 3 minutos e 50 segundos.
O piloto de Esposende foi mesmo o vencedor do rali, o que por si só lhe garante mais um título na sua carreira - o mais importante de todos. É CAMPEÃO DO MUNDO DE TODO-O-TERRENO, em motos.

Parabéns Paulo Speedy Gonçalves!

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses