Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

outubro 2015


Depois da Federação Portuguesa e de Vela ter deixado de considerar a prova Europa Cup de Cascais como integrante do Critério Nacional de Seleção da classe Laser no passado fim de semana, o atleta esposendense Gonçalo Peixoto optou por participar na XVI Semana del Atlántico Ciudad de Vigo-XL Trofeo Martín Barreiro, nos dias 24 e 25 deste mês.

O Real Clube Nautico de Vigo organizou o “evento más importante del país en vela ligera” como explicou Viviana García, Presidente do Clube Nautico de Vigo. Contaria ainda com o apoio da Federação Espanhola de Vela e Federação Galega de Vela.

Foram cerca de 600 barcos e 700 atletas que durante três fins de semana competiram nas classes Optimist, Vaurien, Snipe, 420 e Laser.

O esposendense Gonçalo Peixoto recebeu o troféu correspondente ao 1º lugar pela mão de Abel Caballero, alcaide de Vigo.

No sábado venceu a 2ª edição da Liga Olímpica da FNK-P e no domingo sagrou-se vice-campeão do IV Torneio Nacional das Vindimas

No fim de semana de 17 e 18 de outubro, Paredes foi o centro do karaté nacional com duas provas importantíssimas no panorama nacional do karaté.

No dia 17, sábado, aconteceu a 2ª edição da Liga Olímpica de Karaté, organizada pela Federação Nacional de Karaté-Portugal, uma prova que contou com a elite do karaté nacional.
O jovem atleta da Bushido AK de Esposende, apesar de não estar nas melhores condições físicas, conseguiu superiorizar-se aos seus oponentes e arrecadou o 1º lugar da prova.

Já no domingo dia 18,  sagrou-se vice-campeão no IV Torneio Nacional das Vindimas, prova do calendário oficial da Federação Nacional de Karaté-Portugal, que contou com atletas do continente e ilhas.

Em ambas as provas o atleta Joninhas Vilar participou no escalão cadetes -57kg, e mostrou, mais uma vez, porque é considerado um dos melhores karatecas a nível nacional.

No domingo, dia 11 de outubro, aconteceu o I Torneio Internacional de Karaté da Póvoa Varzim.

A prova contou com cerca de 700 atletas de todo o país e do estrangeiro. Um excelente evento de karaté internacional, que contou com alguns dos melhores karatecas do país e estrangeiro.
Dois atletas do Bushido AK de Esposende estiveram entre os participantes.

Joninhas Vilar sagrou-se campeão, mesmo combatendo a final lesionado (dedo partido) e num peso acima do seu, pois combateu no escalão cadete -57kg e pertence aos cadetes -52kg.

Gustavo Mota, no escalão de iniciados -30kg, sagrou-se vice-campeão com um excelente desempenho.

O dia de 30 de setembro de 2015 ficou marcado pelo arranque das modalidades de bodyboard e surf nos programas de Desporto Escolar das escolas do concelho de Esposende.

O projeto, em parceria com a Escola Secundária Henrique Medina, visa proporcionar aos jovens estudantes esposendenses a oportunidade de praticarem semanalmente as modalidades de uma forma completamente gratuita.

Leandro Cepa, responsável deste clube local, afirma que é uma mais-valia para ambas as partes: “Esta parceria permite fomentar as modalidades para que cresçam cada vez mais no concelho, ajuda a criar atletas para as competições regionais e nacionais e aproveitam-se recursos naturais, como é o caso do mar, que muitos gostariam de ter para apostarem nestes desportos, e tudo a título completamente gratuito”.

Afirma também que, ao mesmo tempo, ainda se ajuda a desmistificar a ideia de que estes desportos são sazonais, provando que podem ser praticados em segurança durante todo ano desde que devidamente acompanhados e com uma avaliação correta das condições.

O dirigente agradeceu ainda ao mentor, interlocutor e pessoa que acreditou no projeto, Professor António Campos, e à Escola Secundária Henrique Medina, sem os quais tal não seria possível.

Qualquer estudante das escolas concelhias pode agora ingressar nesta aventura através da inscrição na plataforma online de desporto escolar, que brevemente ficará disponível para estas modalidades. Para esclarecimentos sobre este procedimento, podem questionar o professor de Educação Física da escola que frequentarem.

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses