Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

setembro 2014


Os idosos do concelho de Esposende são convidados a integrar a 4.ª Caminhada Sénior, que decorrerá no próximo dia 1 de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, a partir das 10h00, na Zona Ribeirinha de Esposende.

A iniciativa é organizada no âmbito da Rede Social do Concelho pela Associação Esposende Solidário, em parceria com a Câmara Municipal, a empresa municipal Esposende 2000 e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, contando com a colaboração das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das Juntas de Freguesia do concelho.

A Caminhada Sénior, que integra o Programa “Envelhecimento Ativo”, está aberta à participação de todos os idosos e não tem qualquer custo, basta que compareçam com uma t-shirt branca. Pretende-se mobilizar o maior número de participantes, atendendo aos importantes benefícios decorrentes da prática de atividade física, em particular a caminhada, para um envelhecimento com saúde e consequentemente com maior qualidade de vida.

Terminada a época internacional de canoagem, a Federação Portuguesa de Canoagem fez um balanço da participação das diversas representações nacionais nas diferentes provas internacionais que se realizaram durante a época.

Ao todo foram 18 o número de títulos em Campeonatos do Mundo e da Europa na presente época, um recorde da modalidade. Até então a maior conquista pertencia ao ano de 2009 com a conquista de 14 medalhas.

A Canoagem continua a ser uma modalidade de referência no panorama desportivo nacional, sendo que em 2014, além das 18 medalhas em Campeonatos da Europa e do mundo, destacamos a conquista da primeira medalha num campeonato do Mundo absoluto de velocidade em prova de distância Olímpica ( K4 1000 metros), a conquista de 6 medalhas num só campeonato da Europa de velocidade em escalão Absoluto e três Campeões da Europa de Maratona.

Nestes registos é possível encontrar medalhas conquistadas individualmente ou em tripulações por canoístas esposendenses, nomeadamente João Ribeiro, natural de Palmeira de Faro, e Teresa Portela, natural de Gemeses, ambos a defenderem atualmente as cores do SL Benfica mas que se iniciaram no GCDR Gemeses.
João Ribeiro conquistou a Medalha de Ouro no Campeonato da Europa Sénior na especialidade de K2 500 metros, juntamente com Emanuel Silva.
Na mesma competição, mas em K4 1000 metros, a tripulação com João Ribeiro, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e David Fernandes conseguiram a Medalha de Bronze.
Precisamente a mesma tripulação e na mesma distância conseguiram a Medalha de Prata no Campeonato do Mundo de Velocidade.

Quanto a Teresa Portela, conseguiu duas Medalhas de Bronze no Campeonato da Europa de Velocidade em K1 200 metros e K1 500 metros.

Medalhas conquistadas em 2014:

Velocidade » Tiago Tavares » Campeonato da Europa Sub-23 C1 200m » Medalha Bronze
Velocidade » Helder Silva » Campeonato da Europa Senior C1 200m » Medalha Bronze
Velocidade » Joana Vasconcelos » Campeonato da Europa Sub-23 K1 200m » Medalha Bronze
Velocidade » Teresa Portela » Campeonato da Europa Senior K1 200m » Medalha Bronze
Velocidade » Joana Vasconcelos » Campeonato do Mundo Sub-23 K1 200m » Medalha Bronze
Velocidade » Teresa Portela » Campeonato da Europa Senior K1 500m » Medalha Bronze
Velocidade » Fernando Pimenta » Campeonato da Europa Senior K1 5000m » Medalha Bronze
Velocidade » Francisca Laia/ Maria Cabrita » Campeonato da Europa Sub-23 K2 500m » Medalha Bronze
Velocidade » Emanuel Silva/ João Ribeiro » Campeonato da Europa Senior K2 500m » Medalha Ouro
Velocidade » F. Pimenta/ J. Ribeiro/ E. Silva/ D. Fernandes » Campeonato da Europa Senior K4 1000m » Medalha Bronze
Velocidade » F. Pimenta/ J. Ribeiro/ E. Silva/ D. Fernandes » Campeonato do Mundo Senior K4 1000m » Medalha Prata
Maratona » Rui Lacerda » Campeonato do Mundo Sub-23 C1 » Medalha Bronze
Maratona » Nuno Barros » Campeonato do Mundo Senior C1 » Medalha Bronze
Maratona » Nuno Barros » Campeonato da Europa Senior C1 » Maratona Medalha Ouro
Maratona » Rui Lacerda » Campeonato da Europa Sub-23 C1 » Maratona Medalha Ouro
Maratona » José Ramalho » Campeonato do Mundo Senior K1 » Medalha Bronze
Maratona » José Ramalho » Campeonato da Europa Senior K1 » Medalha Ouro
Canoagem de Mar » Sara Rafael » Campeonato Europa Senior SS1 » Medalha Prata

A modalidade conta hoje com um quadro ímpar no desporto nacional:
- total de 112 medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo nas diferentes especialidades ( Velocidade, maratona e Canoagem de Mar ), 81% ( 91 medalhas )  das mesmas conquistadas nos últimos 10 anos
- 6 Campeões do Mundo, 18 Campeões da Europa, 7 Europeus e 3 em mundiais em escalão Absoluto.
- 1 Medalha de Prata em jogos Olímpicos
- Presença em 7 jogos Olímpicos de verão
- Presença em 2 jogos Olímpicos da Juventude
- 5 Medalhas no Festival Olímpico da Juventude em 2005, das 9 conquistada pela comitiva

A Canoagem Portuguesa conta na sua história com mais de 2300 participações Internacionais, todas elas disponíveis no portal da modalidade em http://resultados.fpcanoagem.pt no separador Resultados Internacionais.

A Seleção Nacional de Maratona marcou presença no Campeonato do Mundo que se realizou em Oklahoma nos Estados Unidos da América, entre os dias 26 a 28 de setembro.

Alfredo Faria e Miguel Rodrigues, atletas do GCDR Gemeses, integraram a comitiva nacional composta por 6 atletas, tendo participado nas categorias de Séniores e Sub-23, respetivamente.

No primeio dia de provas, sexta-fieira entraram em prova os atletas portugueses que participam em C1 Sub-23.
Rui Lacerda, atual Campeão Europeu desta disciplina, alcançou a medalha de Bronze na prova que teve 22,5 km ,terminando com o tempo de 1:50:54.493. À sua frente ficaram  Kristof Szabo e Adam Doc Zekristof, da Hungria.
Samuel Amorim, campeão atual em título não terminou a sua prova.

Miguel Rodrigues, medalha de bronze em 2013 no Campeonato da Europa, competiu em K1 Sub-23, tendo alcançado a quarta posição, com o tempo de 1:56:38.029, numa prova vencida pelo Hungaro Balazs Havas.

No segundo dia de provas, competiram Nuno Barros e Rui Lacerda em C1, com destaque para Nuno Barros que alcançou a Medalha de Bronze. Rui Lacerda foi quinto.
Já no final do dia, foi a vez de José Ramalho e Alfredo Faria competirem no K1 Sénior, com José Ramalho a alcançar a terceia medalha de Bronze para Portugal, numa disputa ao sprint nos últimos metros da prova, com Espanha e África do Sul, que acabariam por levar a melhor sobre o atleta luso. Alfredo Faria foi 13º.

No último dia da competição, domingo, competiram por Portugal a dupla Nuno Barros/ Samuel Amorim em C2, que terminou na quarta posição, com o tempo de 2:01:44.737, numa prova vencida pela dupla húngara que fez 1:57:53.239.
Na última prova do dia, José Ramalho e Alfredo Faria em K2, acabariam por desistir nos últimos quilómetros, com problemas no leme.

Portugal completou a sua participação neste mundial com três medalhas conquistadas, todas de bronze.


Resultados dos portugueses:

Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2014
C1 Sub-23 - Rui Lacerda - Medalha de Bronze
C1 Sub-23 - Samuel Amorim - DNF
K1 Sub-23 - Miguel Rodrigues - 4º Lugar

Sábado, 27 de Setembro de 2014
C1 Sénior - Nuno Barros - MEDALHA DE BRONZE
C1 Sénior -  Rui Lacerda - 5º Lugar
K1 Sénior - José Ramalho - MEDALHA DE BRONZE
K1 Sénior - Alfredo Faria - 13º lugar

Domingo, 28 de Setembro de 2014
C2 Senior - Nuno Barros/ Samuel Amorim - 4 ºLugar
K2 Sénior - José Ramalho/ Alfredo Faria - DNF

No passado domingo, 28 de setembro, decorreu a 13ª e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) com a realização em Barcelos do 3º BTT XCO Citânia do Facho, numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Cultural e Recreativa de Roriz.

Com o campeonato na reta final, há categorias em que já são conhecidos os vencedores e há outras em que os campeões regionais só serão conhecidos na última prova.
Nas duas realidades estão envolvidos alguns dos bttistas do nosso concelho, que se encontram a representar a equipa marinhense da JUM/ Sanitop/ KTM, ou equipas exteriores.

Na principal categoria - Elites -, João Benta (JUM/ Sanitop/ KTM) continua sem competir, o que sucedeu nas últimas seis provas. Ainda assim ocupa a 5ª posição na geral do campeonato, com 220 pontos, agora a 80 pontos do líder, João Santos (ND Travanca/ Bicicletas Andrade).
Há ainda Paulo Cepa, ciclista de Belinho que representa o Batotas/ ADN Bike/ Ponte de Lima, que nesta prova ficou em 5º lugar, subindo um lugar na geral, de 5º para 4º, precisamente por troca com João Benta, com 225 pontos.
A uma prova do fim do campeonato, os três primeiros classificados - João Santos (ND Travanca/ Bicicletas Andrade) com 300 pontos; Ruben Nunes (ASC/ Focus Team) com 291 pontos e Jacinto Fiúza (Batotas/ Ponte de Lima) com 183 pontos - continuam com possibilidades de se tornarem campeões regionais.

Nos Juniores, Fábio Abreu (JUM/ Sanitop/ KTM) repetiu a 2ª posição conseguida a uma semana atrás, o que lhe permitiu somar mais 30 pontos, fazendo agora 377 pontos. A vantagem de 43 pontos sobre o segundo classificado, José Casais (Seissa/ A.C.R.Roriz/ Matias e Araújo/ Frulact), é suficiente para garantir o título regional, a uma prova do fim do campeonato.
Na mesma categoria, Francisco Neto e João Costa, igualmente da equipa marinhense, não correram na prova deste domingo.

Em Cadetes, Fernando Faria (JUM/ Sanitop/ KTM) não alinhou na partida.

Em Masters 30, Hélder Santos (JUM/ Sanitop/ KTM) terminou a prova no 3º lugar, sendo que na classificação geral se encontra na 4ª posição com 250 pontos acumulados.

Abel Machado (à esquerda) é Campeão Regional Masters 40.
Em Masters 40, Abel Machado, atleta do nosso concelho que representa a ASC/ Bikezone, chegou à meta no 2º lugar, passando a ter um total de 402 pontos e tendo-se sagrado campeão regional da categoria.

A prova da categoria de Masters 50, onde João Araújo, da JUM/ Sanitop/ KTM, já é campeão regional, não se disputou.

Nos escalões de Escolas, em Infantis Masculinos, Pedro Vilela conseguiu o 5º lugar, enquanto Ivo Pereira terminou em 11º e Gonçalo Costa não correu, todos da JUM/ Sanitop/ KTM.
No campeonato, Pedro Vilela é 7º com 216 pontos; Ivo Pereira é 9º com 135 pontos e Gonçalo Costa é 10º com 116 pontos.

Em Juvenis Masculinos, Guilherme Frangueirinho (JUM/ Sanitop/ KTM) não participou nesta prova.pontos.

Em Juvenis Femininos, Beatriz Faria, Celina Faria e Beatriz Abreu, todas da JUM/ Sanitop/ KTM, chegaram à meta na 2ª, 3ª e 4ª posições, respetivamente.
Na classificação geral do campeonato, Beatriz Abreu é 2ª classificada com 297 pontos acumulados, sendo que já não tem qualquer réstia de esperança de chegar à liderança, uma vez que a diferença para a primeira classificada e já vencedora do campeonato, Raquel Queirós (ASC/ Focus Team), é de 88 pontos.
Já Beatriz Faria encontra-se na 4ª posição, com 276 pontos e a 10 da terceira classificada, enquanto Celina Faria é 5ª com 273 pontos.

Na classificação por equipas dos escalões de Escolas, a JUM/ Sanitop/ KTM terminou a prova de Fragoso na 9ª posição.


Agora, fica a faltar a última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014), que rumará até Proselo (Arcos de Valdevez) para a realização no dia 26 de outubro do 16º BTT XCO - ACRAP, que também pontuará para a Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto.

Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 15 de novembro (Parque de Exposições de Braga), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

O Taekwondo Clube de Esposende iniciou mais uma época desportiva, com a participação na vertente de combates do "2º Open Taekwondo Castelo de Paiva", realizado no passado sábado, dia 27 de setembro.

A representar o clube esteve Júlio Novo, que venceu a prova na sua categoria.
O atleta venceu a final pela margem de 1 ponto (13-12), depois de uma final muito disputada contra um atleta espanhol.

A deslocação no fim de semana passado da equipa sénior feminina do CS Juventude de Mar à Madeira, onde cumpriu os jogos referentes à 2ª e 3ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Andebol Feminino, teve um saldo de duas derrotas.

No sábado, diante das vice-campeãs nacionais do Madeira SAD, a Juv. Mar perdeu por uma diferença de 11 golos (25-14), derrota essa que de alguma forma já se previa, tal era a diferença de argumentos entre as duas formações.

No jogo de domingo, diante do CS Madeira, as forças das duas equipas já eram mais equilibradas e essa foi a nota dominante durante a maior parte do jogo, mas ainda assim a Juv. Mar averbou nova derrota, por 28-23.

Individualmente, o maior destaque nesta dupla jornada vai para Andreia Barros, por ter apontado 11 golos no conjunto dos dois jogos.

Cumpridas que estão as três primeiras jornadas do campeonato, a Juv. Mar continua a contar por derrotas os jogos já realizados, sendo que enfrentou equipas com um potencial superior.
Encontra-se na 11ª posição, com 55 golos marcados e 76 sofridos.

Na próxima jornada, agendada para o dia 18 de outubro, a Juv. Mar recebe no seu pavilhão a Juve Lis, que se encontra na 4ª posição, com 8 pontos somados.

O Antas FC, depois de se ter estreado na semana passada no Campeonato de Futebol Veterano do Alto Minho com um empate no reduto do GDR Campo, voltou a dividir os pontos no jogo relativo à 2ª jornada da competição, realizado este sábado.

O Campo de Jogos António Correira de Oliveira foi o palco do Antas FC x CD Cerveira que acabou empatado a três bolas.

Jogadas as duas primeiras rondas, o Antas FC soma dois pontos e na próxima jornada visita a equipa do Âncora Praia.



Resultados dos jogos do fim de semana:


SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 6ª jornada | Domingo, 28 Setembro
16h00 - FC MARINHAS 1 x CCD "O Desportivo de Ronfe" 3


SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 3ª jornada | Domingo, 28 Setembro
16h00 - AD ESPOSENDE 2 x FC Tadim 0
16h00 - FORJÃES SC 3 x FC Roriz 0
16h00 - ARC Águias Álvelos 1 x UD VILA CHÃ 0


JUNIORES | DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Sábado, 27 Setembro
15h00 - FC Famalicão 1 x CF FÃO 1
16h00 - Brito SC 3 x FC MARINHAS 2

JUNIORES | 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 27 Setembro
16h00 - AD ESPOSENDE 2 x FORJÃES SC 1

JUVENIS | DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Sábado, 27 Setembro
10h00 - EF Fernando Pires 1 x FC MARINHAS 4
15h00 - CF FÃO 2 x FC Famalicão 3

JUVENIS | 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 27 Setembro
15h00 - FC MARINHAS 5 x ARC Águias Álvelos 1
16h00 - FORJÃES SC 2 x Granja FC 0

INICIADOS | DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Sábado, 27 Setembro
15h00 - GDR Amigos de Urgeses 1 x FC MARINHAS 0

INICIADOS | 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Domingo, 28 Setembro
10h00 - AD ESPOSENDE 3 x FC Amares 0
Adiado - FC MARINHAS x FC Tadim

INICIADOS | 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada
Sábado, 27 Setembro
10h00 - FORJÃES SC 1 x Evolution Soccer Academy 3
Domingo, 28 Setembro
10h00 - CF FÃO 1 x GANDRA FC 3

Duas vitórias e duas derrotas foi o saldo dos resultados obtidos pelas quatro equipas séniores do concelho de Esposende que competem nos dois principais campeonatos distritais de futebol: Pró-Nacional e Divisão de Honra - Série A.



SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 6ª jornada | Domingo, 28 Setembro
16h00 - FC MARINHAS 1 x CCD "O Desportivo de Ronfe" 3

No Campeonato Pró-Nacional da AF Braga, o FC Marinhas não conseguiu dar seguimento à série de duas vitórias com que abordou a receção ao Desportivo de Ronfe.

No jogo a contar para a 6ª jornada, o conjunto visitante adiantou-se no marcador, com os marinhenses a conseguirem restabelecer a igualdade graças ao golo apontado por Bruno Santos.
No entanto, o Ronfe viria novamente a colocar-se em posição de vantagem, que foi alargada para dois golos de diferença, desfeiteando as pretensões da equipa marinhense em obter a 3ª vitória consecutiva.

Este resultado coloca o FC Marinhas na 12ª posição, com 6 pontos somados, fruto de 2 vitórias e 4 derrotas, tendo 8 golos marcados e 11 sofridos.

A 7ª jornada, marcada para o próximo domingo, dia 5 de outubro, reserva ao FC Marinhas uma deslocação a Braga para defrontar o S. Paio D'Arcos FC, que tem menos um ponto (5) e está no 14º lugar da classificação, vindo de duas derrotas nas duas últimas jornadas.



SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 3ª jornada | Domingo, 28 Setembro
16h00 - AD ESPOSENDE 2 x FC Tadim 0
16h00 - FORJÃES SC 3 x FC Roriz 0
16h00 - ARC Águias Álvelos 1 x UD VILA CHÃ 0


Na Divisão de Honra - Série A, o Forjães SC e a AD Esposende continuam no caminho das vitórias, tendo somado os três pontos nas três jornadas já disputadas. Quanto à UD Vila Chã, averbou a primeira derrota no campeonato.

Começando pela AD Esposende, o jogo em casa diante do FC Tadim decorreu com relativa tranquilidade, com a vitória a surgir através dos tentos marcados um em cada parte.

O golo inaugural foi apontado por Mendanha à passagem do minuto 40, com o segundo golo, o da tranquilidade, a surgir aos 68 minutos por intermédio de Zé Dias.

A AD Esposende está na liderança partilhada da classificação geral juntamente com as duas outras equipas que venceram todos os jogos, somando por isso 9 pontos, com 5 golos marcados e 1 sofrido, que lhe vale a 3ª posição, por menor coeficiente entre golos marcados e sofridos.

Na próxima jornada, a equipa esposendense desloca-se ao terreno do CDC Viatodos, que contabiliza por derrotas todos os jogos disputados e que ocupa a última posição devido ao coeficiente negativo de nenhum golo marcado e 12 sofridos.

O Forjães SC continua a obter vitórias expressivas, sendo que desta vez a vítima foi o FC Roriz.

Ao intervalo os forjanenses já dispunham de uma vantagem de dois golos, graças aos tentos de Óscar, ao minuto 26, e de Luís Barbosa, já perto do intervalo, aos 43 minutos. Logo nos minutos iniciais do segundo tempo, aos 50 minutos, a vantagem foi ampliada para os 3-0 finais, com o golo de Reko.
Ao longo da partida muitas foram as oportunidades que não foram convertidas, o que a acontecer poderia ter dado mais expressão à vitória conseguida.

O Forjães SC é uma das três equipas que regista 100% de vitórias, estando no 2º lugar com 9 pontos, com 10 golos marcados e 1 sofrido, com menos um golo marcado que o AFC Martim que ocupa o 1º lugar.

O próximo compromisso dos forjanenses será na casa do Dumiense FC, que tem 6 pontos e que nesta jornada venceu fora de portas o SC Cabreiros por 2-3, depois de na jornada anterior ter perdido em casa com a UD Vila Chã por 0-3.

Por último, a UD Vila Chã conheceu pela primeira vez neste campeonato o amargo sabor da derrota, na curta deslocação ao terreno ARC Águias Álvelos.

Num jogo em que a equipa de Vila Chã se sentiu constantemente constrangida pela atuação da equipa de arbitragem, o único golo aconteceu através da conversão de uma grande penalidade à passagem do minuto 20 do primeiro tempo, isto poucos segundos depois de uma situação semelhante ocorrida na área do adversário e que não foi sancionada.

A UD Vila Chã continua com 4 pontos, registo partilhado por mais quatro equipas, estando agora na 7ª posição, fruto dos 4 golos marcados e de 2 sofridos.

Na próxima jornada a UD Vila Chã atua pela segunda vez no seu estádio, recebendo para o efeito o SC Cabreiros, que se encontra na 12ª posição com 3 pontos somados e que nesta jornada perdeu em casa com  o Dumiense por 2-3.

Este próximo fim de semana futebolístico traz a continuidade dos Campeonatos Distritais do Pró-Nacional e da Divisão de Honra - Série A, a nível sénior; e das Divisões de Honra de Juniores, Juvenis e Iniciados e o arranque das 1ªs e 2ªs Divisões de Juniores, Juvenis e Iniciados.

No Pró-Nacional, o FC Marinhas recebe o Desportivo de Ronfe, num jogo a contar para a 6ª jornada do campeonato.
A Divisão de Honra - Série A vai para a sua 3ª jornada, com a AD Esposende e o Forjães SC a receberem nos seus estádios o Tadim e o Roriz, respetivamente, enquanto a UD Vila Chã desloca-se ao terreno do Águias de Álvelos.

No campeonatos mais jovens, as Divisões de Honra de Juniores (com FC Marinhas e CF Fão), de Juvenis (igualmente com FC Marinhas e CF Fão) e de Iniciados (com FC Marinhas) conhecem a 2ª jornada.
Neste fim de semana dá-se o início da 1ª Divisão - Série A de Juniores, em que participam a AD Esposende e o Forjães SC, e logo com um dérbi entre as duas equipas concelhias.
Nos Juvenis, também começa 2ª Divisão - Série A, onde consta a equipa "B" do FC Marinhas, o Forjães SC, o Gandra FC e a AD Esposende, com as duas últimas a folgarem nesta primeira jornada.
Nos Iniciados, a 1ª Divisão - Série A tem em representação concelhia a equipa "B" do FC Marinhas e a AD Esposende, enquanto na 2ª Divisão - Série A competem a equipa "B" da AD Esposende, o Forjães SC, o CF Fão e o Gandra FC, com estas duas últimas equipas a defrontarem-se na jornada inaugural.

Programa de jogos para o fim de semana:


SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 6ª jornada | Domingo, 28 Setembro
16h00 - FC MARINHAS x CCD "O Desportivo de Ronfe"» Parque Desportivo de Marinhas


SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 3ª jornada | Domingo, 28 Setembro
16h00 - AD ESPOSENDE x FC Tadim » Estádio Padre Sá Pereira - Esposende
16h00 - FORJÃES SC x FC Roriz » Estádio Horácio Queirós - Forjães
16h00 - ARC Águias Álvelos x UD VILA CHÃ » Álvelos - Barcelos


JUNIORES | DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Sábado, 27 Setembro
15h00 - FC Famalicão x CF FÃO » Famalicão
16h00 - Brito SC x FC MARINHAS » Brito - Guimarães

JUNIORES | 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 27 Setembro
16h00 - AD ESPOSENDE x FORJÃES SC » Estádio Padre Sá Pereira - Esposende

JUVENIS | DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada
Sábado, 27 Setembro
10h00 - EF Fernando Pires x FC MARINHAS » Trandeiras - Braga
Domingo, 28 Setembro
15h00 - CF FÃO x FC Famalicão » Complexo Desportivo de Fão

JUVENIS | 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 27 Setembro
15h00 - FC MARINHAS x ARC Águias Álvelos » Parque Desportivo de Marinhas
16h00 - FORJÃES SC x Granja FC » Estádio Horácio Queirós - Forjães

INICIADOS | DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Sábado, 27 Setembro
15h00 - GDR Amigos de Urgeses x FC MARINHAS » Urgeses » Guimarães

INICIADOS | 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Domingo, 28 Setembro
10h00 - AD ESPOSENDE x FC Amares » Estádio Padre Sá Pereira - Esposende
Adiado - FC MARINHAS x FC Tadim » Parque Desportivo de Marinhas

INICIADOS | 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada
Sábado, 27 Setembro
10h00 - FORJÃES SC x Evolution Soccer Academy » Estádio Horácio Queirós - Forjães
Domingo, 28 Setembro
10h00 - CF FÃO x GANDRA FC » Complexo Desportivo de Fão

Depois de se ter estreado no Campeonato da 1ª Divisão de Andebol Feminino com uma derrota caseira diante do Colégio de Barros, a equipa da Juv. Mar tem pela frente, neste fim de semana, uma dupla jornada no Funchal, ilha da Madeira.

No sábado, a partir das 15h00, a Juv. Mar defronta o forte conjunto da Madeira SAD, esperando-se uma tarefa difícil para as jogadoras de Paulo Martins perante as finalistas vencidas do campeonato da época passada.

No dia a seguir, às 13h15 de domingo, joga contra o CS Madeira, num encontro que se prevê mais equilibrado, onde a Juv. Mar terá mais possibilidades de discutir de igual para igual a vitória.

Por curiosidade, estes dois próximos adversários da Juv. Mar defrontaram-se na 1ª jornada, com a vitória a pender para o Madeira SAD por 26-20.

Paulo Gonçalves, Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, foi ontem apresentado como elemento integrante da formação oficial Honda que disputará em Janeiro de 2015 o mítico Rali Dakar na América do Sul.

O piloto português, natural de Esposende, reforçou a sua ligação à equipa do construtor nipónico e terá um papel preponderante na conquista da vitória final na próxima edição da maior e mais importante prova de Todo-o-Terreno do mundo.

Equipa da Honda.
Além de Paulo Gonçalves, o Team HRC conta uma vez mais com Hélder Rodrigues e Joan Barreda na linha da frente, ao quais se juntam ainda o chileno Jeremías Israel e a mediática piloto feminina Laia Sanz.

“Temos um plantel de luxo e eu estou muito satisfeito por integrar uma equipa tão forte como é o Team HRC. Todos nós temos o que é preciso para que esta seja uma equipa vencedora, vamos trabalhar como equipa para chegar a esse objetivo já no próximo Dakar”, adiantou Paulo “Speedy” Gonçalves, que em Marrocos irá já estrear uma nova mota.

A nova Honda CRF 450 Rally é uma mota fantástica e se eu pudesse casava-me com ela”, gracejou o piloto português. “É pequena, poderosa e fácil de conduzir, é a melhor moto que tive”, concluiu.

A apresentação oficial da equipa oficial Honda decorreu na tarde de ontem no circuito espanhol Motorland Aragón.
A equipa parte agora para Marrocos onde disputará de 3 a 9 de Outubro a última prova da presente edição do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, onde Paulo Gonçalves é o atual segundo classificado a dez pontos da renovação do título mundial.

A Esposende 2000, em parceira com a ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende - está a promover o 3º Curso de Instrutores de Fitness, que decorrerá de 18 de outubro de 2014 até 17 de janeiro de 2015.

O curso de Especialização em Modalidades de Academia é composto por 4 módulos de 5 UC cada, tendo sido reconhecido pelo IDPJ para revalidação do Título Profissional de Técnico (a) de Exercício Físico.

Módulos:
18 a 25 de outubro de 2014: Treino de força - 5 UC
15 a 29 de novembro de 2014: Hidroginástica - 5 UC
6 a 13 de dezembro de 2014: Avaliação e prescrição para Cardio Fitness - 5 UC
10 a 17 de janeiro de 2015: Atividades de grupo - 5 UC

O curso destina-se particularmente aos licenciados em educação física, aos alunos a frequentar o ensino superior da área da educação física e aos detentores de 12º ano de escolaridade com experiência comprovada na área de fitness.

Inscrição em todos os módulos - 400 euros
Inscrição em cada módulo (individual) - 140 euros.

Para mais informações, clique aqui

Na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro, a partir das 21h30 a Casa da Juventude de Esposende vai acolher mais uma formação sobre futebol, intitulada de "Métodos e Formas de Treino no Futebol Jovem dos 6 aos 12 anos".

Esta formação está inserida no âmbito do Plano de Formação de Agentes Desportivos de 2014, promovida pela Câmara Municipal de Esposende e será conduzida pelo professor Rui Pacheco.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do número 253 960 162 ou 96 20 20 399 ou pelo email casa.juventude@cm-esposende.pt

A Câmara Municipal de Esposende vai promover, nos próximos dias 27 e 28 de setembro, uma nova edição do passeio equestre, aberto à participação da comunidade em geral.

O “Passeio Equestre entre terra e mar Esposende” irá percorrer as freguesias do concelho através do Caminho de Santiago, concretamente o Caminho Português da Costa, trilhando caminhos agrícolas e florestais, com passagem por vários locais de culto e/ou de interesse turístico, num percurso diário de aproximadamente 30 Km.

A partida acontecerá no dia 27, pelas 14h30, do Parque da Feira de Esposende, estando o regresso previsto para o final do dia seguinte.

Os interessados em participar deverão efetuar a inscrição até ao dia 26 de setembro através do e-mail desporto@cm-esposende.pt.

Este passeio é homologado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, com marca oficial de exploração PTAR4Y7-E, e tem como objetivo a valorização do património natural e da prática equestre.

Municípios de Esposende e da Póvoa de Varzim organizam caminhada “Entre Campos, Praias e Masseiras” no próximo domingo, 28 de setembro.

Integrada no Programa ”Esposende em Movimento”, dinamizado pela empresa municipal Esposende 2000, a caminhada far-se-á no percurso compreendido entre os Moinhos de Apúlia e o Estádio do Varzim SC, numa distância de 14 quilómetros, entre campos agrícolas, praias e pinhais.

Com um grau de dificuldade fácil, a caminhada está aberta à população em geral, sendo assegurado o transporte dos participantes para o ponto de partida e após a chegada. A inscrição tem um custo de 2 euros e inclui o guia do percurso, abastecimento e seguro.

A partida ocorrerá por volta das 9h00, junto aos Moinhos de Apúlia, estando a concentração marcada para as 8h00, hora a partir da qual os participantes da Póvoa de Varzim serão transportados desde o Estádio do Varzim, mediante inscrição prévia. No final da caminhada, pelas 13h00, os participantes de Esposende têm direito ao transporte de retorno a partir do Estádio do Varzim até ao local de partida, em Apúlia.

Além do fomento da atividade física, esta atividade visa a divulgação do património local.

As inscrições podem ser realizadas através do telemóvel 969 857 842 ou do telefone 253 964 182.
Para mais informações deverá ser consultado o site www.esposende2000.pt.

Associando-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia e em colaboração com a empresa municipal Esposende 2000, Associação Humanitária de Dadores de Sangue de Esposende, Bombeiros Voluntários de Esposende e Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, a Câmara Municipal de Esposende vai desenvolver um conjunto de atividades com o intuito de sensibilizar e mobilizar a população para escolhas mais saudáveis para o coração, assinalando dessa forma o Dia Mundial do Coração, no próximo domingo, 28 de setembro.

Assim, a partir das 9h00, na Zona Ribeirinha de Esposende, será possível realizar rastreios relacionados com as doenças cardiovasculares, nomeadamente índice de massa corporal, tensão arterial, diabetes, entre outros.

No Dia Mundial do Coração haverá também lugar para a solidariedade, estando prevista, no mesmo local, a realização de recolhas de sangue, podendo participar os cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

A população será ainda convidada a efetuar um “Compromisso de Bons hábitos”, inscrevendo num coração gigante o seu compromisso para a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Os que pretenderem praticar atividade física podem participar na caminhada “Entre Campos, Praias e Masseiras”, entre Apúlia e Póvoa de Varzim, com partida às 9h00, fazer uma aula de hidroginástica, às 10h00, ou alinhar numa aula de zumba, às 11h00.

Realiza-se no próximo sábado, dia 27 de setembro, o 1º Torneio de Golfe - "Esposende um privilégio da natureza".

A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo promovidas pela Câmara Municipal de Esposende, e vai decorrer no Golfe da Quinta da Barca, em Gemeses, a partir das 9h00, terminando pelas 18h30, com a entrega de prémios.

Os prémios serão 1.º Gross, 1.º, 2.º e 3.º Net e 1.º Net Senhoras, havendo ainda em todos os pares 3 o prémio "bola mais perto do buraco" e em todos os pares 4 o prémio "drive mais comprido".

A prova irá decorrer na modalidade de Stableford Full handicap e é aberta a jogadores masculinos e femininos, com um handicap exato EGA máximo de 36.

Para mais informações, os interessados deverão contactar o Golfe da Quinta da Barca, através do telefone 253966723, telemóvel 939022622, email info@golfebarca.com, ou ainda podem visitar o site: www.visitesposende.com ou pelo email turismo@cm-esposende.pt.

A equipa sénior do HC Fão apresenta-se aos seus associados e adeptos no próximo domingo à tarde com o convidado a ser o SC Beira-Mar, de Aveiro, equipa que regressa este ano aos campeonatos nacionais de seniores e que também disputará o Nacional da 3ª Divisão, mas da Zona Centro.

O clube fangueiro aproveitará para igualmente apresentar as restantes equipas do clube, onde se inclui também os atletas da secção de Patinagem Artística.

As apresentações têm início marcado para as 16 horas, quando se fará a apresentação de todos os atletas, prossegue às 16h30 com uma exibição da secção de Patinagem Artística.

O jogo entre o HC Fão e o SC Beira-Mar está marcado para as 18 horas, sendo que no intervalo haverá nova exibição da Patinagem Artística.

O conjunto fangueiro conta este ano com quatro novos jogadores no seu plantel sénior, os guarda-redes Robalo, ex CD Povoa, e Carlos Rocha, ex Paço de Rei.
De Paço de Rei viajam também Carlos Mata e Luís Fernandes ao qual se juntam Vítor Hugo que regressa à modalidade e o júnior Marcelo Cardoso.

Plantel:

GR: Robalo (ex Povoa); Carlos Rocha (ex Paço de Rei)

Joni Lazera
Pedro Mata
Nuno Mata
Vítor Hugo (estava inativo)
Rui Martins
Carlos Mata (ex Paço de Rei)
Luís Fernandes (ex Paço de Rei)
Marcelo Cardoso (júnior)

Treinador: Hugo Nora

No próximo sábado, 27 de setembro, pelas 19 horas, o Pavilhão Gimnodesportivo de Fão será palco do jogo entre o Famalicense AC e HC Braga, a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Zona Norte.

O motivo para este jogo se realizar em Fão, como casa provisória do Famalicense AC, prende-se com o facto de o pavilhão dessa equipa estar a ser alvo de obras de beneficiação.
Na época transacta, tinha sido o próprio HC Braga a utilizar o Pavilhão Gimnodesportivo de Fão para receber o Noia de Espanha, num jogo internacional relativo à Taça CERS.

Este jogo colocará duas equipas em situações opostas, já que enquanto o Famalicense AC perdeu no jogo de estreia do campeonato por 6-2 diante do CD Cucujães, por sua vez o HC Braga arrancou da melhor maneira ao derrotar em casa o HC Mealhada por 4-1.

Recordamos que na equipa do HC Braga jogam os hoquistas Gabi Silva e Rodolfo Sobral, naturais de Marinhas e Fão, respetivamente, e que iniciaram-se na modalidade no HC Fão.
Na equipa contrária joga outro atleta com ligações ao HC Fão, no caso o avançado Nuno Dias, que no passado jogou nos juvenis do clube fangueiro.

A Federação Portuguesa de Canoagem, no seguimento da conclusão das competições nacionais 2014, publicou os rankings nacionais de medalhas dos Campeonato Nacionais, Taças de Portugal e ainda o Ranking Nacional de Veteranos da época presente.

Em linha de continuidade com o que tem sucedido nos anos anteriores, o GCDR Gemeses volta a ser o clube náutico do nosso concelho melhor classificado, com mais medalhas conquistadas nos três ranking's divulgados.

Ranking Nacional de medalhas dos Campeonatos Nacionais:

No mais importante dos ranking's, referente às provas do Campeonato Nacional 2014, o primeiro lugar foi alcançado pelo Clube Náutico de Crestuma, com um total de 30 títulos Nacionais, a que se juntam 15 medalhas de prata e 11 de bronze. Na segunda posição surge o Náutico de Ponte de Lima, vencedor em 2013, que este ano alcançou um total de 27 títulos Nacionais, 28 medalhas de Prata e 17 de bronze, num total de 72 medalhas.
No ranking de 2014 o top 5 é constituído ainda por CN Crestuma, CN Ponte de Lima, Águas Bravas Clube, CN Marecos e CN Prado.
Destaque para a sexta posição do Darque Kayak Clube, que subiu 11 lugares, depois de em 2013 ter sido décimo sétimo.

O GCDR Gemeses foi o clube do nosso concelho que alcançou o maior número de medalhas, total de 22 medalhas, e por isso obteve a melhor classificação, o 14º lugar, com 3 medalhas de Ouro, 11 de Prata e 8 de Bronze.
O CN Fão surge na 18ª posição, com um total de 8 medalhas, divididas em 3 de Ouro, 3 de Prata e 2 de Bronze.
A Rio Neiva ADA não aparece neste ranking.

Ranking Nacional de medalhas das Taças de Portugal:

No que diz respeito às medalhas das provas da Taças de Portugal, destaque para o Náutico de Ponte de Lima, que repete a liderança obtida em 2013, vencendo com um total de 73 medalhas alcançadas, representando 25 medalhas de ouro, 21 de Prata e 27 de Bronze. Na segunda e terceira posição em 2014 terminam o Clube Náutico de Crestuma com 38 medalhas (18 Ouro, 12 Prata e 8 bronze) e o Águas Bravas Clube com 19 medalhas (10 Ouro, 5 Prata e 4 de bronze).

A melhor posição entre os clubes náuticos do nosso concelho pertence novamente ao GCDR Gemeses, que conquistou um total de 24 medalhas, sendo 5 de Ouro, 13 de Prata e 6 de Bronze, valendo-lhe a 8ª posição.
Na 25ª posição surge o CN Fão, com apenas uma medalha (de Ouro) alcançada.
Uma vez mais, a Rio Neiva ADA não consta na lista de medalhas.

Ranking Nacional de medalhas de Veteranos:

Finalmente, o Ranking Nacional de Veteranos em 2014 foi ganho pelo Clube Fluvial Vilacondense, com um total de 147.1 pontos, seguido de perto pelo Náutico de Crestuma e ainda da ARCOR, a fechar o pódio.
O Ranking Nacional de Veteranos contempla as prestações nacionais nas disciplinas de Velocidade, Slalom, maratona, Canoagem de Mar e Fundo. Em 2013 o vencedor foi o Clube Náutico de Milfontes, que em 2014 termina na quarta posição. Já o Fluvial Vilacondense, vencedor 2014, em 2013 foi terceiro.

Nesta classificação, dos clubes náuticos do nosso concelho, apenas o GCDR Gemeses está listado, surgindo na 35ª posição, com 6,7 pontos.


O Ranking Nacional de Clubes, devido às significativas alterações regulamentares aprovadas para a época 2014, encontra-se em fase final e será divulgado brevemente.
No passado sábado, 20 de setembro, a equipa de veteranos do Antas FC deu início à nova época do Campeonato de Futebol do Alto Minho, tendo registado um empate a zero na casa do GDR Campo, de São Salvador do Campo, Barcelos, na 1ª jornada da prova.

Na próxima jornada, o Antas FC recebe no seu campo o CD Cerveira, jogo marcado para sábado, 27 de setembro.

O Campeonato de Futebol Veterano do Alto Minho abrange 16 equipas do distrito de Viana do Castelo e de Braga, sendo elas:
Viana do Castelo (13): SC Vianense; Deucriste SC; AD Darquense; CD Cerveira; UD Lanheses; ADC Correlhã; AD Ponte da Barca; Neves FC; ADC Alvarães; Cardielos FC; AC Caminha; Âncora Praia FC e ACD Santa Marta de Portuzelo.
Braga (3): Antas FC; GDR Campo; GD Fragoso.

No fim de semana anterior, mais concretamente no dia 13 de setembro, já se tinha disputado a Supertaça de Veteranos do Alto Minho, que opôs o Neves FC ao SC Vianense, vencedores, respetivamente, da Taça  e do Campeonato de Veteranos do Alto Minho da época transacta, com o SC Vianense a vencer o troféu após a vitória por 2-1.

Na época 2013/2014 o Antas FC classificou-se em 6º lugar, com 52 pontos, menos 15 pontos que o vencedor do campeonato, o SC Vianense.

O jovem velejador esposendense, Gonçalo Peixoto, iniciou a nova temporada de forma promissora com uma vitória moralizadora na Bart's Bash Regata, que se realizou no passado domingo, dia 21 de setembro.

Com 15 anos de idade, Gonçalo Peixoto compete em Laser 4.7 pela primeira vez e num novo clube (CVA - Clube Vela Atlântico), de Laça da Palmeira, que organizou esta regata de vela ligeira integrada no maior evento de vela do mundo. Participaram na regata 66 barcos com 88 velejadores!

A finalidade maior desta regata seria a de angariar fundos para a fundação Andrew Simpson que apoia crianças desprotegidas no mundo através da prática da vela - http://andrewsimpsonfoundation.co.uk/support-us/

A regata realizou-se num ambiente descontraído e muito divertido com vento fraco do quadrante noroeste com um percurso BB/SV (barlavento/sotavento) com duas voltas para as Classes Optimist e Vaurien e três voltas para as restantes Classes.

No passado domingo, 21 de setembro, realizou-se uma prova de longa distância de canoagem - a Descida Internacional de Fundo do Rio Lima -, entre Geraz do Lima e Darque, que contou com a participação de atletas dos três clubes náuticos do nosso concelho.

Dos três, o CN Fão foi quem teve a melhor prestação coletiva ao ficar em 3º lugar por equipas, seguido do GCDR Gemeses e da Rio Neiva ADA, 4º e 5º classificados.

Individualmente, os maiores destaques vão para o segundo lugar alcaçado por André Meira Azevedo, do GCDR Gemeses, em K1 Absoluto Masculino, e também para o segundo lugar da dupla Vitor Gonçalves/ Filipe Abreu (Rio Neiva ADA) em K2 Absoluto Masculino.
Outros atletas conseguiram alcançar o último lugar do pódio, como foi o caso de Rafael Abreu (Rio Neiva ADA) com o 3º lugar em K1 Absoluto Masculino, da dupla Ruben Boas/ Pedro Morgado da Silva (GCDR Gemeses) com o 3º lugar em K2 Absoluto Masculino, do 3º lugar de Marina Silva (GCDR Gemeses) em K1 Absoluto Feminino e do 3º lugar de Simon Dark (CN Fão) em K1 Veterano Masculino.

Classificação coletiva:
1º CN Crestuma - 1467 pontos
2º Darque KC - 1045 pontos
3º CN Fão - 754 pontos
4º GCDR Gemeses - 677 pontos
5º Rio Neiva ADA - 384 pontos

Resultados individuais dos atletas dos clubes do nosso concelho:

K1 Absoluto Masculino
André Meira Azevedo (GCDR Gemeses) » 2º lugar
Rafael Abreu (Rio Neiva ADA) » 3º lugar
Artur Pereira (CN Fão) » 4º lugar
Manuel Morais (Rio Neiva ADA) » 5º lugar
André Zão dos Santos (GCDR Gemeses) » 7º lugar
Renato Cachada (Rio Neiva ADA) » 10º lugar
Marco Cruz (CN Fão) » 12º lugar
Pedro Morgado da Silva (GCDR Gemeses) » Não participou
Tiago Cruz (GCDR Gemeses) » Não participou
Ruben Boas (GCDR Gemeses) » Não participou
Tomé Cruz (Rio Neiva ADA) » Não participou
Sérgio Caramalho (Rio Neiva ADA) » Não participou

K2 Absoluto Masculino
Vitor Gonçalves/ Filipe Abreu (Rio Neiva ADA) » 2º lugar
Ruben Boas/ Pedro Morgado da Silva (GCDR Gemeses) » 3º lugar
Daniel Fernando/ Emanuel Vale Silva (GCDR Gemeses) » 5º lugar
Carlos Loureiro da Cruz/ Ruben Cruz (CN Fão) » 8º lugar

K1 Absoluto Feminino
Marina Silva (GCDR Gemeses) » 3º lugar
Alice Alves (GCDR Gemeses) » 4º lugar
Raquel Torres (CN Fão) » 5º lugar
Helena Cruz (Rio Neiva ADA) » Não participou

K1 Veterano Masculino
Simon Dark (CN Fão) » 3º lugar
José Pedras (CN Fão) » 5º lugar

C1 Absoluto Masculino
Daniel Miranda (GCDR Gemeses) » 6º lugar
António Moreira Rodrigues (CN Fão) » 7º lugar
André Ferreira (CN Fão) » 10º lugar
Bruno Cruz (GCDR Gemeses) » Não participou

Durante a cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Centro Náutico de Gemeses, ocorrida no passado domingo, 21 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, divulgou o montante investido no último ano - 1 milhão de euros -, na construção e beneficiação de um conjunto de infraestruturas desportivas do concelho.
No conjunto destes investimentos conta-se o Polidesportivo de Rio de Moinhos, em Marinhas, inaugurado no passado dia 14, as obras de requalificação dos Estádios Padre Sá Pereira e Horácio Queirós e o “novo” Centro Náutico de Gemeses, onde o Município aplicou 170 mil euros na melhoria das instalações.

Benjamim Pereira frisou que todas estas obras foram concretizadas exclusivamente com orçamento camarário, sem qualquer comparticipação, pelo que, aproveitando a presença do Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Manuel Barros, em representação do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, deixou o apelo à Administração Central para ajudar a Câmara Municipal a recuperar parte desse investimento.

A política desportiva municipal foi uma vez mais lembrada pelo Presidente Benjamim Pereira, dizendo que, apesar das dificuldades, tem havido coerência ao longo dos anos, e que a estratégia traduz-se na definição de prioridades.

A par da construção e requalificação de equipamentos, a aposta passa pela promoção e realização de eventos desportivos de diversas modalidades, alguns dos quais de âmbito internacional e até intercontinental, que têm contribuído para projetar o concelho.

O apoio aos clubes e associações desportivas assenta no apoio à formação, referiu o autarca, dando como exemplo os protocolos que a Câmara Municipal tem vindo a estabelecer com diversas Associações e Federações, suportando os custos da inscrição e seguro dos atletas.

Benjamim Pereira regozijou-se com os resultados alcançados pelos atletas concelhios, apontando, a título de exemplo, os canoístas João Ribeiro e Teresa Portela, atletas que se formaram no Centro Náutico de Gemeses, e o campeão do mundo em motociclismo Paulo Gonçalves, natural de Gemeses, “pessoas que têm levado muito longe o nome de Esposende e de Portugal”.

Como forma de reconhecimento organiza-se anualmente, a Gala de Mérito Desportivo, premiando os atletas que se distinguem nas várias modalidades, lembrou ainda Benjamim Pereira.

O Autarca não deixou sem resposta o pedido à Autarquia do Presidente do Grupo Cultural Desportivo e Recreativo (GCDR) de Gemeses, David Cruz, para ajudar a renovar o equipamento do ginásio do Centro Náutico. Benjamim Pereira manifestou disponibilidade para, juntamente com a Junta de Freguesia e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, tentar obter financiamento para atender a essa pretensão e criar ainda melhores condições para os atletas do GCDR de Gemeses, assinalando que “o mais importante é pôr os nossos jovens e as nossas crianças a praticar desporto”.

Aproveitou a circunstância para dirigir uma palavra de apreço aos pais pelo incentivo, apoio e presença na vida desportiva dos filhos, e para realçar o trabalho dos dirigentes desportivos, vincando que “se já era difícil no passado hoje é muito mais exigente”, desde logo pelas dificuldades financeiras com que as associações desportivas se debatem.

Para o final da intervenção, o Presidente da Câmara Municipal deixou agradecimentos a todos quantos se empenharam para concretizar a requalificação do Centro Náutico, nomeadamente aos anteriores autarcas e presidente da instituição, expressando ainda uma palavra de incentivo ao treinador e atletas do clube.

Despediu-se lembrando que, para além do investimento efectuado nas obras de requalificação do Centro Náutico, a Câmara Municipal esteve presente para promover obras que foi necessário realizar em Gemeses na sequência dos estragos provocados pela intempérie que se abateu sobre o concelho, em outubro do ano passado.

Elogios à política desportiva do município foram a nota dominante da intervenção do Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Manuel Barros. “Há, de facto, aqui uma visão estratégica, uma política desportiva estruturada e sustentada que aposta numa diversidade de modalidades”, afirmou o responsável desportivo, felicitando o executivo municipal pelo trabalho que vem desenvolvendo. Realçou o trabalho de formação no plano dos desportos náuticos e notou que Esposende acompanha o objectivo estratégico traçado pela Administração Central de aposta nos desportos náuticos, sem descurar o apoio das restantes modalidades, até porque “o concelho possui belíssimas instalações desportivas”.

O Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude felicitou o Presidente e os demais dirigentes do GCDR de Gemeses, manifestando disponibilidade para ajudar o clube a alcançar o objetivo de renovar o equipamento do ginásio, dado que o apelo de David Cruz foi também dirigido ao IPDJ.

Depois de lembrar o passado de três décadas do clube, marcado por algumas dificuldades e inúmeros sucessos, o Presidente do GCDR de Gemeses manifestou a sua satisfação por ver cumprida uma reivindicação com mais de dez anos, agradecendo à Câmara Municipal, na pessoa do Presidente Benjamim Pereira, as melhorias efetuadas no Centro Náutico, possibilitando melhores condições de trabalho aos atletas. Embora reconhecendo que a conjuntura actual não é a mais favorável, David Cruz deixou, ainda assim, o apelo às entidades presentes para que ajudem a renovar o equipamento do ginásio.

“Este é um grande momento para Gemeses”, referiu o Presidente da Junta de Freguesia de Gemeses, Eduardo Maia, expressando a sua gratidão e agradecimento a todos os que tornaram possível a concretização da obra através dos atletas do GCDR de Gemeses, do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e do Vereador do Desporto, Rui Pereira, para quem pediu uma salva de palmas. Apesar da satisfação por ver concretizado um sonho do clube, o Autarca de Gemeses quer ver os atletas com melhores condições, pelo que manifestou disponibilidade para ajudar à concretização do objetivo de renovar o equipamento do ginásio.

Vídeo da inauguração:



Os Raptors organizaram no passado dia 21 de Setembro, em Esposende, um campo de treino de baseball para crianças, jovens e alguns adultos (que não conseguiram resistir ao baseball) e se juntaram às atividades.

A Câmara Municipal e a Associação Desportiva de Esposende apoiaram o evento com a cedência das instalações (Estádio Padre Sá Pereira) e a Liga Atlântica de Basebol associou-se aos Raptors, prestando o apoio necessário com o material de baseball para que este evento se pudesse realizar com sucesso.

Cerca de 25 crianças e jovens participaram no Campo, vindos das equipas dos Raptors, Vikings e Highlanders.

A formação esteve ao cargo dos coaches João Castro (Inter), Rui Alves (Raptors) e Hugo Almeida (Vikings), contando ainda com o apoio fotográfico do coach Paulo Pereira (Highlanders) e do staff dos Raptors (Paula Alves, Onilda Alves, Elisabete Silva e Célia Silva) que organizaram as refeições para todos os participantes.

O Baseball Training Camp, a avaliar pela reação positiva e boa disposição dos jogadores e jogadoras participantes, foi uma experiência inesquecível e para repetir no futuro.

O Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) conheceu este domingo, dia 21 de setembro, a sua 12ª e antepenúltima prova, com a realização do 2º BTT XCO de Fragoso - Barcelos, que se disputou nas imediações do Campo de Futebol de Fragoso.

Com o campeonato na fase decisiva para se encontrar os vencedores das respetivas categorias, a luta pelas vitórias e pelas melhores classificações possíveis estão mais acesas do que nunca, nas quais estão envolvidos alguns dos bttistas do nosso concelho, quer em representação da equipa marinhense da JUM/ Sanitop/ KTM, ou de equipas exteriores.

Na principal categoria - Elites -, continua a verificar-se a repetida ausência forçada, por motivos pessoais, de João Benta (JUM/ Sanitop/ KTM), que ainda assim se encontra na 4ª posição na geral do campeonato, com 220 pontos, agora a 55 pontos do líder, João Santos (ND Travanca/ Bicicletas Andrade).
Há ainda Paulo Cepa, ciclista de Belinho que representa o Batotas/ ADN Bike/ Ponte de Lima, que nesta prova não se classificou, permanecendo na 5ª posição do Regional, 18 pontos atrás de João Benta.
A duas provas do fim do campeonato, os quatro primeiros classificados continuam com possibilidades de se tornarem campeões regionais.

Nos Juniores, Fábio Abreu (JUM/ Sanitop/ KTM) está a conseguir aos poucos cimentar a sua condição de líder do campeonato. Na prova de Fragoso repetiu a 2ª posição conseguida a uma semana atrás, o que lhe permitiu somar 347 pontos e alargar a vantagem sobre o seu mais direto perseguidor e único com possibilidades de lhe "roubar" o título, José Casais (Seissa/ A.C.R.Roriz/ Matias e Araújo/ Frulact), que se cifra agora nos 34 pontos.
Na mesma categoria e da mesma equipa, Francisco Neto terminou a prova no 9º lugar, ocupando a 12ª posição da geral com 99 pontos, onde também consta João Costa, igualmente da equipa marinhense, na 14ª posição com 93 pontos e que voltou a não correr na prova deste domingo.

Em Cadetes, Fernando Faria (JUM/ Sanitop/ KTM) alcançou o 6º lugar, ocupando a 8ª posição na geral do campeonato com 173 pontos, a 171 pontos do líder e já campeão da categoria - João Rocha (Rodabike/ ACRG/ Gondomar).

Em Masters 30, Hélder Santos (JUM/ Sanitop/ KTM) terminou a prova de Fragoso no 6º lugar, sendo que na classificação geral se encontra na 4ª posição com 223 pontos acumulados, a 166 pontos de Aurélio Reis (Seissa/ A.C.R. Roriz/ Matias & Araújo/ Frulact), que nesta prova também se sagrou vencedor antecipado do Regional da categoria.

Em Masters 40, Abel Machado, atleta do nosso concelho que representa a ASC/ Bikezone, chegou à meta no 3º lugar, mantendo a condição de líder da categoria com um total de 372 pontos e com uma margem de 58 pontos sobre o concorrente mais perto e único com possibilidades de discutir a conquista do título - Mário Fernandes (Rodabike/ ACRG/ Gondomar).

Em Masters 50, João Araújo, da JUM/ Sanitop/ KTM, continua autenticamente imparável com o pleno de vitórias, ao conquistar a 12ª vitória em outras tantas provas pontuáveis para o campeonato.
Já com o título garantido desde a prova anterior, João Araújo voltou a vencer, contabilizando a pontuação máxima possível de conquistar até ao momento - 420 pontos -, com 118 pontos de avanço sobre Fernando Silva (Rodabike/ ACRG/ Gondomar).

Na classificação por equipas, a JUM/ Sanitop/ KTM alcançou o 5º lugar nesta prova, sendo a 4ª com mais pontos (279) somados ao cabo das 12 provas já realizadas, com uma diferença de 74 pontos para a equipa melhor classificada - ASC/ Focus Team.

Nos escalões de Escolas, em Infantis Masculinos, Pedro Vilela conseguiu o 5º lugar, enquanto Ivo Pereira e Gonçalo Costa terminaram em 11º e 13º, respetivamente, todos em representação da JUM/ Sanitop/ KTM.
No campeonato, Pedro Vilela é 7º com 193 pontos; Ivo Pereira é 9º com 126 pontos e Gonçalo Costa é 10º com 116 pontos. A liderança da categoria é pertença de Gonçalo Magalhães (ASC/ Focus Team) com 310 acumulados.

Em Juvenis, Guilherme Frangueirinho (JUM/ Sanitop/ KTM) obteve o 12º melhor registo da prova, ocupando a 11ª posição no campeonato com 96 pontos, a 234 pontos do líder Vinício Rodrigues (Saertex Portugal/ Edaetech).
Já João Cepa, que não tem participado nas provas mais recentes, baixou para a 15ª posição com 65 pontos.

Em Juvenis Femininos, Celina Faria e Beatriz Abreu, da JUM/ Sanitop/ KTM, chegaram à meta na 2ª e 4ª posições, respetivamente, enquanto Beatriz Faria, igualmente da equipa marinhense, não se classificou.
Na classificação geral do campeonato, Beatriz Abreu é 2ª classificada com 272 pontos acumulados, sendo que já não tem qualquer réstia de esperança de chegar à liderança, uma vez que a diferença para a primeira classificada e já vencedora do campeonato, Raquel Queirós (ASC/ Focus Team), é de 78 pontos.
Já Beatriz Faria baixou para a 4ª posição, mantendo-se com 246 pontos, enquanto Celina Faria é 5ª com os mesmos 246 pontos da sua colega de equipa.

Na classificação por equipas dos escalões de Escolas, a JUM/ Sanitop/ KTM terminou a prova de Fragoso na 9ª posição, a mesma posição que ocupam na respetiva classificação do campeonato, com 148 pontos somados, sendo que a liderança pertence à equipa Seissa/ ACR Roriz / Matias & Araújo/ Frulact, que detém 324 pontos.


A penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) realiza-se no próximo domingo, dia 28 de setembro, com o 3º BTT XCO Citânia do Facho, em Barcelos, numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Cultural e Recreativa de Roriz.

A Seleção Nacional de Maratona, sob orientação do selecionador nacional Rui Câncio, já se encontra em território norte-americano, onde vai disputar esta semana, em Oklahoma, o Campeonato do Mundo da especilalidade, que decorre entre os dias 26 e 28 de Setembro nas categorias de Junior, Sub-23 e Sénior.

Portugal, que se apresenta neste campeonato com três campeões da Europa, participará com um total de 6 atletas e 8 embarcações.

Entre esses 6 atletas constam dois canoístas do GCDR Gemeses - Alfredo Faria e Miguel Rodirgues.
Alfredo Faria vai competir individualmente no K1 Sénior, com o seu primeiro dia de competição marcado para sábado, 27 de setembro. No domingo, entrará novamente em ação para fazer dupla com José Ramalho no K2 Sénior.
Miguel Rodrigues tem a sua prova marcada para sexta-feira, 26 de setembro, na categoria K1 Sub-23.

Atletas portugueses:

José Ramalho - CF Vilacondense
Nuno Barros - CN Ponte de Lima
Rui Lacerda - CN Ponte de Lima
Alfredo Faria - GCDR Gemeses
Miguel Rodrigues - GCDR Gemeses
Samuel Amorim - CN Ponte de Lima

Embarcações em competição e horários ( hora portuguesa):

Sexta -Feira, 26 de Setembro de 2014
16:50 - C1 Sub-23 - Rui Lacerda
16:50 - C1 Sub-23 - Samuel Amorim
19:45 - K1 Sub-23 - Miguel Rodrigues

Sábado , 27 de Setembro de 2014
16:50 - C1 Sénior - Nuno Barros
19:45 - K1 Sénior - José Ramalho
19:45 - K1 Sénior - Alfredo Faria

Domingo 28 de Setembro de 2014
14:35 - C2 Senior - Nuno Barros/ Samuel Amorim
17:30 - K2 Sénior - José Ramalho/ Alfredo Faria

Site oficial da prova em http://boathousedistrict.org/festivals-races/2014-canoe-marathon-world-championships

Resultados dos jogos oficiais do fim de semana:


SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 5ª jornada | Domingo, 21 Setembro
16h00 - Merelinense FC 0 x FC MARINHAS 1


SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 2ª jornada
Sábado, 20 Setembro
16h00 - Soarense SC 0 x AD ESPOSENDE 1
Domingo, 21 Setembro
16h00 - CDC Viatodos 0 x FORJÃES SC 4
16h00 - Dumiense FC 0 x UD VILA CHÃ 3


JUNIORES | TAÇA AF BRAGA | 1ª Eliminatória
Sábado, 20 Setembro
16h00 - FORJÃES SC 1 x FC MARINHAS 3
17h30 - AD ESPOSENDE 1 x Santa Maria "A" 3
Domingo, 21 Setembro
16h00 - CF FÃO 1 x AFC Martim 3

JUVENIS | TAÇA AF BRAGA | 1ª Eliminatória | Sábado, 20 Setembro
10h00 - M.A.R.C.A. 1 x CF FÃO 4
15h00 - FC MARINHAS "B" 3 x UD São Veríssimo 0
15h00 - AD ESPOSENDE 1 x AFC Martim 2
16h00 - ARC Varzea 3 x FORJÃES SC 1
17h00 - FC MARINHAS "A" 8 x CF "Os Ceramistas" 0

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses