Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

agosto 2014


Maria Miguéis, atleta do Clube Hípico do Norte, sediado em Gandra, conquistou esta terça-feira nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorreram em Nanjing, na China, a medalha de ouro no pentatlo moderno.

A jovem atleta de 14 anos e natural Vila Real, é atleta do Clube Hípico do Norte, coletividade sediada no nosso concelho, onde treina e pratica hipismo, uma das 5 modalidades do pentatlo moderno, que também icluiu provas de atletismo, tiro, esgrima e natação.
Na prova de equipas mistas (equipas de dois atletas), Maria Miguéis Teixeira fez dupla com o ucraniano Anton Kuznetsov.

Com o sonho de atingir uma medalha, a jovem atleta portuguesa e o seu par ucraniano somaram 1204 pontos, mais três do que o par segundo classificado, composto por uma atleta húngara e um atleta mexicano, enquanto o terceiro e último lugar do pódio foi ocupado por uma dupla italo-coreana, com 1183 pontos.

Nem sei descrever o que sinto neste momento. Não estava minimamente à espera. Trabalhei um ano inteiro para um bom resultado, mas nunca pensei que poderia ser possível ganhar uma medalha, quanto mais de ouro. Lembro-me de ver a imagem das medalhas no Facebook, pensando que seria algo impensável”, disse a jovem atleta de Vila Real no final da sua prova, citada pelo gabinete de imprensa do Comité Olímpico de Portugal.

Fonte: novofangueiro.com

A 5ª etapa do Rally dos Sertões no Brasil pode ter compremetido as hipóteses de Paulo Gonçalves lutar pela vitória da penúltima prova do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno.

Ao perder quase cinco minutos na especial desta 5ª feira para o seu maior rival na luta pela vitória no rali e no mundial, vê a diferença na classificação geral cifrar-se agora nos 7m01s.

O piloto natural de Gemeses fez o terceiro melhor tempo na etapa maratona deste rali, onde os pilotos se viram impedidos de recorrer às respetivas equipas de apoio ao longo dos 336 km de especial.

Paulo Gonçalves explicou a perda de tempo:
"Hoje foi um dia muito longo de rali aqui no Brasil. Abri a pista com uma navegação extremamente difícil e acabei por ser apanhado pelos pilotos que me seguiram no percurso. Fiz terceiro, mantenho o segundo lugar da geral, faltam duas etapas e tudo está em aberto", disse o piloto de Esposende.

A 6ª etapa, percorrida esta sexta-feira, leva os pilotos a realizar um percurso com partida e chegada a Diamantina, numa distância cronometrada de 17,8 km.

Depois de se ter estreado em jogos oficiais na nova época com uma derrota, por1-0, na visita ao terreno do Arões SC, o FC Marinhas prepara-se para realizar o primeiro jogo no seu estádio no próximo domingo, 31 de agosto.

O jogo inicia-se às 16 horas e coloca frente a frente duas equipas que perderam no jogo inaugural do Campeonato Distrital Pró-Nacional 2014/2015 da AF Braga.
O SC Maria da Fonte perdeu por duas bolas a zero na receção ao ADRC Terras de Bouro.

PRÓ-NACIONAL | 2ª jornada | Domingo, 31 Agosto
16h00 - FC MARINHAS x SC Maria da Fonte » Parque Desportivo de Marinhas

No próximo domingo, 31 de agosto, realiza-se a habitual caminhada de fim do mês promovida pela Esposende 2000, no seguimento do programa "Esposende em Movimento".

Desta vez, o percurso proposto é o "Trilho das Cangostas", em Antas.

A iniciativa tem início previsto para as 9 horas, sendo que a concentração está marcada para 30 minutos antes, junto da Igreja de Antas.
Com um percurso de 12 quilómetros, num nível de dificuldade médio, o fim da caminha está previsto para as 12h30.

O custo de participação é de 2 euros.

As informações/ inscrições podem ser obtidas em www.esposende2000.pt, pelo número 969 857 842 ou ainda nas Piscinas Foz do Cávado.

Para obter a descrição do percurso abra:
http://www.visitesposende.com/downloads_uteis/RioNeiva-TrilhoCangostas.pdf

As equipas mais jovens do CF Fão tem o início dos treinos programados para a próxima terça-feira, 2 de setembro.

Continuando com a denominação de "Os Galáticos", os jovens fangueiros terão oportunidade de dar o pontapé de saída da nova época desportiva a partir das 18 horas, no caso dos Petizes (nascidos em
2009 e 2008) e Traquinas (2007 e 2006), e às 19 horas, no caso dos Benjamins (2005 e 2004) e Infantis (2003 e 2002), no Complexo Desportivo de Fão.

A coordenação continua a cargo de Pedro Miguel Antero.

Esta segunda-feira, 25 de agosto, foi dia de início dos trabalhos da equipa sénior da União Desportiva de Vila Chã, que vai competir na Divisão de Honra - Série A da AF Braga.

Ainda com muitas dúvidas sobre a constituição do plantel, já se sabe o nome do treinador principal, que será Zacarias Coelho, da Póvoa de Varzim.

Durante esta semana estão a ser realizados treinos, sobretudo com o intuito de observar jogadores que estejam interessados em demonstrar as suas capacidades, na perspetiva de serem reforços para a nova época.

Para o início da próxima semana, espera-se que o plantel já esteja praticamente formado, pois o tempo urge, até porque o conjunto da UD Vila Chã dispõe apenas de duas semanas para se preparar para o início do campeonato marcado o dia 14 de setembro, na receção ao FC Roriz, equipa promovida da 1ª Divisão na época transacta.

De salientar ainda que a solução diretiva da UD Vila Chã passou por Luis Garrido, que assim será presidente e jogador, sendo que o restante elenco diretivo transita em grande parte do anterior.

Depois da vitória na 2ª etapa do Rally dos Sertões que decorre no Brasil, Paulo Gonçalves voltou a ser o mais rápido, agora na 4ª etapa, desta que é penúltima prova do Campeonato do Mundo 2014 de Ralis Todo-o-Terreno, em motos.

O piloto de Esposende foi o mais rápido esta quarta-feira, 27 de agosto, no troço desenhado entre Paracatu e São Francisco, que ascendeu aos 632,85 quilómetros de extensão, dos quais cerca de 360 foram cronometrados.

O Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno voltou a recuperar tempo para o líder da classificação geral, ao ganhar 1m15s para o espanhol Marc Coma, líder da classificação geral provisória no Brasil e na tabelam referente ao Campeonato do Mundo.

Paulo Gonçalves, segundo da geral no Rally dos Sertões, dista agora 2m04s do lugar mais apetecido, quando ainda faltam disputar mais três etapas com destino a Belo Horizonte.

Sobre a tirada que significou a sua segunda vitória em especiais, para além do prólogo, Paulo Gonçalves disse o seguinte:
Hoje foi uma ‘especial’ muito boa, a maior do rali, com 360 quilómetros cronometrados, andei bastante bem, apenas no segundo setor me descontrolei um bocado e acabei por ter uma pequeníssima queda, perdi algum tempo, mas no último setor recuperei, ganhei a ‘especial’ e recuperei tempo. Falta meio rali, por isso vamos continuar concentrados, a atacar, a CRF 450 Rally está a funcionar de forma extraordinária e a equipa HRC tem feito um trabalho fantástico”, disse “Speedy” Gonçalves.

A quinta etapa será em modo “maratona”, com os pilotos a ficarem inibidos de qualquer assistência mecânica por parte das equipas. O percurso, de São Francisco a Diamantina, será o maior da edição de 2014 do Rally dos Sertões, com um total de 645,44 quilómetros, dos quais 335,98 cronometrados.

Decorridas três etapas do Rally dos Sertões, no Brasil, o piloto esposendense Paulo Gonçalves ocupa a segunda posição, apenas atrás do espanhol Marc Coma, o seu maior rival na luta pelo título de 2014 do Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, estando ainda por disputar quatro etapas.


Paulo Gonçalves foi terceiro na primeira etapa do Rally dos Sertões

Paulo Gonçalves alcançou o terceiro melhor tempo na primeira de sete etapas que compõem a edição de 2014 do Rally dos Sertões, prova que decorre até ao próximo dia 30 de Agosto entre Goiânia e Belo Horizonte.

Depois da vitória no Prólogo, disputado no sábado, Paulo Gonçalves, Campeão do Mundo em título, optou por ser o terceiro piloto a partir para a primeira tirada e somente um pequeno problema nos primeiros quilómetros atrasaram o piloto oficial da Honda na luta pela vitória.

Percorridos os 155 quilómetros de ‘especial’ cronometrada, Paulo “Speedy” Gonçalves averbou assim o terceiro melhor tempo, 1h51m27s, mais 2m19s que o vencedor Marc Coma, o adversário mais direto na luta pelo título.

O Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno quer lutar pela vitória até ao final da jornada brasileira:
Hoje foi o primeiro dia de rali, estou bastante satisfeito com o desenrolar do dia de hoje, tive um pequeno problema no início da ‘especial’ e tive de parar para o resolver, acabei por perder pouco tempo e fazer terceiro da geral. Amanhã temos um dia já mais longo de rali e espero continuar concentrado e na luta pela vitória até ao final”, disse o piloto português, após a etapa inaugural da prova brasileira, no fim da qual Paulo Gonçalves surgia no terceiro lugar da geral provisória, a exatos 2m00s do líder, o espanhol Marc Coma.


Vitória de Paulo Gonçalves na segunda etapa do Rally dos Sertões

Na segunda etapa, que ligava Caldas Novas a Catalão com cerca de 200 quilómetros cronometrados, Paulo Gonçalves obteu o melhor tempo entre todos os pilotos, subindo assim ao segundo lugar da classificação geral, com um atraso de 39 segundos para o líder espanhol Marc Coma.

Paulo Gonçalves completou a especial, que foi encurtada face ao previsto, com o tempo de 1h45m37s, menos 1m02s que Jean Azevedo, piloto brasileiro da Honda Brasil, e menos 1m21s que Marc Coma.

O piloto português, Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, ocupa o segundo lugar da classificação geral:
Hoje foi um bom dia de rali, estava com um ritmo bastante forte, foi pena a ‘especial’ ter sido encurtada porque isso fez com que os que os quilómetros fossem poucos para eu recuperar mais algum tempo. Ainda assim recuperei cerca de 1m40s para o líder da corrida. Estou bastante contente, amanhã vamos ter mais 200 quilómetros de corrida e por isso irei tentar continuar neste ritmo de forma a conseguir um bom resultado”, salientou Paulo “Speedy” Gonçalves depois de registar o melhor tempo na segunda tirada.

Paulo Gonçalves segura o segundo lugar provisório nos Sertões

Na terceira etapa, a caravana ligou Catalão a Paracatu, com uma “especial” cronometrada na ordem dos 209 quilómetros e mais 150 de troços de ligação.

Depois da vitória no dia anterior, Paulo Gonçalves fez uma terceira etapa “limpa” no quarto dia do Rally dos Sertões.

A tirada desta terça-feira contemplou 360,45 quilómetros de percurso, dos quais 209,86 foram a contra-relógio e onde Paulo Gonçalves registou o terceiro melhor tempo, perdendo assim algum tempo para o vencedor Marc Coma e para o brasileiro Jean Azevedo, segundo classificado.

O piloto português, Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, abriu a “especial” e foi o primeiro a terminar:
Hoje foi uma ‘especial’ mais longa, com 210 quilómetros, arranquei na frente, terminei na frente, abri toda a ‘especial’, sabia que iria perder algum tempo mas estou extremamente satisfeito com o desempenho da Honda CRF 450 Rally, funcionou tudo na perfeição. Amanhã tenho uma ótima posição de largada com uma ‘especial’ de 330 quilómetros, espero andar concentrado, não falhar e recuperar tempo por forma a estar novamente próximo da liderança”, afirmou o piloto de Esposende.

A quarta jornada ligará Paracatu a São Francisco num total de 585,30 quilómetros, cerca de 330 a cronómetro.

Disputou-se este fim de semana, 23 e 24 de agosto, a Taça de Portugal de Maratonas para embarcações monolugares e bilugares, realizada em Darque, no Rio Lima, que contou com a presença de atletas do GCDR Gemeses e da Associação Rio Neiva.

A prova individual de séniores, realizada no sábado, foi ganha por Alfredo Faria, do GCDR Gemeses, ao cumprir o percurso de 30 km com o tempo de 2h09m51,21s, deixando Fernando Pimenta, do CN Ponte de Lima, a 38 segundos.
Na mesma prova Miguel Rodrigues, também do GCDR Gemeses, ficou em 3º lugar, a 1m24,31s do vencedor, seu colega de clube.
Vitor Gonçalves, Renato Costa e Manuel Morais, todos da Assoc. Rio Neiva, ficaram em 8º,14º e 18º, respetivamente.

Esta vitória de Alfredo Faria deveria garantir-lhe a ida ao Mundial de Maratonas, que vai decorrer em Oklahoma, nos Estados Unidos da América, em setembro, porém ficou apenas pré-selecionado, sucedendo o mesmo a Miguel Rodrigues.

Em K1 Juniores Masculinos, Tomé Cruz (Assoc. Rio Neiva), quedou-se na 33ª posição.

Joana Sousa, do Crestuma, ganhou a prova de seniores femininos, com Inês Saraiva (GCDR Gemeses) a ficar na 6ª posição.

Em K1 Junior Feminino, Marina Silva (GCDR Gemeses) ficou em 4º lugar e Helena Cruz (Assoc. Rio Neiva) em 9º.

O dia de domingo foi reservado para as provas das embarcações bilugares, com Alfredo Faria a repetir a vitória, agora acompanhado por José Ramalho, que representa o CF Vilacondense.
A dupla Miguel Rodrigues e José Maciel (GCDR Gemeses) foram os segundos classificados, enquanto as duplas Hugo Silva e Filipe Abreu (Assoc. Rio Neiva) e Vitor Gonçalves e Renato Costa (Assoc. Rio Neiva) ficaram em 6º e 7º lugares, respetivamente.

Em K2 Juniores Masculinos, Emanuel Vale Silva e Pedro Morgado da Silva (GCDR Gemeses) classificaram-se em 13º lugar.

Em K2 Séniores Femininos, a dupla Sandra Silva e Cindy Rigor (Assoc. Rio Neiva) foram as 5ªs classificadas.

Em C2 Juniores Masculinos, Daniel Miranda e Daniel Fernando (GCDR Gemeses) ficaram em 7º lugar.

Por equipas, o clube vencedor foi o Clube Náutico e Ponte de Lima, com o GCDR Gemeses a ficar com a 4ª melhor pontuação coletiva e a Associação Rio Neiva com a 13ª posição.


O FC Marinhas perdeu no último sábado, no jogo de estreia da edição 2014/2015 do Campeonato Distrital do Pró-Nacional, deslocação ao terreno do Arões SC, em Arões de São Romão, Fafe.

A derrota aconteceu pela margem mínima, 1-0, com o golo da equipa da casa a ser marcado aos 22 minutos da primeira parte.
O Arões SC acabou por tirar vantagem do maior tempo de preparação, face às três semanas de trabalho que separaram o início dos treinos do FC Marinhas do primeiro jogo oficial da época 2014/2015.

A equipa marinhense, orientada por Jó Faria, apresentou um onze inicial maioritariamente vindo da época transacta, com apenas quatro reforços: Orlando, Bruno Santos, Gil e Peão.

O FC Marinhas alinhou com:
Zé Luís; Salgado, Luis Amorim (Zola, 76'), Orlando, Bruno Santos; Jerónimo, Gil, Peão, Ruben Feiteira (Zé Barbosa, 63'); Rato e Carioca.

O FC Marinhas volta a jogar no próximo domingo, 31 de agosto, no Parque Desportivo de Marinhas, tendo como opositor o SC Maria da Fonte, que perdeu em casa por duas bolas a zero com o ADRC Terras de Bouro.

Paulo Gonçalves iniciou o Rally dos Sertões da melhor forma, ao ser o mais rápido no prólogo deste sábado, numa competição que decorre até ao próximo dia 30 de agosto entre Goiânia e Belo Horizonte.

Neste primeiro de oito dias cronometrados, Paulo Gonçalves, Campeão do Mundo em título, arrebatou o melhor tempo no Prólogo de 10 quilómetros de extensão, desenhado em redor do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, com um total de 6m01s, menos 19 segundos que o tempo gasto por Marc Coma, terceiro classificado, o adversário mais direto na luta pelo título.

O piloto esposendense está apostado em repetir a vitória na prova brasileira e assim dar um passo importante para a renovação do título mundial, visto que esta é a penúltima prova do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno.

Hoje começou o Rally dos Sertões com um pequeno Prólogo com cerca de 10 quilómetros, senti-me bastante bem com a moto, funcionou de forma perfeita. Venci o Prólogo, amanhã temos um dia de Rally já com mais de 180 quilómetros e temos de estar muito concentrados porque para mim é bastante importante conseguir um bom resultado”, salientou Paulo “Speedy” Gonçalves.

Amanhã, a primeira etapa do Rally dos Sertões ligará Goiânia a Caldas Novas, num total de 216,21 quilómetros, dos quais 155,65 serão a contra-relógio. Este será o primeiro confronto da caravana com os percursos rápidos e sinuosos, com travessias de riachos à mistura, tipicamente brasileiros.

A ADRC promove mais uma atividade, propondo desta vez uma descida do rio Cávado em kayak, no próximo domingo, 24 de agosto.

Os interessados podem efetuar a inscrição na Junta de Freguesia de Fonte Boa, na PRORIVER (junto do Sr. Belmiro), ou junto de algum membro da ADRC Fonte Boa, no máximo até ao dia 22 de agosto.

Os sócios tem um custo de inscrição de 10 euros, enquanto para os não-sócios são 12 euros.
Os participantes têm direito a transporte, seguro e a um prato de feijoada no final (a bebida é da responsabilidade de cada um).

Também há a possibilidade de adesão como associado da ADRC Fonte Boa, assim como a regularização do pagamento de quotas.

Para a realização da iniciativa a ADRC Fonte Boa conta com a colaboração da PRORIVER, empresa organizadora de eventos desportivos ao ar livre.

PROGRAMA:
07h45 - Concentração na Barca do Lago
08h00 - Saída pontual de Fonte Boa
12h30 - Hora prevista de chegada a Fonte Boa

No próximo dia 23 de agosto, sábado, realiza-se a 1ª edição da Summer Party 80´s, uma iniciativa organizada pela ACICE (Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende), em parceria com a em parceria com a Casa da Juventude de Esposende.

Este é um evento de música direcionado para os anos 80, que se realiza pela primeira vez em Esposende e que pretende animar o Parque Radical com várias iniciativas diferentes, que decorrem desde as 16h30 até às 02h00, tendo o desporto e a boa música como principais atracções.

Durante a tarde, desde as 16h30 será possível praticar diferentes actividades físicas de ginásio, nomeadamente aulas de Zumba e Combat, sendo que durante a noite será possível voltar atrás no tempo e dançar as músicas que marcaram a década de 80.

“A Música dos Anos 80 Invade Esposende” é o lema de uma noite que será memorável para todos os participantes.

O recinto contará ainda com a presença de vários bares do concelho de Esposende e os dois principais ginásios: Pé no Rio, Kastrus River Club, ParaKi, Savanna Caffé, Triângulo BAR 360º, Esposende 2000, Project Gym, Portugal Fit, Dj M e Dj Luciano.

A entrada é gratuita e a animação está garantida.

A época oficial do FC Marinhas conhece este sábado, 23 de agosto, o seu pontapé de saída com a deslocação ao terreno do Arões SC, conjunto do concelho de Fafe.

O jogo referente à 1ª jornada do Campeonato Pró-Nacional, versão 2014/2015, tem início às 16 horas.

A equipa sénior será novamente orientada por Jó Faria, tendo como adjunto Rui Vasquinho, e tem como principal objetivo a realização de uma época tranquila.

O clube marinhense é o único clube do nosso concelho que esta época disputa a divisão maior do futebol sénior distrital, depois da despromoção da AD Esposende na época passada.

Entretanto, na noite desta sexta-feira, 22 de agosto, o FC Marinhas promove um jantar de comemoração dos seus 47 anos, cumpridos no passado dia 6 de agosto.

PRÓ-NACIONAL | 1ª jornada | Sábado, 23 Agosto
16h00 - Arões SC x FC MARINHAS » Arões São Romão - Fafe

Paulo Gonçalves prepara-se para iniciar a sua participação no Rali dos Sertões que começa no próximo dia 23 de agosto, sábado, tendo viagem marcada para o dia de hoje, rumo ao Brasil.

Esta é a quinta e penúltima prova do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno em motos, no qual Paulo Gonçalves se encontra na terceira posição com 44 pontos, a um ponto do seu colega de equipa na Honda, Joan Barreda, e a 6 pontos do atual líder da classificação e que à partida é o seu maior rival, o também espanhol Marc Coma, da KTM.

No ano passado, o piloto esposendense foi o vencedor do Rali dos Sertões, cuja vitória em muito contribuiu para a conquista do título de Campeão do Mundo de TT 2013.

Paulo Gonçalves fez uma breve antevisão das perspetivas para este rali:
"Amanhá [hoje] parto rumo ao Brasil para mais uma edição do Rally dos Sertões, penúltima prova do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. Tudo está em aberto, permaneço na luta pela renovação do título mundial e o objetivo parte por repetir a vitória no Brasil!", disse.

No sábado realiza-se um prólogo para definir a ordem de largada do dia seguinte, domingo, para a 1ª etapa.

Esta semana a AD Esposende inicia mais uma época desportiva e formativa para os seguintes escalões de formação: INICIADOS (A e B), JUVENIS e JUNIORES, com a realização dos primeiros treinos das equipas que servirão também para captação de novos atletas interessados em mostrar as suas capacidades e valor e representarem a camisola da ADE para a próxima época.

As datas e horários de início dos treinos, a decorrer no Estádio Padre Sá Pereira, são os seguintes:
Iniciados A (2000) - 19 de Agosto - 10:30h
Juvenis - 20 de Agosto - 19:00h
Juniores - 21 de Agosto - 17:00h
Iniciados B (2001) - 23 de Agosto - 10:30h

Para esclarecimentos adicionais podem contactar pelo endereço de email ade1978esposende@gmail.com ou pela página do facebook.

O FC Marinhas recebe hoje o Varzim SC, pelas 19 horas num jogo que serve de apresentaçção da equipa marinhense que vai competir no Pró-Nacional 2014/2015, aos seus adeptos.

Quanto aos reforços, para além dos três anteriormente anunciados - Orlando, Gil e Zé Barbosa - está confirmada a aquisição do defesa esquerdo Bruno Tomás (ex junior do CF Fão).

Numa política contínua de aposta nos jovens valores oriundos das equipas de formação, nove jogadores transitam dos juniores para os séniores.

Plantel provisório do FC Marinhas - época 2014/2015:
GR: Zé Luís
Defesas: Salgado, Zola, Luis Amorim, Joel, João Carlos, Quiroga (ex junior), Mix (ex junior), Marco (ex junior), Orlando (ex Forjães SC), Bruno Tomás (ex junior CF Fão)
Médios: Jerónimo, Mano, Pirra, Barbosa (ex junior), Matias (ex junior), Gil (regresso após paragem)
Avançados: Ruben Feiteira, João André Rato, Carioca, Pedro (ex junior), Rodrigo (ex junior), Beto (ex junior), Zé Barbosa (ex UD Vila Chã)

Esta aposta, mostra a politica que este clube adoptou de uns anos a esta parte, mesclando juventude de qualidade dos departamentos jovens com a experiência de jogadores mais velhos.

São esperados mais alguns reforços, nomeadamente um guarda-redes, um central, dois médios e um avançado, que fecharão o plantel.
O clube tem neste momento no plantel 17 elementos oriundos da sua formação e a maior parte dos restantes, quase na totalidade, têm no mínimo três a quatro épocas de clube.

A Seleção Nacional AA de Futebol Feminino está a estagiar no nosso concelho, hospedada no Hotel Axis Ofir, tendo em vista o jogo de preparação contra a congénere da Escócia, que se vai realizar na quarta-feira, 20 de agosto, pelas 18 horas em Viana do Castelo, no Estádio Dr. José de Mato.

O mesmo acontece com seleção escocesa, que está concentrada no mesmo hotel.

As duas seleções já treinaram no Estádio de Vila Chã esta segunda-feira.

As convocadas de Portugal para o jogo com a Escócia:
CA Ouriense/Workfone: Bárbara Pragana, Diana Silva, Filipa Rodrigues e Margarida Marques;
 CF Benfica: Elsa Ventura, Matilde Fidalgo e Mafalda Marujo;
 Chelsea FC: Ana Marques Borges;
 FD Laura Santos: Sílvia Rebelo;
 FC Rossiyanka: Carolina Mendes;
 FF Yzeure Allier Auvergne: Patrícia Morais;
 Linköpings FC: Cláudia Neto e Jéssica Silva;
 MSV Duisburg: Carole Costa e Dolores Silva;
 SC Sand: Tatiana Pinto;
 UTB/TSC: Mónica Mendes;
 Valadares Gaia FC: Neide Simões e Regina Pereira;
 VGA Saint-Maur: Mélissa Gomes

Nos últimos dias tem-se assistido a uma troca de 'galhardetes' entre o Clube Futebol de Fão e o Futebol Clube de Marinhas, perceptível através das respetivas páginas oficiais da rede social do facebook.

Em causa está, ao que parece, a mudança do treinador de futebol de formação Ricardo Costa do CF Fão para o FC Marinhas e a associada vinda dos jogadores que eram por si treinados no clube fangueiro.

O CF Fão emitiu um comunicado em que coloca em causa a postura do treinador e do coordenador do futebol jovem do clube marinhense, Rui Vasquinho.
A resposta do FC Marinhas não tardou, igualmente por intermédio de comunicado, no qual defende o seu coordenador.

O comunicado do CF Fão:
(clicar nas imagens para ampliar)



A resposta do FC Marinhas:
(clicar nas imagens para ampliar)


A canoísta esposendense Teresa Portela é atleta o SL Benfica e por isso mesmo foi convidada a mostrar as medalhas internacionais conquistadas em 2014, assim como João Ribeiro, também do nosso concelho, e ainda Joana Vasconcelos.

As duas canoístas femininas deram uma volta ao relvado da Luz antes do início do jogo de futebol entre o SL Benfica e o FC Paços de Ferreira, realizado este domingo, 17 de agosto, a contar para a 1ª jornada da 1ª Liga Portuguesa e foram uma vez mais aplaudidas pelo público presente no Estádio da Luz, tal como já sucedera em anos anteriores, numa prova de reconhecimento pela representatividade que oferecem ao clube encarnado e à canoagem portuguesa.

Teresa Portela descreveu o momento:
«Hoje tive a oportunidade e o prazer de vir ao Estádio da Luz partilhar as minhas medalhas com os benfiquistas!
Obrigada SL Benfica por todo o apoio! É bom fazer parte deste Clube!»

João Ribeiro com as medalhas que tencionava
mostrar aos adeptos benfiquistas.
Por sua vez, João Ribeiro também devia ter feito uma "volta de honra" ao Estádio da Luz, mas não conseguiu chegar a tempo dessa homenagem, sendo posteriormente recebido e agraciado pelo Presidente do SL Benfica, Luis Filipe Vieira.

Antes, João Ribeiro já tinha descrito as ocorrências de uma época que agora termina:
«A época acabou e nem sei por onde começar. Este ano não começou como eu queria, a meio da pré-época uma lesão na lombar impediu-me de treinar mais de dois meses e fez-me passar por um processo muito complicado ao ponto de não conseguir participar nas competições nacionais e nas taças do mundo. 
Felizmente consegui, juntamente com os fisioterapeutas (a quem agradeço do fundo do coração), resolver o problema… ou pelo menos aprendi a controlar a dor.
Durante e após este processo contei sempre com o apoio de todos os responsáveis, desde o meu clube, passando pelos técnicos nacionais e federação, e todos acreditaram que era possível eu participar no europeu e no Mundial.
Assim foi, treinei bastante para recuperar o tempo perdido, e participei no Europeu onde consegui, juntamente com os meus colegas, um fantástico 3º lugar no k4 1000m. Para nós foi um grande resultado devido ao pouco treino que eu tinha e que também tínhamos em conjunto.
Participei também no k2 500m onde fomos Campeões da Europa, e juntamos este título ao de Campeão do Mundo de 2013.
Depois desse europeu sabíamos que tínhamos 3 semanas para preparar o mundial onde cada dia que passava era um dia melhor para nós, porque sabíamos que os barcos podiam andar muito mais do que andaram no europeu.
Em conjunto com a federação acordamos que havia a necessidade de fazer um estágio num local diferente e isolado, para que a concentração fosse máxima.
Depois desse estágio estávamos conscientes das nossas capacidades e sabíamos que estávamos preparados para enfrentar o Mundial.
Já no Campeonato do Mundo o primeiro dia de provas não correu bem, falhando a final A de k2 1000m com alguma infelicidade mas levantamos a cabeça e fomos para a final B com vontade de mostrar o nosso valor conquistando o tempo de 3.09min, sem dúvida um dos melhores tempos alguma vez feito por um k2 Português. Contudo o melhor estava reservado para domingo. Depois de fazer história colocando o k4 Português pela primeira vez numa final do Mundial, fizemos mais e melhor e conseguimos conquistar o título de Vice-campeões do Mundo.
Apesar da época não ter começado da melhor forma posso concluir que, enquanto atleta individual e em equipa, demos o nosso melhor e não deixamos que o nome de Portugal passasse despercebido em todas as competições onde participamos.
Obrigado a todas as pessoas que me acompanham.
Obrigado Proriver Atividades Turísticas, obrigado Body Energy, obrigado Under Armour Portugal, obrigado Esposende 2000, obrigado Nelo Kayaks obrigado SLBenfica.
Boas férias a todos, e que venha 2015!», disse em jeito de balanço.

Rafael Lopes, jogador natural de Gemeses, foi o grande responsável por impedir que o Sporting CP deixasse Coimbra com os três pontos na bagagem, permitindo ao mesmo tempo que a Académica começasse a nova temporada de forma positiva, batendo o pé a um dos candidatos ao título.

O golo do avançado de 23 anos surgiu já no período de compensação e levou ao desespero os jogadores e adeptos leoninos, que estavam em vantagem desde a primeira parte (minuto 15), em contraste com a festa natural feita pelos apoiantes dos estudantes.

O golo de Rafael Lopes no jogo com o Sporting teve um sabor duplamente especial para o avançado da Académica, que se estreou a marcar em partidas oficiais pela equipa de Coimbra.
«Era um golo que procurava há muito tempo. No ano passado tive muitas infelicidades, golos anulados e boas exibições dos guarda-redes. Comecei com o pé direito, pena não termos ganho. Estou contente com o golo e o empate», afirmou, em declarações à Sport TV, para depois prosseguir:
«Entrámos algo tímidos, muitos jogadores não tinham jogado na Europa e isso causou algum nervosismo. Na segunda parte estivemos por cima e construímos várias ocasiões para marcar», disse.

Golo de Rafael Lopes: Académica vs Sporting CP [16/08/2014]:



Este golo teve ainda o significado de terminar com o jejum de golos de Rafael Lopes no principal escalão que já durava há mais de dois anos.

Esta é a quarta temporada que Rafael Lopes compete ao mais alto nível, embora com uma interrupção de meia época - na época passada apenas ingressou na Académica em janeiro após ter estado inicialmente em destaque no Penafiel, que na altura competia na Segunda Liga.
Antes da turma de Coimbra, o futebolista natural de Esposende passou por Vitória de Setúbal (2011/2012) e Moreirense (2012/2013), sendo que antes do encontro com o Sporting tinha sido ao serviço dos sadinos que tinha apontado o último golo.

A 12 de maio de 2012, na derrota caseira do Vitória de Setúbal frente ao Benfica por 1-3, Rafael Lopes tinha marcado pela última vez na Primeira Liga. Eduardo, na altura, tinha sido a última vítima do jovem atacante, sendo que agora foi a vez de outro guarda-redes internacional português, Rui Patrício, sofrer um golo dele.

Um golo que pode moralizar e catapultar Rafael Lopes para uma época de afirmação, ele que fez parte da seleção de sub-20 de Portugal que em 2011 conquistou o segundo lugar no Campeonato do Mundo da categoria e que apenas foi travada na final pelo Brasil.

No entanto, aos 23 anos, o jovem avançado formado na AD Esposende e no Varzim SC ainda procura conquistar o seu espaço de afirmação no futebol português e está apostado em consegui-lo esta temporada. Para já, pela primeira vez na carreira foi titular na primeira jornada da Primeira Liga e revelou ter sido uma aposta certeira de Paulo Sérgio.

No próximo domingo, 17 de agosto, o Largos dos Bombeiros vai receber a iniciativa GINÁSTICA NA PRAÇA - ZUMBA, com o início marcado para as 10h30.
A participação é gratuita.

Antes, pelas 9h30, vai-se realizar uma CAMINHADA SOLIDÁRIA, a reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Esposende, num percurso com 6 quilómetros de extensão e um nível de dificuldade baixo.
A inscrição tem um custo de 2 euros e a partida dá-se no Largo dos Bombeiros.

Entre os dias 15 e 17 de agosto realiza-se o 1º Ocean Racing European Championship – Nelo Summer Challenge, numa ligação entre Apúlia - Esposende e Vila do Conde.

A primeira edição Campeonato da Europa de Canoagem de Mar terá como ponto de partida a praia de Apúlia, depois de em 2013 ter sido na praia de Ofir, Fão, o arranque da primeira edição do Campeonato do Mundo da mesma especialidade.

Embora a logística do evento esteja concentrada sobretudo em Vila do Conde, local da chegada, Esposende concerteza também beneficiará com o envolvimento numa competição que está a dar os primeiros passos.

Espera-se a participação de bastantes atletas, em representação de um significativo número de países - aponta-se para mais de 20 países. Os participantes terão de percorrer uma distância de aproximadamente 20 quilómetros.

Portugal estará representado nesta competição com um conjunto de atletas convocados após o Campeonato Nacional de Canoagem de mar, que decorreu no fim de semana passado em Esposende.

A competição está marcada para os dias 15 e 17 de Agosto, sendo a data prevista a 16, sábado, mediante a previsão de melhores condições atmosféricas para a prática da modalidade.

Estarão também presentes alguns dos principais canoístas mundiais, entre os quais alguns portugueses, que participarão em duelos de demonstração, como forma de promover a competição, numa iniciativa da Nelo Mar Kayaks.

Para mais informações e inscrições visitar o sitio: http://www.cm-esposende.pt/EcoEmotions/

A Associação Desportiva de Esposende anunciou Edgar Morais e Joaquim Jorge como diretores técnicos, respetivamente, do Departamento de Formação e do Departamento Juvenil para a época 2014/2015.

Edgar Morais, conhecido também por "Didi", será o responsável pela coordenação dos escalões de formação de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, numa linha de continuidade do trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos.

Joaquim Jorge regressa à AD Esposende, depois de ter sido jogador na década de 90, ficando responsável pela coordenação das equipas de Iniciados (A e B), Juvenis e Juniores, oferecendo uma vasta experiência na tentativa de recolocar estas equipas em patamares competitivos mais altos a nível distrital.

Os treinos, com captações incluídas, das suas equipas de formação decorrerão no Estádio Padre Sá Pereira e iniciam-se nas seguintes datas:
• Iniciados A - 19 de Agosto
• Juvenis - 20 de Agosto
• Juniores - 21 de Agosto
• Iniciados B - 23 de Agosto

A composição das equipas técnicas do futebol de formação, bem como os horários dos treinos serão divulgados oportunamente.

No passado dia 8 de agosto, sexta-feira, realizou-se uma Assembleia Geral do CF Fão que serviu para a apresentação e aprovação do Relatório de Contas da época passada e eleição dos órgãos sociais do Clube de Futebol de Fão.

Como se previa, Paulo Sérgio Campos foi reeleito Presidente do CF Fão para a época 2014/2015, uma vez que apresentou a única lista que se candidatou a assumir os destinos do clube.

Os Órgãos Sociais do Clube de Futebol de Fão para 2014/2015 é composto por:

MESA DA ASSEMBLEIA
Presidente: Berta Filipa Gonçalves Viana
Vice-Presidente: Ernestino Alves Magalhães
Secretário: Alberto Francisco Amaro Ferreira

CONSELHO FISCAL
Presidente: João Agostinho Oliveira Peixoto
Vice-Presidente: Luís Daniel de Sousa Fernandes
Relator: Artur Manuel Rodrigues Mateus

DIREÇÃO
Presidente: Paulo Sérgio Hipólito Reis Pedrosa Campos
Vice-Presidente: José António Fernandes de Sá Machado
Secretário: José António Capitão Machado
Tesoureiro: Tiago Miguel Pereira Reis do Vale
Vogal: Rui Antero Sinaré Ferreira
Vogal: José Francisco Torres Fernandes
Vogal: Alberto Gaifém Miranda
Vogal: Paulo Eiras Martins
Vogal: Fernando Eurico Fonseca Gonçalves
Vogal: Manuel da Mota Lopes
Vogal: António Maria Cacigal Olival

O jovem futebolista Kiki Afonso, de 19 anos (completa 20 anos em dezembro deste ano), tudo indica que vai permanecer durante a nova época ao serviço do Atlético CP, clube pelo qual se prepara para disputar a 2ª Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Depois de se lhe ter apontado outros possíveis destinos, a verdade é que Kiki Afonso já realizou três jogos oficiais pelo clube de Alcântara, dois jogos da Taça da Liga e o jogo da jornada inaugural do campeonato da 2ª liga. Em todos esses jogos alinhou de início, completando os 90 minutos.

O Atlético CP tem como objetivo fundamental para esta nova época a afirmação no segundo escalão do futebol nacional e evitar todos os sobressaltos ocorridos na última época, na qual foi o último classificado, tendo conseguido a permanência em último recurso, por questões administrativas.

O Kiki é natural de Vila Chã e iniciou a sua formação desportiva no FC Marinhas, tendo ido para o FC Porto com idade de iniciado. Representou as cores azuis e brancas durante algumas épocas e em juniores mudou-se para o Rio Ave FC, onde em 2012/2013 teve oportunidade de se estrear na nossa principal liga profissional.
Na época transacta, no seu primeiro ano enquanto sénior, acabou por ingressar num clube inglês, tendo passado por uma fase menos positiva.
Em janeiro deste ano, na reabertura do período de transferências, regressou a Portugal para representar o Atlético CP, no qual começou a jogar com mais regularidade, especialmente nos dois/ três últimos meses.

A Zona Ribeirinha de Esposende foi o ponto de chegada da sexta e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2014, com a largada dos cerca de cem participantes a dar-se em Castelo do Neiva.

Com as condições do mar e de vento pouco favoráveis aos canoístas, a soprarem de sul para norte, a prova servia para se encontrar os campeões nacionais nas diversas categorias desta especialidade de canoagem.

Por outro lado, esta última etapa serviu também para as derradeiras opções de convocatória da selecção nacional para o campeonato europeu que no próximo fim-de- semana se disputa entre Apúlia e Vila do Conde.

A prova contou com a participação de atletas do CN Fão e do GCDR Gemeses, com o clube náutico fangueiro a conseguir o 4º lugar final da classificação por equipas.

A nível individual, Hugo Lima (CN Fão) subiu ao lugar mais alto do pódio em K1 Absoluto Masculino.
Em OC1 Absoluto Masculino, Artur Pereira e Bruno Cruz chegaram, por esta ordem, nas duas primeiras posições.
Em SS1 Veterano B, Jorge Gomes (GCDR Gemeses) também saiu vencedor na prova realizada entre Castelo do Neiva e Esposende (Fão - Ofir).
Em SS1 Veterano C, Carlos Cruz (CN Fão) alcançou o 4º lugar na prova deste fim de semana.
Em SS1 Sénior Masculino, Alfredo Faria (GCDR Gemeses) ficou em 4º lugar. Artur Pereira, José Pedras, Ruben Cruz e António Rodrigues, todos do CN Fão, alcançaram os 9º, 12º e 13º lugares, respetivamente, enquanto António Rodrigues desistiu.
Em SS1 Junior Masculino, Óscar Silva e Vitor Lagoela, ambos do CN Fão, terminaram a prova no 5º e 6º lugar, respetivamente.
Em SS1 Junior Feminino, Raquel Torres (CN Fão) terminou a prova no 3º lugar.

No passado sábado, 9 de agosto, decorreu a cerimónia de inauguração das obras de requalificação e da colocação do relvado sintético no Estádio Horácio Queirós.

Forjães viveu, no passado dia 9 de agosto, um dia histórico, com a inauguração das obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós. A população compareceu em grande número à cerimónia, que ficará registada na história da freguesia e do Forjães Sport Club, como assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e na qual marcaram também presença diversas individualidades, particularmente do mundo do futebol.

A intervenção consistiu na beneficiação do recinto desportivo, que foi alargado e dotado de um relvado sintético de última geração, execução de novos muros de vedação e requalificação dos espaços interiores, nomeadamente dos balneários, lavandaria e ginásio, além da criação de um espaço de receção e atendimento.

A obra representou um investimento de aproximadamente 250 mil euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal. O Presidente Benjamim Pereira referiu que a política de apoio à prática desportiva do Município é ampla e abrangente, incluindo desde a requalificação de equipamentos, apoio nas inscrições de atletas, disponibilização do Centro Municipal de Medicina Desportiva, a existência de um plano da formação para os vários agentes e ainda a realização dos mais variados eventos desportivos, que prestigiam e promovem Esposende, quer em termos nacionais quer internacionais. Assinalando que a intervenção no Estádio do Forjães Sport Club foi executada com o dinheiro dos munícipes e garantindo que “está integralmente paga”, Benjamim Pereira afirmou que a obra deve orgulhar todos os esposendenses e os forjanenses em particular. Deixou claro que o investimento do Município se justifica, atendendo à história do clube, recheada de sucessos, traduzida em 48 anos de atividade ininterrupta, frisando ainda que, “apesar da conjuntura desfavorável, é um clube que não tem dívidas”.

Exaltando a excelência do renovado Estádio Horácio Queirós, paralela à dos estádios de Fão, Esposende e de Marinhas, o Presidente da Câmara Municipal disse que os atletas do Forjães Sport Club dispõem agora de melhores condições para a prática desportiva e apelou ao regresso daqueles que, entretanto, ingressaram noutros clubes.

Benjamim Pereira recordou que a execução da empreitada foi “uma caminhada longa e penosa”, um processo moroso marcado por vários constrangimentos, pelo que fez questão de enaltecer publicamente a coragem e a persistência dos dirigentes do Forjães Sport Club, para quem pediu uma salva de palmas, destacando ainda o trabalho do executivo, atual e anterior, da Junta de Freguesia de Forjães.

Em jeito de sugestão, o Presidente do Município abordou a possibilidade de o “novo” estádio e as Piscinas Municipais de Forjães serem rentabilizadas em favor da comunidade educativa, dado que ambos os equipamentos se localizam nas imediações da Escola Básica do Baixo Neiva e do novo Centro Escolar de Forjães, que será inaugurado no próximo mês de setembro.

Manifestamente feliz, o Presidente da Direção do Forjães Sport Club afirmou estar a viver “um dia grande, de festa, de concretização de um sonho”. Fernando Neiva agradeceu, por isso, à Câmara Municipal o investimento que veio conferir melhores condições de trabalho aos cerca de 150 atletas do clube, repartidos entre a equipa sénior e os escalões de formação, incluindo uma equipa feminina. “Com este relvado temos que ser mais ambiciosos em termos de resultados”, afirmou, expressando o desejo de que mais atletas possam ingressar no clube.

O dirigente agradeceu o empenho do Município na concretização da obra, assim como o apoio concedido ao nível dos escalões de formação, possibilitando a prática desportiva aos mais jovens, e estendeu os agradecimentos à Junta de Freguesia de Forjães pelo papel que teve no processo de execução da empreitada.

A satisfação de ver concretizada uma aspiração antiga das gentes de Forjães foi igualmente expressa pelo Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Ribeiro. O Autarca felicitou a Câmara Municipal por ter tornado o sonho realidade e enalteceu a postura dos membros da atual direcção, que integravam a anterior Comissão Administrativa, por terem sabido ultrapassar os constrangimentos inerentes à execução da obra.

Em nome da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o diretor técnico nacional Silveira Ramos regozijou-se com a intervenção efectuada, dizendo que permitiu transformar o Estádio Horácio Queirós “num grande equipamento desportivo moderno”, do qual beneficiarão muitos atletas. O dirigente da FPF saudou a parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, a Junta de Freguesia de Forjães e o Forjães Sport Club, que permitiu concretizar a obra, sem a ajuda das instituições desportivas nacionais.

Estiveram ainda presentes na cerimónia os representantes do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Associação de Futebol de Braga, que felicitaram os intervenientes pela concretização da obra.

A bênção das obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós esteve a cargo do Pároco de Forjães, Padre José Manuel Ledo, tendo a cerimónia de inauguração incluído o encontro de Glórias do Passado do Forjães Sport Club, um jogo entre Glórias do Passado/Emigrantes, o Desfile/Apresentação de Artigos do clube, o desfile das equipas do Forjães Sport Clube, um jogo entre o plantel sénior e, por fim, um lanche/jantar convívio.
Fonte: Serviço de comunicação da C.M. Esposende

Terminou ontem, domingo, o Campeonato do Mundo de Velocidade em Canoagem realizado em Moscovo, Rússia, dia em que Portugal conseguiu a sua única medalha na competição, com o segundo lugar alcançado pela embarcação K4 1000 metros, tripulada pelo  esposendense João Ribeiro, Fernando Pimenta, Emanuel Silva e David Fernandes.

A tripulação portuguesa completou a prova com 2m46,939s, 0,214 segundos atrás dos vencedores, o K4 checo que já tinha conquistado o título europeu no mês passado, e à frente da tripulação húngara.

TRIPULAÇÃO ESPANHOLA PODE TER “IMPEDIDO” PORTUGAL DE CONQUISTAR O OURO

Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes tornaram-se vice-campeões do Mundo e, muito provavelmente, viram o azar de Espanha retirar-lhes a medalha de ouro.

A “caminhar” para a parte decisiva da prova, a tripulação espanhola perdeu o leme e a embarcação descontrolou-se, invadido a pista portuguesa e raspando ainda no barco – os lusos pararam, momentaneamente, de pagaiar e, com isso, poderão ter perdido o lugar mais alto do pódio.

RESULTADO HISTÓRICO

Feito histórico conseguido por Fernando Pimenta,
João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes.
Esta medalha de prata tornou-se um feito histórico para a canoagem portuguesa, por ter sido a primeira medalha conseguida em mundiais nas distâncias olímpicas. Para além deste feito, as quatro presenças em Finais A fizeram com que Portugal alcançasse a sua melhor prestação em Campeonatos do Mundo.

Até ao momento, Portugal tinha conquistado quatro medalhas em Mundiais de canoagem de velocidade, mas sempre em distâncias não olímpicas.

José Garcia foi o primeiro a dar uma medalha a Portugal com o terceiro lugar em K1 10.000 metros, em 1989, na Bulgária, cujo feito foi repetido, 20 anos depois, no Canadá, por Teresa Portela, Beatriz Gomes, Helena Rodrigues e Joana Sousa, em K4 200 metros.

Em 2010, na Polónia, a dupla Fernando Pimenta e João Ribeiro foi vice-campeã do Mundo em K2 500 metros, prova que o mesmo João Ribeiro se sagrou campeão do Mundo em 2013, na Alemanha, com Emanuel Silva.

Teresa Portela terminou em 5º e 7º lugar, nas finais de K1 500m e 200m, respetivamente

Teresa Portela em duas finais.
Duas das presenças nas finais das medalhas foram asseguradas por Teresa Portela.
A canoísta de Gemeses, começou o dia de ontem por participar na final de K1 500 metros, tendo chegado com o 5º melhor registo, com o tempo de 1m52,055s. Esta prova foi ganha pela húngara Danuta Kozak, seguida da neozelandesa Lisa Carington e por Bridgitte Hartley, da África do Sul.
Pouco depois voltou a entrar em cena para a largada da final de K1 200 metros, terminando com o 7º melhor tempo.
Duas finais em distâncias olímpicas para Teresa Portela que regressa aos Mundiais com excelentes prestações.

A canoísta esposendense teceu os seguintes comentários sobre a sua participação no mundial de 2014:
"Apesar de não ter conseguido largar bem nas minhas finais, consegui fazer ainda assim boas provas!!! 
Mas o facto de ter sido consistente, estando presente em todas as finais, faz deste ano, um bom ano, e muito importante para ganhar confiança, mas ainda há muito para melhorar!", disse.

A 4ª final principal foi conquistada por Hélder Silva, em C1 200 metros, na qual terminou em 8º lugar.

João Ribeiro e Teresa Portela, os canoístas de Esposende presentes no Campeonato do Mundo de Canoagem de Velocidade que está a decorrer em Moscovo desde ontem (5ª feira), já iniciaram as suas participações na prova.

Após os dois primeiros dias de competição, a prestação portuguesa (e dos atletas do nosso concelho) pode ser caracterizada com um sabor agridoce.

O Campeonato do Mundo de Canoagem de Velocidade arrancou ontem, 5ª feira, num dia em que todas (três) as embarcações portuguesas que entraram em ação viram-se arredadas da regata decisiva das medalhas, a Final A, nas respetivas categorias, nomeadamente em K1 1000m (Fernando Pimenta), em K2 1000m (Emanuel Silva e João Ribeiro) e em K4 500m feminino.

Na competição que está a decorrer em Moscovo, os Campeões da Europa e do Mundo em K2 500m, distância não olímpica, Emanuel Silva e João Ribeiro uniram-se agora no K2 1000m (distância olímpica), tendo falhado o objetivo por apenas um lugar, na repescagem do terceiro melhor tempo das quatro séries.

A dupla do Sporting CP (Emanuel Silva) e do SL Benfica (João Ribeiro) concluiu a sua regata em 3m32,294s e ainda alimentou, até à última, a ilusão da final, mas a quarta semifinal foi mais rápida em cerca de três segundos e os portugueses foram assim relegados para a Final B, onde vão disputar os lugares do 10º ao 18º.

O canoísta esposendense João Ribeiro, assim como Emanuel Silva, terão oportunidade de se "vingarem" deste desfecho na prova de K4 1000 metros, onde partilham a embarcação com Fernando Pimenta e David Fernandes.

Quanto ao K1 1000m, Fernando Pimenta esteve aquém do esperado, ao ser relegado para a Final B depois de ser terceiro na sua semifinal (a Final A apenas estava aberta aos primeiros dois atletas e ao terceiro melhor tempo de todas as semifinais), longe da ambição revelada nos últimos anos, quando reclamava uma oportunidade no K1, por se considerar o canoísta português mais rápido nesta distância.

O K4 500m feminino, tripulado por Joana Vasconcelos, Maria Cabrita, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues, esteve ao nível possível neste momento, não indo além do sexto lugar na sua semifinal, que apenas dá direito à Final B, a ser disputada no sábado.

Na manhã desta sexta-feira, hoje, Teresa Portela apurou-se para a Final A de K1 500m ao terminar na 2ª posição da 3ª semifinal, com o tempo de 1m48,938s, atrás da campeã olímpica, Lisa Carrington (NZL). A Final A será disputada no domingo, pelas 7h03m.

A canoísta de Esposende também compete nestes mundiais na categoria de K1 200 metros femininos, tendo já realizado a respetiva eliminatória, onde alcançou a 2ª posição e a qualificação para a semifinal que se realizará no sábado.

Quem também conseguiu o apuramento para a final das medalhas foi o K4 1000 metros masculino, com João Ribeiro, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e David Fernandes, ao vencer a 2ª semifinal da distância. A Final A terá lugar no domingo, às 8h15m.

Já é conhecido o resultado do sorteio do Campeonato do Pró-Nacional da AF Braga, que conta com o FC Marinhas, entre as dezoito equipas participantes, sendo a única equipa do concelho de Esposende na divisão maior do futebol sénior distrital, depois da despromoção da AD Esposende na época passada.

O conjunto marinhense, uma vez mais conduzido por Jó Faria, vai iniciar a competição com a deslocação ao terreno do Arões SC a 24 de agosto.
O primeiro jogo em casa acontecerá no fim de semana seguinte, 31 de agosto, em que o FC Marinhas recebe o SC Maria da Fonte.
O fecho da época dá-se com a deslocação ao estádio do GD Porto D'Ave a 17 de maio de 2015.

Calendário do FC Marinhas:
1ª jornada | 18ª jornada
24/08/2014 | 04/01/2015 » Arões SC vs FC MARINHAS

2ª jornada | 19ª jornada
31/08/2014 | 11/01/2015 » FC MARINHAS vs SC Maria da Fonte

3ª jornada | 20ª jornada
07/09/2014 | 18/01/2015 » CC Taipas vs FC MARINHAS

4ª jornada | 21ª jornada
14/09/2014 | 01/02/2015 » FC MARINHAS vs Brito SC

5ª jornada | 22ª jornada
21/09/2014 | 08/02/2015 » Merelinense FC vs FC MARINHAS

6ª jornada | 23ª jornada
28/09/2014 | 15/02/2015 » FC MARINHAS vs CCD Desportivo Ronfe

7ª jornada | 24ª jornada
05/10/2014 | 22/02/2015 » São Paio D'Arcos FC vs FC MARINHAS

8ª jornada | 25ª jornada
12/10/2014 | 08/03/2015 » FC MARINHAS vs AD Ninense

9ª jornada | 26ª jornada
19/10/2014 | 15/03/2015 » CD Celoricense vs FC MARINHAS

10ª jornada | 27ª jornada
26/10/2014 | 22/03/2015 » FC MARINHAS vs CD Celeirós

11ª jornada | 28ª jornada
02/11/2014 | 29/03/2015 » ADRC Terras de Bouro vs FC MARINHAS

12ª jornada | 29ª jornada
09/11/2014 | 12/04/2015 » FC MARINHAS vs GD Serzedelo

13ª jornada | 30ª jornada
16/11/2014 | 19/04/2015 » FC MARINHAS vs AD Águias da Graça FC

14ª jornada | 31ª jornada
23/11/2014 | 26/04/2015 » GD Joane vs FC MARINHAS

15ª jornada | 32ª jornada
30/11/2014 | 03/05/2015 » FC MARINHAS vs FC Amares

16ª jornada | 33ª jornada
07/12/2014 | 10/05/2015 » GD União Torcatense vs FC MARINHAS

17ª jornada | 34ª jornada
14/12/2014 | 17/05/2015 » FC MARINHAS vs GD Porto D'Ave

De modo a preparar-se para o Campeonato do Pró-Nacional da AF Braga, que se inicia a 24 de agosto, a equipa sénior do FC Marinhas tem agendados, para já, três jogos amigáveis.

O primeiro é já este sábado, 9 de agosto, com o conjunto marinhense a receber no Parque Desportivo de Marinhas o CD Celeirós, pelas 18 horas, com entrada livre.

A 14 de agosto, 5ª feira, o FC Marinhas recebe no seu estádio o Vila Fria, pelas 20h00.

Na 3ª feira seguinte, 19 agosto, dia do município, realiza-se o jogo de apresentação oficial dos marinhenses, para o qual terão como convidado o SC Vianense. O jogo está marcado para as 19 horas.

Já são conhecidos os treinadores das equipas de Benjamins B e Traquinas A do FC Marinhas para a época 2014/2015.

Os Benjamins B, nascidos em 2005, continuarão a ser treinados por Claude Miranda, sendo que esta época competirão no Campeonato Distrital de Benjamins e no Campeonato Concelhio de Futebol Infantil.

Igualmente numa solução de continuidade, os Traquinas A, nascidos em 2006, voltam a ter Ivo Costa como treinador, preparando-se para competir no Campeonato Concelhio de Futebol Infantil da categoria.

Para ambas as equipas a nova época arranca no dia 6 de setembro, sábado, com o primeiro treino marcado para as 10 horas no Parque Desportivo de Marinhas.

As obras de requalificação e a colocação do relvado sintético no Estádio Horácio de Queirós vão ser inauguradas no próximo sábado, dia 9 de agosto.

A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Manuel António Ribeiro, e do Presidente da Direção do Forjães SC, Fernando Neiva.

A população de Forjães, e todos em geral, estão convidados a participar nas diversas atividades e cerimónias programadas.

Programa:
15h00 - Encontro de Glórias do Passado do Forjães SC e visita às instalações
15h45 - Jogo entre Glórias do Passado vs Emigrantes (45 min.)
17h00 - Cerimónia de Inauguração
17h45 - Desfile e Apresentação de Artigos do Forjães SC
18h00 - Desfile das Equipas do Forjães SC
18h15 - Jogo entre Plantel Sénior do Forjães SC
19h00 - Lanche/ Jantar Convívio (inscrição obrigatória)

No âmbito do Programa Esposende em Movimento 2014 vai-se realizar no próximo sábado, dia 9 de agosto mais uma caminhada - Do Pôr ao Nascer do Sol.

A atividade engloba um momento de convívio (jantar) na Festa da Cerveja e do Marisco, em Fão.
O preço da inscrição é de € 25.00 e engloba o jantar.
O percurso tem uma distância de cerca de 25 Km, com um grau de dificuldade muito elevado.A atividade decorrerá com um n.º mínimo de 10 participantes e um n.º limite de 40.

Para se inscrever e obter mais informações visite:
http://www.esposende2000.pt/pt/43-eventos/151-caminhada-do-por-ao-nascer-do-sol-2014-08-09/

Programa:
20h00 - Concentração nas Piscinas Foz do Cávado
20h30 - Início da Atividade
21h30 - Jantar na Festa do Marisco
07h00 - Final da Atividade
Realizou-se ontem, 6 de agosto de 2014, dia em que se comemorou o 47º aniversário da fundação do Futebol Clube de Marinhas, a Assembleia Geral de tomada de posse da nova direção do clube marinhense, que será presidida por Dinis Ferreira, depois de na assembleia anterior ter sido indigitado para o cargo.

O agora Presidente, ex- Presidente Adjunto, ainda não tem completamente fechada a constituição da nova direção, que conta com a larga maioria dos dirigentes da anterior direção.

O motociclista Paulo Gonçalves associou-se à causa da Amar 21 - Associação de Apoio à Trissomia 21 -, tendo sido designado seu "padrinho", juntamente com a atriz/ apresentador Diana Chaves.

O Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno em 2013 abraçará iniciativas de apoio aos portadores de Trissomia 21, não ficando indiferente ao convite da associação sediada em Barcelos.

É para mim um enorme prazer e uma grande honra poder-me associar a esta causa. O convite da Amar 21 para ‘apadrinhar’ os valores, os princípios, a força e a vontade que move todos aqueles que se ligam diariamente a esta iniciativa em prol dos portadores de Trissomia 21 não me podia passar em claro e neles deposito agora os meus valores”, disse.

O piloto esposendense, vai ser uma das "caras" da Amar 21 em campanhas de apoio, sensibilização e divulgação dos seus valores, partilhando essa missão com a conhecida atriz e apresentadora Diana Chaves.
Nesse sentido Paulo Gonçalves apela à solidariedade de todos.
Com intuito de fortalecer esta ligação que agora abracei, conto igualmente com a ajuda de todos para juntos promovermos melhores condições, serviços e apoios, ajudando a melhorar o dia-a-dia de todos aqueles que vivem com este síndrome. Juntem-se a esta missão e ajudem-nos a ajudar”, concluiu o piloto português oficial Honda HRC.

Amar 21 - Associação de Apoio à Trissomia 21
A Amar 21 nasceu a 28 de Setembro de 2012, formada por pais, familiares, amigos e técnicos de crianças portadoras da síndrome de Trissomia 21, cujo intuito se prende com o minimizar de necessidades ao mesmo tempo que é promovida uma melhor inclusão na sociedade atual.

No próximo sábado, 9 de agosto, Esposende vai receber a 6ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende, Clube Náutico de Fão e Federação Portuguesa de Canoagem.

Com partida prevista para as 15h30, a prova ligará Castelo do Neiva, no concelho de Viana do Castelo, à praia de Ofir, Fão, numa distância de 16 km.

A competição integra o programa “Esposende Eco Emotions” e será disputada nas divisões de OPEN e OCEAN SKI, em várias categorias, nos escalões Masculino, Feminino e Misto, prevendo-se a participação de cerca de 150 atletas. Haverá medalhas para os três primeiros atletas de cada categoria de cada etapa e troféus para os dez primeiros clubes.

A equipa sénior de andebol feminino do Centro Social da Juventude de Mar já prepara a sua participação na edição 2014/2015 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, escalão principal do andebol feminino português.

Está adquirida a continuidade do técnico Paulo Martins como treinador principal da equipa.
Quanto à constituição do novo plantel, a aposta recai novamente nas jogadoras da formação do clube, para além do grupo maioritário que transita do plantel da época transacta.

Assim, vão ingressar na equipa sénior as jogadoras: Aninhas Barros (Júnior), Gabi Viana (Júnior), Joana Cunha (Júnior), Mariana Maranhão (Júnior), Olga Maranhão (Júnior) e Bia Mariz (Juvenil).

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses