Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

junho 2015


No passado fim de semana, 27 e 28 de junho, decorreu no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, o Campeonato Nacional de Regatas em Linha para os escalões de séniores, juniores e veteranos, nas distâncias de 1000, 500 e 200 metros, em masculinos e femininos.

Presentes na competição estiveram os três clubes de canoagem do concelho de Esposende.
O GCDR Gemeses foi a melhor equipa concelhia, classificando-se no 6º lugar coletivo, com um total de 620 pontos, enquanto o CN Fão ficou no 18º lugar, com 284 pontos, e a Associação Rio Neiva no 31º lugar, com 176 pontos.
A classificação coletiva foi ganha pelo CN Ponte de Lima, com um somatório de 1964 pontos, seguido do CN Prado, com 1684 pontos, e do CN Crestuma, com1176 pontos.

Do ponto de vista individual, o principal destaque vai para a vitória de João Ribeiro (SL Benfica) em K1 200 metros, tornando-se assim no novo campeão nacional da disciplina.


Pódios concelhios:

K1 Séniores 1000 metros Masculinos
João Ribeiro (SL Benfica) » 2º lugar

K2 Séniores 1000 metros Masculinos
Alfredo Faria/ José Maciel (GCDR Gemeses) » 3º lugar

K4 Séniores 1000 metros Masculinos
Miguel Rodrigues/ Alfredo Faria/ José Maciel/ João Lomba Figueiredo (GCDR Gemeses) » 2º lugar

K1 Séniores 200 metros Masculinos
João Ribeiro (SL Benfica) » 1º lugar

K2 Juniores 1000 metros Masculinos
André Azevedo/ Pedro Morgado da Silva (GCDR Gemeses) » 2º lugar

K4 Juniores 1000 metros Masculinos
Tiago Cruz/ André Azevedo/ Pedro Morgado da Silva/ Américo Magalhães (GCDR Gemeses) » 3º lugar
Uma semana depois da vitória na 2ª etapa do 25º Grande Prémio do Jornal de Notícias, João Benta alcançou mais um resultado de relevo, o 6º lugar na principal prova dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo, que decorreu entre 26 e 28 de junho na cidade de Braga.

O ciclista natural de Marinhas, a representar a equipa do Louletano - Ray Just Energy, rodou na prova de fundo com os melhores ciclistas nacionais da atualidade, com o maior destaque a recair sobre Rui Costa, ex campeão mundial da especialidade.

Numa prova dura e a fazer-se sentir bastante calor, João Benta permaneceu até ao último quilómetro com o grupo da frente que acabou por discutir a vitória no final de uma prova que teve 70 ciclistas à partida e em que chegaram à meta apenas 22.
Rui Costa foi o vencedor.

As palavras de Benta sobre a sua prestação: "Estou bastante feliz pelo resultado no Campeonato Nacional, onde, como tinha referido, o percurso era extremamente duro e o calor ainda dificultou mais a tarefa. Alcancei um 6º lugar depois de descolar do grupo da discussão a 1 km da chegada. Agora resta recuperar e continuar com o bom trabalho."

O canoísta esposendense João Ribeiro, sagrou-se Campeão Nacional em K1 200 metros, na prova realizada no passado domingo, 28 de junho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Nas eliminatórias, o atleta natural de Palmeira de Faro e que representa o SL Benfica passou com natural à-vontade às semifinais. O 2º lugar na 3ª semifinal valeu-lhe o apuramento para a final.
Na final, onde também marcou presença Artur Pereira, do CN Fão, João Ribeiro superiorizou-se à forte concorrência, fazendo o melhor tempo com 36,836s, à frente de Diogo Lopes, do KCC Arade (2º classificado), e de Emanuel Silva, do Sporting CP, que ficou o último lugar do pódio.
O ciclista João Benta, vencedor da segunda etapa do 25º Grande Prémio do Jornal de Notícias no fim de semana passado, prepara-se para disputar a prova em linha dos Campeonatos Nacionais de Estrada 2015, que este ano decorrem na cidade de Braga, de 26 a 28 de junho.

João Benta vai alinhar à partida da prova em linha, tendo pela frente um circuito duro e muito exigente, com passagens pelo Bom Jesus e Sameiro, para além das esperadas temperaturas altas.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada arrancaram na sexta-feira com as provas de contra-relógio nas categorias de Elite e Sub-23, prosseguem no sábado com a prova de fundo de Sub-23 e culminam no domingo com a prova de fundo de Elites.

A equipa Nacional de Velocidade inicia no próximo dia 29 de Junho, segunda-feira, mais um estágio de preparação para o Campeonato do Mundo e apuramento Olímpico, a disputar em Milão, Itália, no mês de agosto.

Os kayaks masculinos reúnem-se, sob orientação de José Carvalho Sousa e Hélio Lucas, em Montemor-o-Velho, onde permanecem até ao dia 17 de julho.

Atletas convocados:

Emanuel Silva - SC Portugal
Fernando Pimenta - CN Ponte de Lima
João Ribeiro - SL Benfica
David Fenandes - CN Funchal
Hugo Rocha - CN Marecos
Diogo Quintas - AN Torreira
Diogo Lopes - KCC Arade
David Varela - Alhandra SC
Artur Pereira - CN Fão
Fábio Cameira - Alhandra SC
Cristian Baies - AAM Carregação

Os kayaks femininos e canoas masculinas seguem para a Polónia, onde iniciam no mesmo dia os trabalhos de estágio na cidade de Walcz e onde permanecem até da 19 de julho, sob orientação de Ryszard Hoppe.

Os três clubes de canoagem do concelho de Esposende vão participar no Campeonato Nacional de Regatas em Linha, que se realiza no próximo fim de semana, 27 e 28 de junho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Estarão presentes perto de 400 atletas em representação de 31 clubes, entre os quais, 15 atletas do GCDR Gemeses, 14 da Associação Rio Neiva e 9 do CN Fão.

A competição é reservada a atletas séniores, juniores e veteranos, nas embarcações de K1, K2 e K4, nas distâncias de 1000, 500 e 200 metros.

Serão disputadas ao longo de todo o fim de semana 215 regatas, que incluem ainda uma prova seletiva nacional de C1 feminino de apuramento para os mundiais de Juniores e Sub-23 e Mundial absoluto e ainda as regatas de paracanoagem com atletas nas categorias de A, TA e LTA todos em K1 masculino.

No próximo domingo, 28 de junho, realiza-se o Troféu PJSBA/ Aquajet - Esposende 2015, no Rio Cávado, perto da Zona Ribeirinha de Esposende.

O Troféu PJSBA/ Aquajet é um evento de Jet-Ski com cariz ibérico, regulamentado pela Federação Internacional IJSBA, onde se disputa na disciplina de Closed Course.

A realização desta prova é uma mais valia para todos os atletas/ pilotos, proporcionando um momento desportivo de grande qualidade.

Local:
Rio Cávado - Zona Ribeirinha de Esposende

Horário:
11h30 - 1ª Manga Troféu PJSBA/ Aquajet
14h00 - 2ª Manga Troféu PJSBA/ Aquajet
15h30 - 3ª Manga Troféu PJSBA/ Aquajet

A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa CA Tourism & Events, vai levar a efeito, entre os dias 26 e 28 de junho, o ESPOSENDE CUP – Torneio Internacional de Futebol, um evento que tem como padrinhos o treinador do Olympiacos Vitor Pereira e o ex-futebolista Neno.

A competição vai envolver 72 equipas, de 38 clubes, associações, escolas e academias de futebol, num total de aproximadamente 1200 atletas, com idades entre os 8 e os 15 anos, abrangendo os escalões de Traquinas, Benjamins, Infantis e Iniciados.

Os jogos serão disputados em quatro estádios concelhios, nomeadamente no Centro Desportivo do CF Fão, no Parque Desportivo de Marinhas, no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, e no Estádio Horácio Queirós, em Forjães.
A arbitragem será assegurada pela Associação de Futebol de Braga, sendo que os jogos do escalão de Traquinas estarão a cargo de árbitros do concelho.


Quadro Competitivo:

TRAQUINAS




BENJAMINS




INFANTIS

 


INICIADOS




O Clã 85 do Agrupamento de Escuteiros 813 de Marinhas vão levar a cabo a iniciativa "Caminhada e Desafio Aventura" no próximo domingo, dia 28 de junho.

A Caminhada tem início às 9h30 desde a Senhora da Saúde, em Outeiro - Marinhas, conta com um nível de dificuldade médio e a participação tem o custo de 2 euros.

No Desafio Aventura a inscrição é de 10 euros por equipa, cada uma composta por 4 elementos, equipas essas que terão à sua espera um vasto conjunto de desafios a ultrapassar.
O início está marcado para as 9 horas, no mesmo sítio onde arrancará a caminhada.

O término de ambas as atividades, igualmente no adro da Senhora da Saúde, em Outeiro - Marinhas, onde, pelas 13 horas, se vai servir o almoço a todos os que se inscreverem para tal. O preço do almoço é de 5 euros.

No âmbito do programa Esposende em Movimento, a empresa municipal Esposende 2000 vai promover no próximo domingo, dia 28 de junho, mais uma caminhada - À Descoberta de Gemeses.

Este percurso circular tem início junto à Igreja de Gemeses e compreende a passagem pelo locais mais emblemáticos da freguesia.
A zona da Barca do Lago e a verdejante margem direita do Rio Cávado fazem parte do roteiro de visita, tornando o trajeto de elevado interesse cultural e paisagístico.

A concentração dá-se pelas 08h30, na Igreja de Gemeses, com o início marcado para as 9 horas. O término da atividade está previsto para as 12h30.
O percurso de cerca de 12 quilómetros tem um grau de dificuldade médio.

A inscrição tem um custo de 2 euros, com direito a reforço alimentar, guia do percurso, seguro e banho.

Regulamento e inscrições:
www.esposende2000.pt
253 964 182
Piscinas Foz do Cávado

A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a discoteca Pacha Ofir e a marca de desporto Lacatoni, vai promover no próximo dia 4 de julho, às 18h00, no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, o Jogo das Estrelas, com a participação de grandes nomes do futebol português.

A iniciativa insere-se numa campanha solidária a favor das crianças de Cabo Verde, a realizar no âmbito da geminação com o Município de S. Domingos, que se traduzirá na angariação de fundos, material didático, material informático, brinquedos, material escolar, bens alimentares, entre outros bens. O jogo terá um valor de entrada simbólico, com a receita a reverter na totalidade para esta causa.


O Jogo das Estrelas vai reunir em Esposende jogadores de excelência do futebol português, alguns dos quais deixaram recentemente a alta competição e outros que ainda se encontram em atividade. Vítor Baía, Costinha, Fernando Gomes, Jaime Pacheco, Dito, Fernando Meira, Pedro Mendes e Neno são alguns dos nomes já confirmados.

A anteceder o Jogo das Estrelas realiza-se, às 16h00, uma outra partida de futebol, também especial, com empresários, políticos, figuras públicas e outras personalidades de áreas diversas de atividade, que também irão disponibilizar meios e o seu contributo para esta iniciativa.

O Jogo das Estrelas insere-se no programa de animação “Esposende Verão 2015”, a desenvolver pela Câmara Municipal de Esposende, entre os meses de julho e setembro, cujo programa será apresentado brevemente.


A Câmara Municipal de Esposende continua empenhado em aumentar a visibilidade e atratividade do concelho como destino turístico, estratégia que tem assentado na promoção das mais diversas iniciativas, que envolvem desde o desporto à gastronomia.

Neste sentido, numa estratégia concertada com as empresas de animação e outros agentes turísticos locais, a Câmara Municipal volta a apostar no programa “Esposende em Ação”, com o intuito de atrair cada vez mais turistas e visitantes ao concelho.

Deste modo, nos fins de semana de 27 e 28 de junho e 4 e 5 de julho será desenvolvido um conjunto muito variado de atividades, procurando criar motivos de atratividade e ir de encontro aos diferentes públicos. Atendendo à localização privilegiada e às condições naturais do concelho, as sugestões vão desde iniciativas de animação a atividades desportivas e de lazer, quer na cidade quer noutros locais.

Cada empresa propõe uma iniciativa aberta ao público em geral, no sentido de promover e valorizar as suas atividades. Mediante marcação, há a possibilidade de ter aulas de iniciação ao golfe, experimentar atividades de paddlesurf, kitesurf e surf, usufruir de passeios de moto de água e de barco no Rio Cávado, de passeios a cavalo ou circuitos turísticos, assim como participar em jogos de paintball ou fazer escalada. O programa conjuga, assim, ação, emoção e adrenalina num ambiente único em contacto com a natureza.

Tal como na última edição, o programa apresenta um pacote turístico para os dois fins-de-semana, onde se incluem preços muito competitivos por parte de algumas unidades de alojamento. A escolha do “package” multiatividades por parte do cliente é feita “à la carte”, tendo em conta as propostas apresentadas. Pretende-se, assim, uma estratégia de venda de múltiplas experiências únicas a baixo custo, num destino jovem e ativo, complementando-se com uma estadia de tipologia diversificada e de qualidade.

Todas as informações sobre este programa estão disponíveis no Portal do Turismo do Município de Esposende, em www.visitesposende.com.

Integrado também na estratégia de promoção turística do concelho, entre junho e setembro, será possível usufruir de um passaporte, para as atividades das empresas de animação do concelho, que disponibiliza descontos e outras ofertas em atividades específicas.

A empresa municipal Esposende 2000 promoveu, no passado dia 20 de junho, nas Piscinas Municipais de Forjães, o XVI Festival de Natação das Escolas de Natação “A Boguinha” e “O Ondinhas”.

Este evento teve como finalidade mostrar os progressos técnicos alcançados pelos alunos ao longo deste ano letivo. Para além da vertente competitiva, a iniciativa traduz-se numa festa, proporcionando o convívio entre utentes e respetivas famílias.

A iniciar o Festival, teve lugar uma aula de hidroginástica, onde todos puderam experimentar esta modalidade de fitness aquático, seguida da exibição de técnicas de nado, que esteve a cargo de seis ex-atletas da equipa de competição da Esposende 2000.

As provas de natação realizaram-se depois, de acordo com a faixa etária, nomeadamente gincana aquática para os mais pequeninos e 25 metros, 50 metros e 100 metros em diferentes estilos (livres, costas, bruços e mariposa) para os mais crescidos. O nível competitivo foi bastante elevado, tendo os alunos dos diferentes grupos etários evidenciado um bom desempenho técnico. A finalizar, os mais novos, onde se incluíram os bebés que frequentam as aulas nas duas Escolas de Natação, divertiram-se com os pais numa aula bastante animada de hidrokid’s, orientada pelos professores das turmas de natação para bebés.

Os três primeiros classificados de cada prova/género foram premiados com a subida ao pódio e uma medalha, valorizando o trabalho desenvolvido e o mérito, e os restantes receberam medalhas de participação.

As Escolas de Natação “A Boguinha”, em atividade há 21 anos em Forjães, e “O Ondinhas”, há 19 anos em Esposende, têm garantido à população do concelho a aprendizagem e a prática de natação, contribuindo para o seu bem-estar, segurança e saúde, considerando que Esposende possui 18 km de costa e é atravessado por dois rios.


A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Associação de Basquetebol de Braga, vai levar a efeito o Torneio Internacional de Esposende, entre os dias 9 e 11 de julho, no Pavilhão Municipal de Fão.

A competição vai contar com a participarão das seleções sub-18 masculinas de Portugal, Bélgica e Holanda, envolvendo cerca de meia centena de atletas.

O evento foi apresentado na manhã da passada segunda-feira, 22 de junho, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na qual foi assinado o protocolo de colaboração entre as referidas entidades, com vista à realização do torneio.

Esta primeira edição do Torneio Internacional de Esposende sucede ao Torneio Intercontinental, realizado o ano passado, com o mesmo objetivo de incremento da prática da modalidade no concelho, a que se associa a promoção turística.

A abrir a competição, no dia 9, quinta-feira, às 20h30, defrontam-se Portugal-Holanda, no dia 10, sexta-feira, à mesma hora jogam a Holanda e a Bélgica, e, por fim, no dia 11, sábado, será o jogo Portugal- Bélgica. Todos os jogos têm entrada livre.

Em representação da Câmara Municipal, o Vice-Presidente, António Maranhão Peixoto, reiterou a total abertura do Município para colaborar na realização de eventos que contribuam para fomentar a modalidade, atraindo cada vez praticantes, numa estratégia que se enquadra no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE).

Realçando a importância das parcerias, António Maranhão Peixoto saudou a cooperação estabelecida com a Federação Portuguesa de Basquetebol e com a Associação de Basquetebol de Braga, agradecendo a disponibilidade destes organismos na realização deste torneio, que promete atrair a Esposende muitos admiradores da modalidade.

Em representação da Federação Portuguesa de Basquetebol, esteve presente o Vice-Presidente, Vitor Ferreira, que apontou a Câmara Municipal de Esposende como “um parceiro estratégico muito importante” no desenvolvimento da modalidade e afirmou a disponibilidade da Federação para continuar a colaborar. O dirigente elogiou a política desportiva do município, que, notou, elege o desporto como um pilar fundamental do desenvolvimento do concelho. Realçou particularmente o facto de o desporto ser encarado não só como uma marca associada à competição, mas como um produto turístico, económico e social, considerando que é uma mais valia com reflexos positivos a vários níveis.

O Presidente da Associação de Basquetebol de Braga, Fernando Monteiro, agradeceu à Câmara Municipal a colaboração, que tem possibilitado fazer crescer a modalidade no concelho, sendo já quatro dezenas os atletas a praticar basquetebol, e expressou a expetativa de que a evolução positiva se mantenha. Terminou, manifestando total disponibilidade para continuar a cooperar com o Município com vista à promoção do basquetebol.

Mário Batista, Presidente da Comissão Nacional de Minibasquete, manifestou agrado pela realização de mais evento de basquetebol no concelho, dizendo que “é com muita satisfação que vejo um projeto a desenvolver-se em Esposende”.

Por sua vez, o Diretor Técnico do Comité Nacional de Minibasket, António Araújo, referiu que, paralelamente ao Torneio Internacional de Basquetebol, Esposende vai acolher, de 5 a 11 de julho, o 26.º Jamboree, um encontro nacional de atletas de Minibasket, que irá contar com a participação de 72 jovens dos 10 aos 12 anos, 20 dos quais do concelho. Trata-se de uma organização conjunta do Município e do Comité Nacional de Minibasket, que a par da vertente desportiva, integra um programa social/lúdico, que possibilitará dar a conhecer Esposende, como destacou António Araújo, assinalando que “é um evento muito marcante para as crianças”.


Programa de Jogos:

Quinta-feira, 9 julho
20h30 - Portugal x Holanda
Sexta-feira, 10 julho
20h30 - Holanda x Bélgica
Sábado, 11 julho
18h00 - Portugal x Bélgica

O Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, acolheu no passado domingo, 21 de junho, a última jornada do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil 2014/2015, organizado pela Câmara Municipal de Esposende e pela empresa municipal Esposende 2000.

O evento, que culminou com a entrega de prémios às equipas, saldou-se por uma grande moldura humana, bem representativa do acompanhamento que os pais dos atletas sempre dispensaram a esta competição ao longo da época desportiva.

No escalão de Traquinas, sagrou-se vencedora a equipa do FC Marinhas 06, na segunda posição ficou a EF “O Fintas” e, em terceiro lugar classificou-se a AD Esposende 06.
Em Benjamins, o primeiro lugar do pódio foi conquistado pela EF “O Fintas”, em segundo lugar ficou a equipa do FC Marinhas 04, e no terceiro posto classificou-se a AD Esposende 04.
A equipa AD Esposende 02 foi a vencedora no escalão de Infantis, seguida do FC Marinhas 02 e do Gandra FC.
Relativamente ao escalão de Petizes, os encontros não tinham qualquer fim competitivo.

O Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, iniciado a outubro de 2014, contou a participação de mais de 600 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, num total de 43 equipas. Os jogos decorreram ao longo de 15 jornadas concentradas, nos complexos desportivos e campos de jogos de oito freguesias do concelho, criando um grande envolvimento associativo em redor da competição.

À imagem do que tem sucedido em edições anteriores, esta iniciativa saldou-se num enorme êxito, sendo de realçar o excelente trabalho que os clubes e coletividades desportivas concelhias têm efetuado ao nível do futebol de formação, área que tem merecido um forte apoio da Câmara Municipal de Esposende no fomento e valorização da prática desportiva.

Com a promoção desta competição, pretende-se contribuir para o aumento do número de praticantes nos escalões mais baixos de formação, incentivar as associações a apostarem mais nos escalões de formação, criar um quadro competitivo de fácil acesso para os clubes e contribuir para um maior acompanhamento parental, fatores essências no processo de formação desportiva das crianças e jovens do concelho.

A Associação Desportiva de Esposende vai organizar a Festa da Sardinha, que decorrerá nos dias 23, 26 e 27 de junho, respetivamente, terça-feira, sexta-feira e sábado.

A iniciativa terá lugar no Mercado Municipal de Esposende, a partir das 19h30, com a sardinha a ser a "rainha" em tempo das festividades de São João, havendo também outras alternativas. A acompanhar, está prometida muita animação com música tradicional portuguesa.

Esta é mais uma ação de angariação de fundos do clube esposendense.

A equipa feminina de infantis da Juventude de Mar participou no Encontro Nacional de Infantis Feminino, que decorreu entre 18 a 21 de junho, em Leiria, depois de ter vencido o Campeonato Regional de Infantis Femininos da AA Braga, numa trajetória 100% vitoriosa, sucedendo o mesmo na primeira prova da época, o Torneio de Abertura.

No Encontro Nacional de Infantis Feminino, que juntou as 24 melhores equipas de todo o país, a Juv. Mar integrou o Grupo 6, juntamente com mais duas equipas, AA Espinho e SIR 1º Maio.

As jovens jogadoras treinadas por Raquel Silva iniciaram a competição na passada quinta-feira contra a AA Espinho, a quem venceram incontestavelmente por 28-13.
No dia seguinte defrontaram o SIR 1º Maio, voltando a vencer, agora por margem ainda mais dilatada, 37-7.
Estas duas vitórias garantiram o primeiro lugar do seu grupo da 1ª fase, o que lhe permitiu, desde logo, disputar um lugar final entre as oito primeiras classificadas da prova.

No jogo dos quartos-de-final, as jovens da Juv. Mar voltaram a superiorizar-se às adversárias, conquistando o apuramento para as meias-finais depois da vitória contra a equipa do ND Santa Joana, da AA Porto, por 26-18.

No jogo que decidiria uma das equipas finalistas da prova, a Juv. Mar perdeu com o Lagoa AC por 18-20, restando-lhe a possibilidade de lutar pelo 3º lugar final.
No apuramento do 3º e 4º classificado, a Juv. Mar defrontou o CA Leça, saíndo derrotada por 13-27.

Assim, a Juv. Mar obteve o 4º lugar final de uma competição ganha pela equipa do Lagoa AC, que venceu na final o JAC Alcanena por 18-21.

Nesta segunda-feira, 22 de junho, foi anunciada a nova equipa técnica do Leixões SC, da qual faz parte Rui Vasquinho, que assumirá as funções de preparador físico.

Possuidor do IV Nível de Treinador de Futebol, Rui Vasquinho vai integrar a equipa técnica do Leixões SC, da 2ª Liga de Futebol Profissional de Portugal, liderada por Manuel Monteiro, juntamente com o treinador adjunto Pedro Mesquita e Jorge Silva, treinador dos guarda-redes.

Esta será a primeira experiência no futebol profissional do até aqui treinador adjunto da equipa sénior do FC Marinhas, clube onde acumulava funções de coordenador geral de toda a formação.

Rui Vasquinho teve também passagens por mais dois clubes do nosso concelho, CF Fão, onde também foi treinador adjunto da equipa sénior e coordenador/ treinador da Escola de Futebol "Os Galáticos", e AD Esposende, seu primeiro clube enquanto técnico, nos escalões de formação.

O ciclista João Benta, natural de Marinhas, venceu a segunda etapa, realizada no domingo, 21 de junho, do 25º Grande Prémio do Jornal de Notícias, prestigiada prova que este ano regressou à estrada e que era composto por um prólogo inicial, ocorrido na sexta-feira, e duas etapas em linha no fim de semana.

O atleta da Louletano - Ray Just Energy foi o primeiro a chegar à linha de meta da derradeira etapa que ligou Lordelo (Paredes) ao Porto, sendo que os oito ciclistas que se seguiram terminaram a etapa com o mesmo tempo.

No prólogo individual, realizado nas ruas de Viana do Castelo, o mais rápido foi Pedro Paulinho nos 2,4 km de contra-relógio, com João Benta a perder apenas 4 segundos.

Na primeira etapa em linha, com chegada ao alto do Sameiro, em Braga, Benta foi o 10º mais rápido do dia, perdendo doze segundos para António Carvalho, da W52 Quinta da Lixa, passando a ocupar o 7º lugar da geral, a 21 segundos do novo líder, precisamente o vencedor da tirada.

João Benta acabaria por terminar o Grande Prémio, marcado pelo muito calor que se fez sentir nos três dias, na 5ª posição da classificação geral, a escassos oito segundos do vencedor da prova, António Carvalho, da W52 Quinta da Lixa.

As primeiras palavras após a primeira vitória conseguida desde o seu regresso ao ciclismo, João Benta não escondeu a emoção que o invadia: «Em dia de segunda etapa das bodas de prata do Grande Prémio Jornal de Notícias, onde partia com uma vontade de fazer algo especial, sabia que na parte final havia uma rampa muito seletiva e por isso tentei a minha sorte. Foi sempre "à morte" até à chegada e quando me levantei e emocionei-me bastante com esta brilhante vitoria», disse, para de seguida agradecer «a toda a minha equipa que desde o início fez um trabalho formidável e toda a gente que muito me apoia. Podia escrever tanta coisa que me passa no coração mas é difícil. Resumo tudo num Enorme OBRIGADO!».

O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio receberá na próxima segunda-feira, 22 de junho, pelas 11 horas, a apresentação do Torneio Internacional de Basquetebol de Esposende.

O torneio destina-se a Seleções Nacionais Sub-18 masculinas e está marcado de 9 a 11 de junho, tendo como palco o Pavilhão Gimnodesportivo de Fão.

A organização está a cabo da Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Braga.

A União Desportiva de Vila Chã divulgou na sua página do faceook a intenção de criar uma Escola de Futebol de Formação para crianças dos 4 aos 12 anos.

Para melhor explicar o projeto, o clube vai realizar uma sessão de esclarecimento no dia 12 de julho, que terá lugar no Estádio de Vila Chã pelas 10 horas.

Para mais informações contacte 963215772 ou 963320504.

O Forjães SC anunciou publicamente a renovação por mais uma época com o treinador principal da sua equipa sénior, Aníbal Ferreira, que conduziu o clube à promoção ao Pró-Nacional, após uma campanha sem derrotas na Divisão de Honra - Série A.

O treinador natural de Barcelos continuará a ter Nélson Alves na equipa técnica, à qual se junta agora Tomané, que no fim da época 2014/2015 deu por terminada a sua carreira de jogador no clube forjanense, passando a desempenhar funções de treinador adjunto.

O treinador, juntamente com a estrutura diretiva do Forjães SC, encontra-se a algum tempo a ultimar a definição do plantel que enfrentará as exigências do principal campeonato distrital do futebol sénior, sendo já conhecidas algumas caras novas.

O médio Luis Salgueiro (ex Terras de Bouro) e o central Carlos (ex Cerveira) são os primeiros reforços anunciados e confirmados, esperando-se a aquisição de mais um ou dois jogadores.
Do plantel anterior transitam 16 jogadores, aos quais se juntam dois ou três jogadores oriundos da formação, compondo assim o próximo grupo de trabalho às ordens de Aníbal Ferreira.

O arranque dos trabalhos está agendado para o dia 27 de julho, sendo que a primeira jornada do campeonato está marcada para 23 de agosto.

O CN Fão vai participar na 3ª fase do Campeonato Nacional de Kayak Polo, organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, que vai decorrer no próximo fim de semana, 20 e 21 de junho, em Coimbra.

A formação fangueira será composta por seis elementos: Carlos Silva, Gil Alves, Bruno Pereira, Ricardo Brito, Eduardo Silva e Óscar Silva.

A equipa de Kayak Polo do CN Fão compete na 2ª Divisão Nacional e nesta ronda vai começar por defrontar no sábado, pelas 10h40, o AN Seixal. Pouco depois, às 12h20 joga contra o CKP Barra A. Às 15h40 tem como adversário o CKP Barra B. No domingo, às 11h55, defronta o CC Setúbal B, terminando com o confronto com o CF Coimbra B, às 15h15.

A jovem atleta da secção de patinagem artística do HC Fão, Joana Fernandes, vai marcar presença no Campeonato Nacional de Patinagem Artística, que se realiza no próximo fim de semana, 20 e 21 de junho, no Pavilhão Desportivo de Cuba, no Alentejo.

Joana Fernandes apurou-se para o Campeonato Nacional de Patinagem Artística ao classificar-se em 7º lugar no recente Campeonato Regional do Minho de Patinagem Artística, na variante de Estilos Livres do escalão de Iniciados Femininos.

Com esta participação, Joana Fernandes torna-se na primeira atleta do concelho de Esposende a competir num Campeonato Nacional de Patinagem Artística.

No próximo sábado, 20 de junho, os Raptors defrontam a Académica para mais uma jornada da Liga Atlântica de Basebol.

O jogo vai ter lugar no campo de treinos do Estádio de Vila Chã, com o início marcado para as 11 horas.

Em caso de vitória no doubleheader com os academistas, os Raptors garantem desde logo o apuramento para os play-off's da competição.

O Campeonato Concelhio de Futebol Infantil conhece a sua 15ª e última jornada, a 10ª da segunda fase, no próximo domingo, 21 de junho, no Estádio Padre Sá Pereira - Esposende.

Neste dia, haverá também lugar à entrega dos prémios dos quatro escalões que ao longo da época disputaram diversos jogos nos campos de futebol do concelho de Esposende.

Calendário de Jogos:
15ª Jornada | 21 de Junho 2015 | Estádio Padre Sá Pereira - Esposende

Traquinas:
09h30 - Forjães SC 2006 x AD Esposende 2007
09h30 - Gandra FC x FC Marinhas 2006
10h30 - EF "O Fintas" x AD Esposende 2006
10h30 - DR Estrelas Faro x Forjães SC 2007
11h30 - CF Fão 2007 x CF Fão 2006
11h30 - FC Marinhas 2007 x CSJ Belinho

12h20 - Entrega de Prémios a Traquinas e Petizes

Benjamins:
14h30 - Gandra FC x AD Esposende 2005
14h30 - EF "O Fintas" x AD Esposende 2004
15h30 - FC Marinhas 2005 x FC Marinhas 2004
15h30 - Forjães SC 2005 x Forjães SC 2004
Não se realiza - DR Estrelas Faro x CF Fão
Folga - CSJ Belinho

16h20 - Entrega de Prémios a Benjamins

Infantis:
16h30 - FC Marinhas 2003 x FC Marinhas 2002
16h30 - Forjães SC x CSJ Belinho
17h30 - AD Esposende 2003 x Gandra FC
17h30 - CF Fão x DR Estrelas Faro
Folga - AD Esposende 2002
Folga - ADSC Criaz

18h20 - Entrega de Prémios a Infantis

Nesta jornada realiza-se também mais um Encontro de Petizes, o último, entre as 10h30 e as 12h30.

O Grupo Desportivo de Apúlia, recentemente revitalizado por um grupo de pessoas, vai levar a cabo a iniciativa "Pontapé de Saída", que servirá, simultaneamente, para recordar momentos do passado do clube e de homenagem a Manuel Losa Faria.

A iniciativa, a realizar-se na Casa do Povo de Apúlia e marcada para as 21 horas de sábado, 20 de junho, consiste em fazer uma visita ao passado do clube apuliense, num serão que contará com os testemunhos de antigos dirigentes e atletas.

Na mesma iniciativa, será recordado Manuel Losa Faria, um dos fundadores e ex dirigente do clube, recentemente falecido. Nesta homenagem será apresentado um pequeno trabalho, elaborado pelo historiador esposendense Manuel Penteado Neiva, sobre a sua vida e obra.

Para além da recordação do passado do GD Apúlia e da dita homenagem, os atuais dirigentes aproveitarão a oportunidade para lançarem a base do futuro do clube.

A entrada é livre.

Realiza-se no próximo sábado, 20 de junho, a 11ª e última jornada do Campeonato Concelhio de Veteranos, no Parque Desportivo de Marinhas.

No final haverá lugar à entrega dos prémios às onze equipas participantes.

Calendário de Jogos:
11ª Jornada | 20 de Junho 2015 | Parque Desportivo de Marinhas

17h00 - Gandra FC x UD Vila Chã
17h00 - AD Esposende x DR Estrelas Faro
18h00 - GDCR Gemeses x CF Fão
18h00 - Forjães SC x CSJ Mar
19h00 - CSC Gandra x ADRC Fonte Boa/ Rio Tinto
Folga - FC Marinhas

João Benta vai participar no 25º Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias, que decorre entre 19 e 21 de junho.

Esta prova regressa ao calendário do ciclismo profissional de estrada do nosso país, após alguns anos de ausência. Espera-se um nível elevado entre os ciclistas do pelotão, até porque aproxima-se o grande objetivo da época para as equipas portuguesas, a Volta a Portugal.

Esta sexta-feira, realiza-se o prólogo individual, que terá lugar em Viana do Castelos, a partir das 17 horas.
No sábado, arranca a primeira etapa que será compreendida entre Ovar e Braga (Alto do Sameiro, pela Falperra), com a chegada prevista para as 16 horas.
A segunda e última etapa, no domingo, sai de Lordelo e chegada ao Porto (Avenida dos Aliados), pelas 16 horas.

O Campeonato Nacional de Futebol de Praia arranca no próximo domingo, 21 de junho, na Praia da Couve, em Apúlia. O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Braga e conta com o apoio da Câmara Municipal de Esposende.

O Campeonato Nacional de Futebol de Praia da Zona Norte vai contar com a participação de dez equipas, entre as quais a AD Esposende, único representante do nosso concelho na competição.

A Praia da Couve foi escolhida pela Federação Portuguesa de Futebol para integrar o projeto “5 Quinas, 5 Estádios”, que visa apetrechar cinco espaços em território nacional para a promoção da modalidade de Futebol de Praia.

Neste sentido, Apúlia vai acolher, entre junho e agosto, várias etapas do Campeonato Nacional, a primeira das quais se realiza já no dia 21.
Em julho, nos dias 12, 25 e 26, decorrerão, respetivamente, as 4.ª, 5.ª e 6.ª jornadas.
Em agosto, o futebol de praia regressa novamente à Praia de Apúlia, desta vez para receber uma competição da Divisão de Elite.

Esposende volta a associar-se à realização do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, numa perspetiva de divulgação da modalidade e também de promoção turística do concelho.

1.ª JORNADA:

10h30 - Clube Rec. Candoso x Academia ES – ASS FUT
11h45 - SC Vianense x A.D. Esposende
15h00 - A.S. Jacinto x Varzim SC
16h15 - Vitorino de Piães x SC Espinho
17h30 - A.U. Estação x Ancora Praia FC
Com o final da época 2014/2015 começam a surgir as habituais movimentações de mercado, tendo em vista a colocação de jogadores para a próxima época futebolística.

Esta quinta-feira, 18 de junho, Arsénio Nunes, de 25 anos, divulgou na sua página do facebook nova mudança de clube, abraçando a sua primeira experiência de futebolista profissional fora de Portugal.

O avançado natural de Apúlia deixa o Moreirense FC, da primeira liga portuguesa, e vai passar a representar o Litex, clube histórico da principal liga da Bulgária e que é orientado por Balakov, ex jogador do Sporting CP. No clube búlgaro, Arsénio vai juntar-se a outro jogador português, Paulo Regula, que já fazia parte do plantel.

Arsénio Nunes contabiliza passagens por clubes como o Leixões SC (juniores), Padroense FC (juniores e séniores), equipa B do CS Marítimo, GD Ribeirão, CF "Os Belenenses" (onde foi campeão da 2ª Liga) e Moreirense FC.

No âmbito do Programa Ginástica na Praça, a Esposende 2000 vai organizar no próximo domingo, dia 21 de junho, pelas 10h30, no Largo Fonseca Lima, em Esposende, mais uma sessão de Zumba, cuja participação é gratuita.

No mesmo dia, às 9h30, vai decorrer uma Caminhada Solidária, cuja receita de 2 euros por participante reverte inteiramente a favor dos Bombeiros Voluntários de Esposende.
O percurso tem uma extensão de 6 quilómetros, com um nível de dificuldade baixo. A concentração e partida ocorre no Largo dos Bombeiros.

No próximo domingo, 21 de junho, as Piscinas Foz do Cávado, em Esposende, vai ser o cenário para a realização de uma sessão especial de Zumba dentro da água.

A iniciativa, denominada de "Aqua Zumba", integra o 3º Convívio de Zumba "Double 2 Fit" e terá Mafalda Almeida e Cláudia Almeida como monitoras.

As reservas podem ser feitas através do email doube2fit@gmail.com

A Associação Rio Neiva, pelo seu Departamento de Pedestrianismo, vai promover no próximo dia 21 de junho, domingo, mais um percurso pedestre.

Este percurso será efetuado na vizinha Galiza, no Monte de Santa Tecla - La Guardia, contando com uma extensão de cerca de 12 quilómetros, com duração prevista de cerca de quatro horas e com um nível de dificuldade considerado fácil.

Como principal atração, o trilho a percorrer oferece a oportunidade de usufruir de uma vista maravilhosa sobre o Rio Minho e apreciar o aglomerado de castros.

A concentração e saída para este percurso será feita junto à Escola Primária de Azevedo, em Antas, às 8 horas. O término da atividade está programado para as 16 horas no local de partida.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 17 de junho através da página web http://rioneiva.com/, para o email da instituição ou junto de qualquer responsável do departamento (para os não sócios é necessário indicar a data de nascimento) .
     
Associação Amigos da Montanha, em parceria com a Câmara Municipal de Esposende e a Federação Portuguesa de Orientação, organizam no próximo fim de semana, dias 20 e 21 de junho, o 1º Open Ori-BTT de Esposende, que irá decorrer no Castro de São Lourenço, em Vila Chã - Esposende.

Trata-se de uma prova de Orientação em Bicicleta (BTT) integrada no calendário da Taça de Portugal, aberta a todas as idades, individualmente ou em grupo e que contará com a participação de cerca de 150 atletas federados a nível nacional, sendo acessível nos escalões abertos ou de competição.

Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), potenciado as condições naturais do Monte de S. Lourenço para a prática desta modalidade.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Esposende estabeleceu um protocolo com a Associação Amigos da Montanha com vista à realização de competições de orientação, nas suas variadas modalidades. Assim, após a realização do I Open de Orientação Pedestre, em 2014, surge agora o I Open Ori BTT de Esposende.

Paralelamente, a CM Esposende tem apostado na cartografia do monte, no sentido de permitir uma utilização permanente, quer no âmbito do desporto escolar, quer neste tipo de iniciativas. Está ainda em cima da mesa a possibilidade de ser criada uma infraestrutura de suporte a uma Escola de Formação de BTT, aproveitando os recursos naturais e os investimentos feitos ao nível da sinalização e marcação de trilhos.

No sábado, a competição decorre entre as 14h00 e as 18h00 e no domingo das 8h30 às 12h00.


Programa:

Sábado, 20 de junho
12h00 - Abertura do secretariado no Castro São Lourenço
14h00 - Início das partidas para a distância longa dos Escalões de Competição
14h30 - Início das partidas para os restantes escalões

Domingo, 21 de junho
07h30 - Abertura do secretariado no Castro São Lourenço
08h30 - Início das partidas para a distância média dos atletas dos Escalões de Competição
09h00 - Início das partidas para os restantes escalões
12h30 - Cerimónia de encerramento e entrega de prémios

Com o intuito de ocupar de forma lúdica e saudável as crianças e os jovens no período de férias letivas de verão, a Câmara Municipal de Esposende e a empresa municipal Esposende 2000 vão promover, entre os dias 22 de junho e 31 de julho, as Férias Desportivas 2015.

O programa destina-se a crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos e integra um conjunto muito variado de atividades, onde se inclui a prática desportiva de algumas modalidades e a realização de diversas ações lúdicas e recreativas.

Assim, os participantes terão oportunidade de praticar basquetebol, futebol, andebol, voleibol, badminton, ténis, bodyboard, rugby, canoagem, hipismo, golfe, BTT, assim como fazer piscina e realizar atividades de dança, jogos tradicionais, jogos aquáticos e, ainda, efetuar uma visita cultural.

O programa tem um custo de 90 euros por semana e de 150 euros por quinzena e inclui alimentação completa e transporte para as atividades, que serão devidamente acompanhadas por professores de educação física e técnicos especializados.

Para mais informações ou para efetuar a inscrição, os interessados deverão aceder ao site www.esposende2000.pt ou contactar as Piscinas Foz do Cávado, através do telefone 253 964 182.
A equipa feminina de infantis da Juventude de Mar vai marcar presença no Encontro Nacional de Infantis Masculino e Feminino, que vai decorrer de 18 a 21 de junho, em Leiria.

A Juv. Mar conquistou o direito de disputar a fase final nacional depois de vencer o Campeonato Regional de Infantis Femininos organizado pela AA Braga, numa trajetória 100% vitoriosa, sucedendo o mesmo na primeira prova da época, o Torneio de Abertura.

No Encontro Nacional de Infantis Feminino, que juntará 24 equipas de todo o país, a Juv. Mar integra o Grupo 6, juntamente com mais duas equipas, AA Espinho e SIR 1º Maio.

As jovens jogadoras treinadas por Raquel Silva iniciam a competição contra a AA Espinho, num jogo marcado para esta quinta-feira, 18 de junho, pelas 17h30. No dia seguinte, sexta-feira, 19 de junho, defrontam o SIR 1º Maio, pelas 16 horas.

A Juv. Mar voltará a jogar no sábado, 20 de junho, sendo que o seu percurso dependerá da classificação obtida nesta primeira fase.

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses